Valor de P - Meditação Transcendental
Carregando...

Valor de P

Home / BENEFÍCIOS / Valor de P

O valor p significa “probabilidade”

É um cálculo estatístico da chance de coincidência. As pesquisas de MT têm valores de p que são geralmente 50 a um milhão de vezes menores (= melhor) do que a norma. Na física, geralmente é fácil determinar causa e efeito.

Nas ciências humanas, isso é muito mais difícil porque as pessoas estão sempre expostas a muitas influências diferentes. É por isso que a “probabilidade”, o cálculo estatístico da chance de que o resultado foi devido à coincidência em vez da causa, é crucial para determinar a confiabilidade de qualquer efeito.
Em geral, o “valor p” é considerado importante, senão mais, do que o próprio efeito. Isso parece lógico.

Quando um cientista dá uma droga a alguém e afirma que isso o tornará mais feliz, e no dia seguinte a pessoa se sentirá um pouco mais feliz, ele ainda não pode dizer com certeza que foi a droga que a causou. Talvez ele tenha uma promoção no trabalho, talvez ele tenha se apaixonado, talvez tenha sido um efeito placebo.
Mas se administrarmos a droga a 100 indivíduos e, em média, há um pequeno aumento de felicidade com todos os 100 indivíduos (= efeito consistente), então a chance de que seja uma coincidência será muito menor.

Se verificarmos que todos os 100 sujeitos se sentem mais felizes do que jamais sentiram antes (efeito grande), podemos dizer com um alto grau de certeza que provavelmente não foi uma coincidência.

A norma na ciência é que o cientista deve ter pelo menos 95% de certeza de que não foi uma coincidência, isto é indicado como p <0,05, a probabilidade é menor do que 5 em cem. O efeito mais forte e mais consistente (= mais confiável), menor a chance de coincidir e menor o valor de p.

“Transcender é descrito pelos textos antigos como a mais alta experiência humana”

Transcender é descrito pelos textos antigos como a mais alta experiência humana, essencial para o nosso pleno desenvolvimento humano. Mas, durante séculos, a humanidade não conheceu essa experiência, porque a maneira de chegar lá (meditação) foi completamente mal interpretada.
Se é verdade que a Meditação Transcendental é realmente uma redescoberta do método efetivo para transcender e desenvolver nosso potencial humano completo, então também deve dar resultados bastante extraordinários, ou mesmo resultados que nunca foram vistos antes.

Os valores de p excepcionalmente pequenos que aparecem com um grande número de estudos de TM, que geralmente são 50 a 1 milhão de vezes menores (= melhor) do que a norma (p <0,001 a p <0,000000001) parecem confirmar que os efeitos são Muitas vezes extraordinariamente extraordinário.