Depressão - Meditação Transcendental
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A Transcendência e a Depressão

A depressão traz infelicidade para milhões de pessoas ao redor do mundo. No entanto, a ciência moderna ainda não compreende plenamente as causas da depressão, nem como ela pode ser aliviada.

Embora existam opiniões diferentes sobre as causas e os mecanismos que controlam a depressão, muitos pesquisadores acreditam que um desequilíbrio nos níveis da serotonina, um neurotransmissor, podem afetar o humor de uma pessoa e levá-la à depressão – serotonina é chamada de “o hormônio da felicidade”, embora ela, na verdade, seja um neurotransmissor.

A serotonina pode acarretar em:

 

  • Baixos níveis de serotonina produzida pelas células cerebrais
  • Falta de locais receptores capazes de receber a serotonina
  • Não conseguir chegar a seus locais receptores ou
  • Falta de triptofano, a “matéria-prima” a partir da qual é feita a serotonina.

Quando um desses fatores bioquímicos ocorre, os pesquisadores acreditam que as consequências sejam a depressão e outros problemas mentais ou emocionais como ansiedade, pânico, raiva excessiva, etc. Em função da depressão, o cérebro deixa de funcionar normalmente e um efeito deste pode reduzir a produção de serotonina, o “hormônio da felicidade”, trazendo a infelicidade.

Alguns medicamentos antidepressivos procuram aliviar os sintomas da depressão, regulando artificialmente os níveis de serotonina. Eles podem influenciar os sintomas, mas também podem causar efeitos colaterais.

 

A experiência de transcender, no entanto, ativa o poder de cura do corpo e o funcionamento normal do cérebro é, aos poucos, restabelecido novamente. Um dos resultados indicados pela pesquisa é o aumento da produção de serotonina, a princípio durante a prática da MT e, como consequência, ao longo do dia também.Ref.

Com a prática contínua da Meditação Transcendental, muitos relatam uma melhora significativa nos sintomas da depressão.

Pesquisas têm mostrado que a experiência de transcendência é poderosa o suficiente para influenciar até mesmo as condições genéticas de depressão clínica.

Os Benefícios Colaterais

Quando acendemos a luz, a escuridão desaparece. Todos guardam uma fonte eterna de felicidade dentro de si, ver Transcendência = a maior experiência humana.

O aumento da serotonina é um sinal objetivo de como estamos conectados a esta fonte interior de felicidade. No entanto, como este site demonstra, um número considerável de outros campos pode experimentar melhorias: Saúde, Desenvolvimento Cerebral, Autoconfiança, Relacionamentos, Sucesso, etc. A base para a melhoria da vida em geral é nos sentirmos bem conosco.

O efeito da MT na depressão: estudo científico

Mais de 20 estudos examinaram o efeito da prática da MT sobre a Depressão. Três deles são observados com mais detalhes no gráfico abaixo – para mais estudos, clique no link “Estudos”.

1. Estudo realizado no US National Institute of Health

Os Institutos Nacionaisl de Saúde (NIH) do governo dos Estados Unidos é um dos maiores e mais prestigiados institutos de pesquisa em saúde no mundo. É conhecido por suas exigências sobre a qualidade da pesquisa científica. Recentemente, o NIH apoiou 2 estudos que analisaram o efeito da Meditação Transcendental na depressão, como parte de um estudo maior sobre o efeito das doenças cardíacas.

Os dois estudos, realizados pela Charles Drew University em Los Angeles e pela University of Hawaii em Kohala, demonstraram uma melhora significativa no grupo que aprendeu a técnica da MT, em comparação com o grupo de controle. A melhora foi maior para aqueles que sofrem da forma mais grave de depressão.

Os pacientes clinicamente deprimidos apresentaram, em média, uma redução de 48% em sua depressão. A melhoria mais significativa ocorreu no prazo de 3 meses. Ref.,Ref.

2. Meditação Transcendental em comparação à Psicoterapia

Um estudo realizado pela University of Colorado Medical Center, em Denver, EUA, comparou os efeitos da Meditação Transcendental a outras formas de psicoterapia em pacientes que receberam tratamento para estresse traumático. Foram estudadas várias áreas de disfunção, incluindo depressão.

 

Após 3 meses, os praticantes da MT apresentaram melhorias significativas em todas as áreas estudadas:

 

  • Depressão p = 0.001
  • Distúrbio de Estresse Pós-Traumático p = 0.001
  • Ansiedade p = 0.001
  • Distúrbio Emocional p = 0.005
  • Abuso de Álcool p = 0.01
  • Insônia p = 0.001
  • Trauma Familiar p = 0.01

 

* O que é valor de p?.

However, the psychotherapy group showed no significant improvement in any area. If the Transcendental Meditation technique can be used for patients with severe symptoms of traumatic stress (these patients were war veterans), then, perhaps, it is safe to assume that it is effective to treat anyone whose symptoms are not so severe or deep rooted.Ref.

3. Meditação Transcendental em comparação à administração /gerenciamento do estresse

Como a psicoterapia, a administração do estresse tende a trabalhar na superfície, as tensões que muitas vezes causam a depressão residem em locais mais profundos da mente. Portanto, a administração do estresse, em oposição à experiência da transcendência, pode apresentar um efeito limitado sobre a Depressão.

Para testar isso, um estudo foi realizado em colaboração entre o centro de saúde West Oakland (Califórnia, EUA) e o governo americano. O estudo foi realizado em um instituto de segurança máxima do governo americano, conhecido pelo alto nível de estresse que gera em seus funcionários. Os funcionários foram divididos em 2 grupos, um grupo aprendeu a técnica da MT e o ouro grupo participou de um programa de administração do estresse.

Ambos os grupos tinham as mesmas expectativas e receberam número igual de horas de treinamento com o professor de MT ou com o treinador de administração de estresse. Os pesquisadores que mediram os resultados não sabiam quem pertencia a qual grupo.

 

O grupo da MT apresentou um nível maior de depressão no início da experiência, por acaso, devido à distribuição aleatória, e ainda assim aconteceu uma melhoria dramática no prazo de 3 meses. O contrário ocorreu com o grupo de administração do estresse, que não apresentou nenhuma melhoria significativa. Após 3 anos, foi realizado um novo estudo e a diferença realmente foi comprovada. O grupo de administração de estresse deteriorou-se significativamente (índices de depressão mais elevados), enquanto o grupo da MT continuou a melhorar, apesar da exposição a grande quantidade de estresse no trabalho. (p <0,01).

A longo prazo, estes resultados podem ter subestimado dos efeitos da MT, já que fazia parte do experimento não oferecer nenhum acompanhamento após 3 meses de programa, nem pelo treinador de estresse nem pelo professor de MT. Parte da estratégia era ver como os funcionários iriam se comportar se tivessem que seguir de forma independente. Na realidade, os Centros de MT hoje oferecem essas verificações e a experiência mostra que os resultados são ainda melhores com acompanhamento regular.

Medicação e Meditação

Enquanto alguns que sofrem de depressão podem experimentar melhora rápida e significativa, para muitos os efeitos serão graduais. Os benefícios da MT se acumulam com a prática regular. Para aqueles que utilizam medicação, é importante dar tempo fisiológico para o cérebro se normalizar. Aqueles que tomam medicamentos para a depressão, prescritos por médicos, devem continuar com a medicação e a meditação. Caso notem redução ou ausência de sintomas, então, devem consultar seu médico sobre a possibilidade da redução gradual do remédio. Não deixe de tomar sua medicação sem consultar o seu médico.


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