Hipertensão: Trate da causa, em vez dos sintomas

 

Pesquisa do Instituto Nacional de Saúde dos EUA: A MT é o único método alternativo que mostra importantes reduções na Pressão Arterial.

Porque a Meditação Transcendental (MT) funciona

1. O estresse é a causa básica da hipertensão

Os hormônios do estresse, como o lactato plasmático, estão diretamente ligados à pressão arterial alta. Quando estamos tensos, nossos vasos sanguíneos literalmente se comprimem e o coração tem que bombear mais forte para fazer o sangue fluir por todo nosso corpo, então a pressão arterial aumenta.

2. O estresse é neutralizado pelo repouso

O repouso permite a nosso corpo relaxar tensões. Infelizmente o repouso durante o sono não é profundo o suficiente para neutralizar estresses profundamente enraizados. Os estresses se acumulam durante a vida, resultando em aumento da pressão arterial, e doenças em geral.

3. O repouso durante a MT é muito mais profundo que no sono

A Meditação Transcendental cria um estado de consciência único que, de acordo com extensa pesquisa científica, coincide com um estado de repouso muito mais profundo que o sono (ver abaixo). A pesquisa mostra significativa diminuição dos hormônios do estresse durante a prática da MT.

4. Remova a causa, e os sintomas desaparecem.

Após algum tempo o profundo estado de repouso durante a MT estabiliza-se fora da prática da MT, resultando numa diminuição permanente do lactato no sangue, e num funcionamento fisiológico mais equilibrado.



 

Meditação verdadeira é natural, fácil, sem esforço

Qualquer pessoa pode aprendê-la, é agradável praticar, e altamente eficaz, geralmente desde a primeira meditação.

“Meditação” é normalmente compreendida hoje como um meio de forçar a mente a ficar quieta, geralmente através de alguma forma de concentração (em um som, respiração, ou “estar no presente”). Isto vai contra a natureza da mente, não é agradável, requer muito treinamento de disciplina, e geralmente não é muito eficaz.

Meditação verdadeira não requer concentração.

Em 1958, Maharishi Mahesh Yogi veio para o ocidente com a mensagem de que a verdadeira meditação é, na verdade, o completo oposto de como a meditação é compreendida hoje. Para a mente, a experiência de transcender, a meta de todas as técnicas de meditação, é como voltar para casa. É o estado mais agradável que a mente pode experimentar, e a mente já conhece intuitivamente como voltar para casa. Tudo que devemos fazer é começar um processo completamente natural e, então, deixar a mente seguir seu próprio caminho.

A Meditação Transcendental é uma antiga técnica através da qual este processo natural pode ser iniciado, mas ela requer um treinamento pessoal detalhado, e acompanhamento para assegurar que seja praticada corretamente. No entanto, se praticada corretamente, ela é completamente natural, muito agradável e altamente eficaz, geralmente desde a primeira meditação. A verdadeira meditação é muito mais fácil do que a maioria das pessoas pensa.

O fato da MT ser natural e sem esforço não é só uma coisa boa, mas é na verdade a própria essência da meditação eficaz. Transcender é uma experiência de total silêncio e paz interior, não pode atingida ao forçar a mente, pois assim nós a mantemos ativa. É por isso que, após 40 anos de pesquisa, nenhuma outra técnica de meditação pode mostrar efeitos que chegassem perto dos efeitos da MT.

 Opray Winfrey sobre MT

Efeitos nunca antes vistos, e confirmados cientificamente

Por milhares de anos, transcender tem sido descrito como a mais elevada experiência humana, uma experiência que é essencial para o pleno desenvolvimento da humanidade. A pesquisa científica sobre a MT pode confirmar isto.

Se for realmente verdadeiro que a humanidade não teve esta experiência por centenas de anos, pois a técnica da verdadeira meditação foi perdida, então devemos observar os efeitos com a MT que nunca foram vistos antes. Isto é exatamente o que mais de 5 milhões de praticantes da MT descobriram. Transcender tem um efeito profundo em quase todas as áreas da mente, corpo e cérebro, incluindo efeitos considerados quase impossíveis pela ciência moderna, tais como importantes melhoras com doenças anteriormente consideradas incuráveis, ou um aumento do desenvolvimento cerebral independente da idade.

Estes efeitos foram verificados por mais de 600 estudos científicos. A história da MT é não apenas uma história de efeitos extraordinários, mas também uma história de qualidade extraordinária de pesquisa científica, incluindo US$25 milhões de pesquisas financiadas pelos Institutos Nacionais de Saúde dos EUA.

Hipertensão, por que a MT é tão eficaz ?

