Maharishi Mahesh Yogi - Meditação Transcendental
Carregando...

Maharishi Mahesh Yogi

Home / Maharishi Mahesh Yogi

O que é meditação?

 

           “acreditava-se que meditação era uma forma de silenciar a mente…Esse processo exige muito esforço e disciplina…tinha pouca ou nenhuma aplicação prática na vida cotidiana.”

De modo geral, acreditava-se que meditação era uma forma de silenciar a mente e que isso era alcançado ao forçá-la a se aquietar através de algum tipo de concentração em uma palavra, em um som, em um ponto visual ou com técnicas de visualização. A mente logo se cansa dessas práticas e quer ir em outra direção, mas dizemos “Não. Fique aqui. Concentre-se ali”.  Depois de algum tempo, a mente já está tão cansada desse esforço da concentração,  que  se esgota. Nesse momento, é provável que a pessoa tenha alguma experiência mais profunda, mas o excessivo cansaço mental impede que essas experiências sejam claras.

Esse processo exige muito esforço e disciplina, e acreditava-se que só os monges poderiam passar tantas horas meditando para ter experiências mais elevadas. Concluiu-se que, uma experiência tão difícil de alcançar, descrita em termos inacreditáveis ao longo do tempo, tinha pouca ou nenhuma aplicação prática na vida cotidiana.

Foi em 1955 que um jovem cientista chegou do Himalaia, na Índia, com uma interpretação completamente diferente sobre meditação. Depois de concluir seus estudos em física e matemática, o jovem cientista passou 13 anos com um dos professores védicos mais importantes de sua época e aprendeu o que a meditação era realmente.

 

“não se deve forçar…a mente é atraída para um sentimento de felicidade…é a experiência mais prazerosa que existe.”

A partir desses estudos com seu mestre e de sua própria experiência, o jovem estudante aprendeu que não se deve forçar a mente para conduzi-la ao silêncio interior. A capacidade da mente de “voltar para casa” e descobrir seu próprio poder infinito é a experiência mais prazerosa que existe.

Por sua própria natureza, a mente é atraída para um sentimento de felicidade. Sempre que desejamos felicidade num relacionamento, uma casa melhor, uma posição melhor no trabalho, o condutor supremo para tudo isso é Ser Feliz. A verdadeira natureza da mente, seu “lar”, é uma realidade de felicidade pura e portanto, a mente – de maneira automática – vai querer ir para lá sempre que tiver a chance. Forçar a mente a chegar a esse estado é contraproducente. A única maneira de experimentar essa realidade interior de modo eficaz é quando esse processo ocorre naturalmente.

“Apenas apontamos a direção certa e a mente faz seu trabalho por si mesma. Esse processo natural foi o que o jovem cientista estruturou numa técnica que chamou de “Meditação Transcendental”.

Literalmente, transcender significa ultrapassar. É o processo de ultrapassar o nível mais refinado do pensamento para um estado de total silêncio. Ele recebeu a técnica de seu mestre e graças a sua formação científica, conseguiu analisá-la e estruturá-la de modo a ser ensinada como uma técnica que qualquer pessoa pudesse praticar em casa. No entanto, sempre insistiu que essa técnica fosse ensinada em nome do seu mestre, e não no seu. Posteriormente, o jovem estudante recebeu o título de “Maharishi”, que em sânscrito significa “Grande Visionário”, e o título completo é  Sua Santidade Maharishi Maheshi Yogi.

A maior contribuição de Maharishi veio muito mais tarde, depois de não só ter conseguido estruturar a técnica como também o curso de treinamento para professores de Meditação Transcendental, para que pudessem ensinar a técnica corretamente.

A única razão por que essa técnica natural foi perdida, foi a falta de professores disponíveis que sabiam como ensinar a verdadeira meditação. A história mostrou que era difícil ensinar a técnica perfeitamente para que fosse praticada de maneira totalmente natural e sem esforço, caso contrário essa técnica jamais teria sido perdida.

“A MT é fácil de aprender, agradável de praticar e afeta todas as áreas da vida porque vai diretamente para a fonte de toda a vida”

A experiência natural é muito sutil e pessoal, e exige uma orientação cuidadosa por parte do professor com a experiência necessária. É por isso que a MT não pode ser aprendida através de um livro. A formação para se tornar um professor de Meditação Transcendental requer um curso em período integral durante quase 6 meses e Maharishi já ensinou mais de 40.000 professores no mundo todo. O sucesso desse ensinamento está comprovado pelas pesquisas científicas e experiências de mais de 6 milhões de pessoas no mundo que já aprenderam a técnica. A MT é fácil de aprender, agradável de praticar e afeta todas as áreas da vida porque vai diretamente para a fonte de toda a vida. É isso que a meditação deve ser: muito mais que apenas um relaxamento, mas um retorno para si mesmo e a descoberta de sua verdadeira natureza. (Veja em contato com nosso mais elevado ser).

“Nos últimos 50 anos Maharishi restaurou e apresentou ao mundo vários outros métodos das escrituras Védicas, a mais antiga tradição que já existiu, para nos colocar novamente em contato conosco mesmos, e um desses métodos é o Ayurveda.”

No ano 2000, ele fundou uma organização global para disponibilizar esse conhecimento e essa técnica ainda mais. O País Global para a Paz Mundial é uma organização sem fins lucrativos com o objetivo de melhorar o mundo. O líder dessa organização e sucessor de Maharishi é Maharaja Adhiraj Rajaraam, um cientista que descobriu a relação entre a estrutura dos Vedas e a estrutura da fisiologia humana.

No vídeo acima, Maharishi explica em mais detalhes o que exatamente é a MT.