Meditação Transcendental e relações mais felizes - Meditação Transcendental
Carregando...

Meditação Transcendental e relações mais felizes

Home / BENEFÍCIOS / Meditação Transcendental e relações mais felizes

A melhor dica para a construção de relacionamentos felizes que dura toda a vida.

Todos desejamos amizades duradouras, casamentos felizes e relações saudáveis entre pais e filhos. Mas como chegar lá? Estamos condenados a ser o mesmo tipo de pessoa? Ou podemos trabalhar para nos tornarmos melhores amigos e parceiros?

A resposta para a última pergunta é: SIM, podemos definitivamente crescer na forma como interagimos com o universo social. Cada um de nós é capaz de se tornar um grande centro de alegria e felicidade, cuja companhia é apreciada e desejada.

O primeiro passo nesta estrada é perceber que toda verdadeira mudança em nossa vida começa dentro de nós. De vez em quando ficamos estagnados no “Se meu namorado fosse mais gentil”…Se meus amigos fossem mais presentes”…Se nosso filho fosse mais maduro, Se…Se…

Mas isso não passa de um beco sem saída.

Quando você depende do outro para mudar, você desiste do protagonismo da própria vida, e permanecerá esperando para sempre. A razão para isso é que seguimos os padrões que nos foram ensinados. Então, se você notou algum padrão perturbador sendo repetido em seus relacionamentos, é hora de parar de lamentar e renovar sua postura no mundo.

Mas como mudar?

Cada pessoa é única e o que funciona para um pode não ser eficiente para outro. No entanto, há pelo menos uma receita universal e infalível para melhorar suas relações sociais:

Certifique-se de que você não está muito estressado.

(veja como a MT reduz o estresse)

Todos sabemos como a tensão no trabalho pode destruir nossos relacionamentos em casa (ou vice-versa). Quando estamos estressados, nosso cérebro fica limitado a reações instintivas de sobrevivência, e bloqueamos todas as outras soluções mais complexas.

Isso é bom quando temos de correr de um tigre, mas certamente não nos ajuda a construir relacionamentos harmoniosos. Porque quando estamos irritados ou nos sentimos ameaçados, perdemos a paciência com o mundo. Você pára de ouvir outras pessoas e tenta entender somente seus sentimentos, não consegue articular argumentos tranquilos que levam a melhores soluções. Você só quer explodir e liberar a tensão o mais rápido possível.


Então, se você quiser construir relacionamentos duradouros e envolver todos em agradável e confortável companhia, basta apenas aprender a relaxar.
Um dos métodos mais interessantes e eficazes aqui é: Fazer nada.

Estudos recentes mostram que as pessoas que praticam Meditação Transcendental não respondem tão fortemente aos seus estresses diários(veja sobre MT e pesquisas científicas). Elas ainda têm que ir a um dentista ou enfrentar um chefe irritado, mas com a prática regular de meditação seus cérebros ficaram mais coerentes. Em resumo, elas são mais equilibradas e controladas. A tensão excessiva não acontece mais, e a recuperação de uma situação tensa acontece muito mais rápida.

Como conseqüência – e lembre-se, este é um resultado cientificamente comprovado, não um mito urbano – as pessoas que praticam técnicas como a Meditação Transcendental têm relacionamentos significativamente melhores tanto em casa como no trabalho.

Elas são capazes de amar mais e se sentem mais amadas e respeitadas pelas outras. Se sentem mais bem sucedidas e felizes, e isso resulta também em mais saúde.

Então, não se engane: construir relacionamentos melhores e mais gratificantes não é uma espécie de missão de resignação e submissão, pelo contrário, é uma postura de equilíbrio e harmonização do sistema nervoso através de uma técnica de eliminação de estresse.(veja como a MT reduz a ansiedade)

Três estudos recentes sobre relacionamentos e Meditação Transcendental

Um estudo analisou o efeito da prática de meditação nos trabalhadores de uma grande fábrica e uma pequena empresa de vendas. Após 3 meses, funcionários de ambos locais que praticaram a técnica da Meditação Transcendental relataram melhorias significativas no trabalho e nos relacionamentos pessoais.

Outro estudo comparou a satisfação conjugal entre mulheres que praticavam Meditação Transcendental e mulheres que não praticavam. As que meditavam relataram maior satisfação conjugal do que as que não praticavam. O efeito foi ainda mais forte para aquelas que praticaram MT regularmente.

Uma outra pesquisa descobriu que o efeito da prática da Meditação Transcendental também produz benefícios cumulativos ao longo do tempo. Um estudo comparando famílias que praticam Meditação Transcendental ao longo de cinco anos ou mais, e famílias que praticam por um ano ou menos, encontrou resultados mais elevados em escalas que medem o funcionamento familiar saudável para o grupo de longo prazo.

A prática regular da Meditação Transcendental proporciona uma regulagem e harmonização do sistema nervoso, assim, além de equilibrar suas relações, você terá vários benefícios como:

– Menos estresse
– Menos ansiedade
– Mais saúde
– Mais criatividade

Menos insônia

Gostou? então clique aqui para participar de uma palestra gratuita.


“A mudança começa de dentro”

Fontes das pesquisas:
http://journals.sagepub.com/doi/pdf/10.1177/089801018700500103)
https://tmhome.com/benefits/harmonious-healthy-relationships/
http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/10615809308248383%20)
https://tmhome.com/benefits/study-on-marital-adjustment/)

Artigos Relacionados