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Meditação Transcendental – Foco e Autorreferência

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A Meditação Transcendental lhe ajuda encontrar AUTORREALIZAÇÃO e PLENITUDE

Seu sucesso depende, em grande parte, do quanto você é capaz de manter contato com seu “EU”

A Meditação Transcendental lhe ajuda a encontrar o equilíbrio necessário para se auto conhecer.

Você terá mais foco, fará escolhas mais naturais a sua personalidade e poderá se proporcionar mais satisfação interior, realizará mais e será mais agradável à aqueles que lhe são caros.

Quando você está em contato com seu eu, é capaz de conviver melhor com problemas ou dificuldades. Consegue manter a calma em qualquer situação, será menos estressado, discutirá menos, e irá encontrar mais soluções criativas para os problemas. (veja como a MT atua no cérebro)

Estar conectado com seu Eu está associado ao aumento da autoconfiança.
Como resultado, você se sentirá menos vulnerável, se envolverá em menos conflitos, desenvolverá auto estima e pensamento ético, o que influencia positivamente os relacionamentos.(veja depoimentos de meditantes)

Dezenas de estudos sobre a MT confirmaram que as relações pessoais e profissionais melhoram quando as pessoas entram em contato consigo mesmas, ou seja, encontram autorreferência.
(veja como a MT proporciona relações mais felizes)

A autorreferência pode ser medida objetivamente, assim como podem ser medidos os efeitos da Meditação Transcendental sobre ela.

AUTORREALIZAÇÃO é o critério psicológico desenvolvido pelo psicólogo americano Abraham Maslow, que após ter estudado vários indivíduos excepcionalmente bem sucedidos, tanto pessoal quanto profissionalmente, descobriu que eles tinham uma coisa em comum: eram mais capazes de permanecer em contato com seu eu, independente da situação em que se encontravam.

Maslow estimou que apenas 1% da população alcançou as 2 categorias mais altas de sua escala. Estas são as pessoas que são verdadeiramente “autorrealizadas”. Estudos posteriores mostraram que a autorrealização e o desenvolvimento do ego tendem a estabilizar no início da adolescência. O mesmo acontecia quanto à inteligência, o nível que a pessoa adquiriu entre 18 e 20 anos, seria o nível que iria permanecer para o resto da vida.

A prática da Meditação Transcendental demonstra que esta visão sobre a autorrealização é completamente desatualizada.

Assim como a inteligência continua a crescer depois da adolescência, época em que desenvolvemos nosso potencial cerebral, a autorrealização também cresce se estivermos em contato com nosso EU permanentemente. A Meditação Transcendental permite as duas coisas. Isso foi explicado pelo próprio Maslow. Ele disse que as chamadas “experiências extraordinárias” podem levar a um crescimento sistemático da autorrealização, independente da idade.

Estas experiências ocorrem ocasionalmente para algumas pessoas, mas não há nenhum método para alcançar essas experiências de modo sistemático. As descrições dessas “experiências extraordinárias” mostram evidente correlação com a experiência alcançada através da técnica da Meditação Transcendental.

A Meditação Transcendental é de 3 a 4 vezes mais eficaz do que qualquer outra técnica de meditação já pesquisada. Se tentarmos comparar a Meditação Transcendental a outras técnicas de meditação ou relaxamento, logo descobriremos que as diferenças são imensas, e que elas simplesmente não podem ser comparadas. O estudo que aqui aparece é uma meta-análise de todos os estudos científicos já realizados sobre os efeitos de diferentes técnicas de meditação sobre a autorrealização. (42 estudos no total, dos quais 18 foram estudos sobre a MT).

O efeito médio das outras técnicas pesquisadas demonstra uma pequena eficácia. Já o efeito médio dos estudos sobre a MT apresenta eficácia 3 a 4 vezes maior. (efeito = 0,08 p = 0,0002).
Outro estudo interessante observou os efeitos de longo prazo nos praticantes da Meditação Transcendental quanto à autorrealização.

Foram levados grupos de alunos para a Maharishi University of Management (MUM), enquanto 3 outras universidades importantes serviram apenas como grupos de controle. Os praticantes de MT foram testados antes de começarem seus estudos na universidade e novamente 10 anos depois.
De acordo com a pesquisa de Maslow, apenas 1% da sociedade alcança as 2 categorias mais altas na escala de autorrealização, já para os estudantes iniciantes da MUM este percentual subiu para 6%. Este fato pode ser explicado porque a maioria dos estudantes que ingressaram na universidade já praticava a MT há algum tempo. No entanto, no estudo realizado 10 anos mais tarde, esta percentagem aumentou para 38%. Este resultado foi tão excepcional que a chance seria de 1 em 5.000.000 (p=.0000002 ) de acontecer de forma aleatória.

Nas 3 universidades de controle, nenhuma melhoria significativa foi observada, e em uma das universidades a pontuação até mesmo diminuiu.

– Autoconfiança – Se uma pessoa está focada no seu interior, suas crenças e sua automotivação serão a força motriz por trás de decisões e ações em sua vida. Pessoas focadas no exterior, ao contrário, são influenciadas por circunstâncias externas ou por pessoas de seu convívio. Isso pode levar a um excesso de sensibilidade e preocupação com a opinião dos outros.

– Controle sobre Tempo – Capacidade de viver no agora, e não no passado ou no futuro. Indivíduos autorrealizados têm um grande controle sobre o tempo, e, portanto, são capazes de se concentrar em sua experiência atual, sem ficarem presos desnecessariamente a acontecimentos do passado ou a fantasiar sobre o futuro. São menos afetados por sentimentos de culpa ou arrependimento do passado, e seu futuro está ligado aos seus objetivos atuais.

– Capacidade de contato íntimo – A capacidade de desenvolver relacionamentos íntimos com os outros, sem ficar preso a expectativas e obrigações.

– Perspectiva integrada de si e do mundo – A capacidade de ter uma perspectiva construtiva sobre a natureza humana e de enxerga-la como genuinamente boa.

A Meditação Transcendental lhe ajuda a encontrar o equilíbrio necessário para se auto conhecer. Assim, você fará escolhas mais naturais a sua personalidade e poderá se proporcionar mais satisfação interior, realizará mais e será mais agradável à aqueles que lhe são caros.

A prática regular da Meditação Transcendental proporciona uma regulagem e harmonização do sistema nervoso, assim, você terá vários benefícios como:

– Menos estresse
– Menos ansiedade
– Mais saúde
– Mais criatividade

– Melhores relações

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“A mudança começa de dentro”

 

Journal of Social Behaviour and Personality, vol. 6, 1991, pp 189-247
Journal of Social Behavior and Personality 17: 93–121, 2005

 

 

 

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