Médicos explicam como Meditação Transcendental promove saúde - Meditação Transcendental
Carregando...

Médicos explicam como Meditação Transcendental promove saúde

Home / BENEFÍCIOS / Médicos explicam como Meditação Transcendental promove saúde

Entenda como a Meditação Transcendental pode lhe ajudar a ter mais saúde.

Aterosclerose.

A técnica da Meditação Transcendental, apesar de ser uma técnica mental, traz um estado neuro-psico-fisiológico único. Essas alterações na fisiologia levam a redução nos níveis de colesterol e na queda da pressão sanguínea. O risco de aterosclerose diminui se a pressão arterial e o colesterol estiverem baixos. Estudos demonstram que os pacientes com doença coronariana que praticam a técnica da Meditação Transcendental têm menos angina. Em testes ergométricos, os praticantes da técnica da Meditação Transcendental apresentaram maior capacidade durante o exercício, associado à diminuição da isquemia e insuficiência arterial coronariana.

Há estudos que mostram que a técnica da Meditação Transcendental aumenta a longevidade e diminui mortes causadas por acidentes cardiovasculares, em comparação aos grupos de controle que não fizeram nada, receberam cuidados médicos regulares e praticaram outras técnicas de relaxamento. Além disso, a técnica da MT reduz os fatores de risco para doença cardíaca e acidente vascular cerebral.

Colesterol.

Há evidências em um estudo científico publicado na Archives of Internal Medicine de 2006, que a técnica da MT pode reduzir os componentes da “síndrome metabólica”, uma das principais causas de alguns problemas de saúde e de morte prematura. Os pacientes com síndrome metabólica estão normalmente acima do peso, apresentam pressão arterial alta, taxas elevadas de açúcar no sangue e de triglicerídeos e valor baixo de HDL (colesterol bom).

Em um estudo publicado na revista Israeli Medical Association, pesquisadores relatam uma queda significativa nas taxas do colesterol total em pessoas que praticam a técnica da Meditação Transcendental. Então, sim, a técnica da Meditação Transcendental é uma forma eficaz de reduzir o colesterol total.

Dois estudos relatam a redução do colesterol sérico devido à prática da técnica da Meditação Transcendental. Porém, é recomendável seguir o conselho de seu médico ou de um profissional de saúde antes de mudar quaisquer medicamentos ou outras formas de tratamento.

Diabetes.

O diabetes é uma doença que se manifesta em vários estágios, nos estágios iniciais a pessoa desenvolve resistência à insulina. Isto significa que a insulina não está funcionando como deveria, havendo assim, aumento do nível de açúcar no sangue.

Como consequência secundária, o pâncreas fica sobrecarregado por décadas, secretando cada vez menos insulina. Então, a pessoa precisa de mais insulina, mas o pâncreas não consegue mais produzi-la, na verdade, ele começa a morrer lentamente, devido à sobrecarga de anos.

A pesquisa publicada na revista Archives of Internal Medicine em 2006 mostra que a prática da técnica da Meditação Transcendental pode ajudar durante os estágios iniciais, reduzindo a resistência à insulina. Embora seja verdade que danos tenham ocorrido no pâncreas ao longo dos anos de diabetes, isso não significa que você não consiga melhorar sua saúde.

Os hormônios do estresse como o cortisol, adrenalina e noradrenalina agravam os níveis de insulina e de glicose. A técnica da Meditação Transcendental ajuda a reduzir os neuro-hormônios, equilibrando a glicose e a insulina no sangue. Isto ajuda a normalizar a síndrome metabólica e o diabetes.

American Heart Association recomenda a MT.

A American Heart Association (AHA) publicou recentemente uma análise realizada durante 40 anos de pesquisa a respeito de todos os métodos utilizados na redução da pressão arterial. A conclusão foi que a técnica da MT é a única prática que apresenta resultados verdadeiros. Este estudo deu luz verde aos médicos para utilizar a MT como tratamento clínico para diminuir a pressão arterial.
(veja como a MT atua no cérebro)

O National Institute of Health (NIH) é um instituto do governo americano conhecido pelo alto padrão de pesquisa. Apesar de serem bastante seletivos nos projetos de pesquisas que apoiam, já investiram mais de 24 milhões de dólares em pesquisas sobre os efeitos da Meditação Transcendental nas principais causas de doenças cardiovasculares: hipertensão arterial, resistência à insulina e aterosclerose. O motivo: Meditação Transcendental funciona, é a única coisa que realmente funciona.

A técnica da Meditação Transcendental é uma técnica mental muito simples, e quando praticada regularmente, é associada à diminuição da pressão arterial e a na integração perfeita neurofisiológica e do sistema endócrino. Portanto, é um processo que diminui a pressão arterial, a aterosclerose e, ao mesmo tempo, faz com que a pessoa fique mais desperta, alerta, inteligente e feliz.

você terá vários benefícios como:

Menos estresse
Menos ansiedade
Mais criatividade
– Melhores relações
Melhor sono

 

          Gostou? então clique aqui para participar de uma palestra gratuita.


“A mudança começa de dentro”

 

 

 

Para ler o estudo do NIH (com publicações completas) acesse: http://www.doctorsontm.com/national-institutes-of-health

Ref. Hypertension 26: 820–827, 1995
Current Hypertension Reports 9: 520–528, 2007. Leia a publicação completa aqui.

Artigos Relacionados