Insônia. Como a Meditação Transcendental pode lhe ajudar - Meditação Transcendental
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Insônia. Como a Meditação Transcendental pode lhe ajudar

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A pratica da Meditação Transcendental reduz a insônia, o estresse e a ansiedade. Entenda como ela funciona.

Seu corpo está exausto, a noite chega e você sabe que precisa descansar para ter um bom desempenho no próximo dia. Porém, o sono não vem e a frustração de uma noite perdida aparece.

Uma noite mal (ou não) dormida gera falta de energia, foco e disposição para que possamos ter uma vida equilibrada e produtiva.

A insônia, como outros problemas relacionados ao desequilíbrio do sistema nervoso, tem relação direta ao estilo de vida da pós-modernidade, na qual o excesso de demandas e tarefas acabam estimulando muito a amigdala cerebral, que é responsável pela sensação de fuga e luta, por isso, problemas como a Síndrome do Pânico e a Insônia tem atingido muitas pessoas.  (veja como a MT ajudou Angélica a superar a síndrome do pânico)

Uma das primeiras coisas que muitos praticantes da Meditação Transcendental notam é que dormem melhor. Distúrbios do sono muitas vezes podem estar relacionados ao baixo nível de serotonina, o “hormônio da felicidade”.

O estresse também tem uma grande influência sobre isso, pois ele reduz a produção de serotonina. (veja como a MT reduz o estresse)

A boa notícia é que a prática da Meditação Transcendental estimula o córtex pré-frontal, que é a parte mais desenvolvida do nosso cérebro e responsável por um melhor funcionamento, equilibrando a amígdala cerebral. Assim você terá uma predominância de atitudes equilibradas e um sono melhor.

Além disso, a prática da MT aumenta o nível de serotonina espontaneamente e reduz os hormônios relacionados ao estresse que afetam várias áreas da vida, entre elas a qualidade do sono.
(veja como a MT funciona no cérebro)

Estudos.

O primeiro estudo sobre os efeitos da Meditação Transcendental sobre a insônia foi realizado na University of Albert, no Canadá. Foi pedido a um grupo de pacientes com insônia para registrar o tempo médio que levavam para adormecer durante 30 dias, antes de aprenderem a MT.

Foi pedido também que registrassem esse tempo durante 30, 60 e 90 dias depois da aprendizagem da técnica. O tempo médio caiu de 75,6 minutos para 15 minutos e manteve-se estável.

Após 1 ano, outro estudo demonstrou que, também a longo prazo, o tempo necessário para adormecer manteve-se estável em cerca de 15 minutos.

Um outro estudo foi realizado no Sumitomo Heavy Industries pelo Japanese National Institute of Industrial Health. Os 427 funcionários que aprenderam o Programa de Meditação Transcendental conseguiram dormir melhor à noite em comparação aos 308 funcionários do grupo de controle, pertencentes ao mesmo local de trabalho.

A prática regular da Meditação Transcendental proporciona uma regulagem e harmonização do sistema nervoso, assim, além de aumentar a criatividade, você terá vários benefícios como:

Menos estresse
Menos ansiedade
Mais saúde
Mais criatividade

– Melhores relações

 

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“A mudança começa de dentro”

 

Fontes das pesquisas:
Ref.Scientific Research on TM, Collected Papers vol 1: 41 pp 296-298
Ref. Japanese Journal of Public Health 37 (10 Suppl.): 729

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