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A Meditação Transcendental reduz a ansiedade

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A Meditação Transcendental é mais eficaz do que os tratamentos convencionais como: relaxamento, psicoterapia ou administração do estresse.

Imagine a sensação de uma criança indo para casa, correndo para os braços de sua mãe. A criança se sente segura, tranquila e acolhida, toda a ansiedade desaparece. Esta é a sensação  que a Meditação Transcendental proporciona para a maioria das pessoas.

Pensamentos desordenados, falta de foco, excesso de consumo e de palavras.
O momento não aproveitado por inteiro, a paisagem que não contemplamos por estarmos com a cabeça no amanhã.

A ansiedade gera angustia, excessos e desequilíbrios que lhe impede de viver em plenitude.

A ansiedade é muitas vezes relacionada a tensões e estresses profundamente enraizados no nosso sistema nervoso, estresses causados pelo estilo de vida da pós-modernidade, na qual o excesso de demandas e tarefas acabam estimulando muito a amigdala cerebral, que é responsável pela sensação de fuga e luta, por isso, problemas como Ansiedade, Síndrome do Pânico, Insônia e outros desequilíbrios tem atingido muitas pessoas. (veja como a MT atua no cérebro).
A Meditação Transcendental conduz a mente para níveis mais profundos, estimulando o córtex pré-frontal e ativando o poder do corpo e da mente de curar-se das mais profundas tensões.
A ansiedade e o medo desaparecem espontaneamente, como o sentimento de voltar para casa, um lugar calmo e aconchegante que temos dentro de nós, uma transformação positiva e holística que beneficia todas as áreas da vida.
(veja por que a MT é tão eficaz contra o estresse)

“Meditação Transcendental comparada a outras técnicas de meditação ou de relaxamento”

Cientistas da Stanford University compararam os efeitos de diferentes técnicas de meditação na ansiedade, a maior análise comparativa sobre a meditação já feita até hoje. Foram incluídos nessa análise 146 diferentes estudos científicos, 35 deles eram estudos sobre a MT. (veja pesquisas científicas sobre MT e a ansiedade)

Esta análise demonstrou que a maioria das técnicas de meditação e de relaxamento tem um efeito um pouco melhor do que o efeito de placebo (as pessoas são orientadas a sentar e fechar os olhos). Apenas a Meditação Transcendental tem um efeito significativamente melhor (p <0,001), em média duas vezes mais eficaz do que as outras técnicas já pesquisadas. Outro detalhe importante, quanto maior o tempo de prática da técnica da MT, maiores serão os benefícios alcançados. Esta é a diferença entre o relaxamento e a verdadeira transcendência.

Meditação Transcendental comparada à psicoterapia

Um estudo da University of Colorado Medical Center, em Denver, EUA, comparou a eficácia da Meditação Transcendental com a psicoterapia a que foram submetidos os pacientes internados com Distúrbio de Estresse Pós-Traumático. Diferentes distúrbios foram estudados, incluindo a ansiedade.
Após 3 meses, os praticantes da MT apresentaram melhorias significativas em todas as áreas estudadas:

– Depressão p <0,001*,
– Distúrbio de Estresse Pós-Traumático p<.001,
– Ansiedade p<.001,
– Distúrbio Emocional p<.005,
– Abuso de Álcool p<.01,
– Insônia p<.001,
– Trauma Familiar p<.01.
(O que é valor de p?)

No entanto, o grupo que fez psicoterapia não apresentou melhoria significativa em nenhuma área. Se a técnica da Meditação Transcendental pode ser usada por pacientes com sintomas severos de estresse traumático (estes pacientes eram veteranos de guerra), então, talvez, seja seguro afirmar que o tratamento em qualquer pessoa é eficaz, desde que os sintomas não sejam tão graves ou profundamente enraizados.

Para saber mais sobre o efeito da Meditação Transcendental, (acesse médicos respondem sobre MT e ansiedade).

Há mais de 35 estudos sobre o efeito da Meditação Transcendental e os transtornos de ansiedade. O efeito é o mesmo no mundo inteiro para todos as faixas etárias.

A prática regular da Meditação Transcendental proporciona uma regulagem e harmonização do sistema nervoso, assim, além de reduzir a ansiedade, você terá vários benefícios como:

Menos estresse
Menos insônia
– Mais saúde
– Mais criatividade

– Melhores relações

 

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“A mudança começa de dentro”

 

Fontes das pesquisas:
Journal of Alternative and Complementary Medicine (2013;19(10):1-12)
Journal of Clinical Psychology 45: 957–974, 1989
Journal of Counseling and Development 64: 212–215, 1985

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