O repouso profundo que coincide com a experiência de transcender permite ao corpo eliminar nossos estresses mais profundos, que são a causa básica da maioria dos problemas de saúde, inclusive a hipertensão.

Transcender é um estado onde a mente experimenta silêncio puro e paz interior. Quando este estado é atingido o corpo também vem para um estado de repouso profundo. Isto pode ser facilmente medido, por exemplo, pela medida do consumo de oxigénio.

Esta pesquisa, realizada na UCLA e na Universidade de Harvard, mostra que o estado de repouso que é experimentado quase que imediatamente durante a prática da MT vai muito mais profundo do que mesmo muitas horas de sono.

Este repouso profundo permite ao corpo eliminar os estresses profundamente enraizados, mesmo estresses que anos de sono não podem tocar, pois o relaxamento durante o sono não vai profundo o suficiente.

E isto tem um efeito marcante tanto na saúde mental quanto física, como verificado por centenas de pesquisas, e que você poderá descobrir neste site.

Por exemplo, muitos estudos com pacientes severamente traumatizados, como veteranos de guerra, encontraram melhoras consideradas quase impossíveis de acordo com a psicologia moderna.

Um estudo recente amplamente difundido (ver artigo do Wall Street Journal) encontrou uma redução de 50% nos sintomas de TEPT (Transtorno de Estresse Pós-Traumático) em veteranos da guerra do Iraque após apenas 8 semanas de prática de MT. (ver Wall Street Journal article e CNN) (referência: Military Medicine (junho 2011)

Um estudo anterior encontrou significativa redução em TEPT, Ansiedade, Depressão, Insônia e muitas outras variáveis em veteranos da guerra do Vietnam após 3 meses de prática de MT, enquanto um grupo de controle que recebeu psicoterapia padrão não apresentou qualquer melhora significativa. (referência: Journal of Counseling and Development 64: 212–215)

As melhoras foram tão significativas que após 3 meses 70% dos veteranos no grupo de MT não requereram mais Estes pacientes tiveram traumas mtruaitaomeanistos. everos do que a maioria de nós. Se a MT pode ajudá-los, podemos imaginar como ela pode ser um tratamento eficiente para a etresse em nossa sociedade.

Pesquisa: redução de 10.7 mmHg na pressão arterial

Os Institutos Nacionais de Saúde dos EUA (NIH) são uma das maiores e mais respeitadas instituições governamentais de saúde no mundo. Durante os últimos 20 anos o NIH gastou mais de US$25 milhões para apoiar pesquisas com a MT, principalmente com doenças cardiovasculares. Suas pesquisas mostraram, por exemplo, que a MT foi o único método alternativo que pode mostrar uma diminuição significativa na hipertensão.

Um estudo do NIH acompanhou 123 pacientes com hipertensão severa, com uma pressão arterial média de 179 mmHg. Eles foram divididos aleatoriamente em um grupo de MT, um grupo com técnica de relaxamento e um grupo só com educação de saúde. Após 3 meses, o grupo de MT apresentou uma redução média de 10.7mm . O grupo de educação de saúde não mostrou melhora significativa. O grupo de relaxamento teve alguma melhora, mas 3 vezes MT menor que o grupo de MT.

Assista uma palestra introdutória grátis de MT

A Meditação Transcendental funciona, mesmo quando nada mais funcionou, mas leva algum tempo para explicar como e porque ela funciona, e porque a instrução pessoal e um detalhado programa pessoal de acompanhamento é necessário para atingir os efeitos máximos. Nós convidamos você a assistir uma de nossas palestras introdutórias grátis (aproximadamente 1 hora) oferecidas regularmente em um de nossos centros de MT e locais de ensinamente em todo o Brasil. Encontre seu centro de MT local.

Referências científicas

[1] WALLACE, R. K., et al. The physiology of meditation. Scientific American 226: 84–90, 1972. For a meta-analysis of 31 researches measuring the deep state of rest during TM, see American Psychologist 42: 879–881, 1987

[2] JEVNING, R.; WILSON, A. F.; and DAVIDSON, J. M. Adrenocortical activity during meditation. Hormones and Behavior 10(1): 54–60, 1978. Reduction in Biochemical Index of Stress: Decreased Plasma Cortisol Levels.

[3] BUJATTI, M., and RIEDERER, P. Serotonin, noradrenaline, dopamine metabolites in Transcendental Meditation technique. Journal of Neural Transmission 39: 257–267,1976.

[4] Physiology & Behavior 59: 399–402, 1996 [5] Human Physiology 25: 171–180, 1999 [6] International Journal of Neuroscience 14: 147–151, 1981