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Ansiedade – Médicos respondem

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Os médicos James Krag e Jim Brooks, ambos especialistas em suas áreas com anos de experiência em estudos sobre o efeito da Meditação Transcendental em transtornos como medo e ansiedade, respondem a algumas perguntas mais frequentes.

P: Eu fico nervoso em certas situações, como quando tenho que fazer uma apresentação no trabalho. A técnica da Meditação Transcendental pode me ajudar a lidar com isso?

Dr Krag: O medo de falar em público é um medo comum e pode trazer sentimentos de pânico que os são fisiologicamente idênticos à resposta de “lute ou fuja”. A técnica da Meditação Transcendental produz a resposta oposta ao estresse fisiológico do “lute ou fuja”. O meditante da MT fica cada vez mais acostumado a esse estado de calma, e com base em estudos científicos, é natural que o medo desapareça aos poucos.

P: Estou constantemente sob pressão em casa e no trabalho, e meus amigos dizem que eu estou estressado(veja como a MT reduz o estresse). A técnica da Meditação Transcendental pode me ajudar?

Dr Brooks: Vinte por cento dos americanos têm transtorno de ansiedade. O estresse surge quando uma pessoa tem problemas para lidar com as demandas da vida. Quando se é incapaz de lidar com elas, a ansiedade leva as pessoas a se automedicar de várias maneiras: comida, TV, álcool, cigarros, drogas e café, estes são exemplos comuns. No entanto, estes métodos são uma tentativa míope e torpe para reduzir as tensões da vida, porque eles não ajudam em nada. Na verdade, ao longo do tempo, eles pioram a capacidade que o indivíduo tem de se adaptar. Então, se estabelece um ciclo vicioso de estresse, quanto menos capazes formos de lidar com algo, mais iremos nos automedicar, o que piora a nossa incapacidade, levando-nos novamente a automedicação.

A técnica da Meditação Transcendental elimina este ciclo vicioso de estresse. Para praticar a técnica da MT, a pessoa senta confortavelmente em uma cadeira por 20 minutos duas vezes por dia, fecha os olhos, e sente a mente ficar cada vez mais tranquila, calma e relaxada. À medida que a mente se aquieta, ela chega a fonte do pensamento e alcançamos a consciência pura. Neste estado de repouso em alerta, o corpo fica em repouso profundo e a mente, alerta. O descanso fisiológico profundo dissolve o estresse. Com a mente mais calma, as pessoas relatam que se sentem menos estressadas e menos pressionadas em casa e no trabalho.

P: Eu sou muito ansioso, e se eu não conseguir ficar sentado e quieto, ainda assim consigo meditar?

Dr Brooks: A experiência de repouso em alerta é agradável e confortável, e por isso é possível ficar sentado calmamente durante vinte minutos duas vezes por dia. Quando praticado regularmente, este programa dissolve o estresse cumulativamente, e com o tempo, você sente cada vez menos estresse e nervosismo. Como resultado natural da diminuição do estresse, a mente se aquieta quando você está meditando e você não sente a necessidade de se levantar e de se mexer. A experiência de quietude e paz se encarrega da inquietação.

Com a prática contínua, a ansiedade fica menos importante na vida de uma pessoa; o indivíduo começa a tomar decisões melhores no dia a dia, já que é mais capaz de lidar com o estresse. Com o tempo, uma pessoa fica cada vez mais livre do estresse. O agradável sobre a técnica da MT é que, mesmo que a pessoa seja altamente ansiosa, ainda assim será capaz de meditar facilmente e sem esforço. Ao contrário de outras técnicas de meditação, que muitas vezes envolvem concentração, a MT é uma técnica simples, natural e que não exige nenhum esforço.

P: Se eu me forçar para ficar sentado e quieto, não vou me sentir ainda mais ansioso?

Dr Krag: Estudos comprovam que alguns tipos de “técnicas de relaxamento”, na verdade, fazem com que uma pessoa com transtorno de ansiedade torne-se ainda mais ansiosa. No entanto, milhares de pessoas que lidam com ansiedade durante muitos anos, conseguem aprender a técnica da Meditação Transcendental e por consequência, reduzir a ansiedade. Com orientação adequada de um instrutor de MT, é possível sentir uma sensação de calma bastante incomum e agradável. Se você tem pensamentos, então, com certeza você pode aprender a técnica da Meditação Transcendental.

P: Eu sou muito ocupado, e mesmo que eu aprendesse a Meditação Transcendental, acho que não teria tempo para praticar.

Dr Brooks: Todos nós precisamos ter tempo para recarregar as baterias. Todos nós temos tempo para dormir, para comer, para tomar banho, todos os dias. A técnica da Meditação Transcendental previne que o estresse se acumule lentamente ao longo do tempo e evita que ele interfira na sua capacidade de desfrutar a vida. É uma forma do corpo e da mente obter um nível profundo de repouso e de se tornar cada vez mais imune ao estresse. A vida passa a ser uma experiência de crescimento, desejamos novas experiências. Você será capaz de lidar facilmente devido ao repouso adequado, ao aumento de energia e a maior integração da mente e do corpo. O tempo necessário à meditação é pequeno, mas vale a pena.

Jim Brooks Doutor em Medicina, psiquiatra. Formou-se na Wayne State University School of Medicine, em Detroit, e fez residência em psiquiatria na University of Colorado Medical Center. Atualmente atua em vários centros de saúde mental em Iowa, e tem consultório em Fairfield, Iowa. Além disso, Dr. Brooks tem interesse especial em tratamentos alternativos e complementares em saúde preventiva. Médico brilhante da Maharishi Ayurveda Health há 30 anos, e pratica Acupuntura Clássica dos Cinco Elementos. É autor de Ayurvedic Secrets to Longevity and Total Health Secrets (Segredos da Ayurvédica para Longevidade e Segredos da Saúde Completa), Prentice Hall, 1996 e publicou um estudo sobre os benefícios da Meditação Transcendental no tratamento de Transtorno de Estresse Pós-Traumático (Journal of Counseling and Development, 1985).

James Krag Doutor em Medicina, membro da Associação Americana de Psiquiatria, presidente da Sociedade de Psiquiatria da Virgínia e foi presidente da Associação de Psiquiatras da Virgínia durante quatro anos. Atualmente é diretor-médico do Liberty Point, um programa de tratamento domiciliar para adolescentes com problemas psiquiátricos.

A prática regular da Meditação Transcendental proporciona uma regulagem e harmonização do sistema nervoso, assim, além de aumentar a criatividade, você terá vários benefícios como:

Menos estresse
Menos insônia
– Mais saúde
– Mais criatividade

– Melhores relações

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“A mudança começa de dentro”