A auto regeneração do organismo  - Meditação Transcendental

A auto regeneração do organismo 

Ative o poder de auto regeneração do organismo

Nosso corpo tem muito mais poder de se curar do que sabemos. A experiência da transcendência cria a condição ideal para ativar o poder inato que o corpo possui para se restabelecer. Felizmente, é muito fácil e natural, como confirmam as mais de 600 pesquisas científicas e as 6 milhões de pessoas que praticam MT no mundo todo (no Brasil mais de 160.000 aprenderam, e destes, pelo menos 100.000 em projetos sociais), visto que exige apenas a técnica correta e o treinamento adequado. A verdadeira meditação é simples e qualquer um pode aprender, pois é agradável, simples, natural e muito eficaz. A maioria das pessoas acha que a meditação é algum tipo de controle da mente, que a força a ficar quieta por algum tipo de concentração (a respiração, um som, ou “estar presente”). A concentração vai contra a natureza da mente e dificilmente é agradável.

Uma técnica mental simples com efeitos fisiológicos profundos

mais descanso

Transcendência = Muito mais que relaxamento

Embora a meditação tenha se tornado cada vez mais popular para controlar o estresse, a verdadeira experiência de transcendência tem um efeito muito mais profundo do que apenas o relaxamento. Infelizmente, o conhecimento de como transcender de forma fácil estava esquecido até pouco tempo atrás: os textos antigos sobre a tradição do conhecimento descrevem a transcendência como a maior experiência humana, essencial para o nosso desenvolvimento humano total. Hoje, podemos confirmá-la por meio da ciência moderna, estudando o que ocorre com o corpo e com o cérebro durante a prática da Meditação Transcendental:

  1. Um estado profundo de descanso: muito mais profundo do que o relaxamento normal, ainda mais profundo do que o sono.
  2. Paz interior e felicidade: diminuição significativa de hormônios do estresse e aumento de hormônios da felicidade.
  3. Desenvolvimento holístico do cérebro: aumento significativo da coerência no EEG.

Estes motivos fazem a prática da MT ser bastante eficaz em todas as áreas da vida.

Quando a mente transcende o menor impulso de pensamento, entra em um estado de silêncio interior completo, de forma natural e sem esforço. Não conseguimos silenciar a mente e nem precisamos, pois, com a técnica certa, ela caminha sozinha. Quando a mente transcende, o corpo chega espontaneamente a um estado muito forte de relaxamento, muito mais profundo que o sono.

Esse estado pode ser medido objetivamente por meio do monitoramento do consumo de oxigênio.

O gráfico a seguir, desenvolvido a partir de estudo conduzido pela Harvard Medical School, mostra que durante a MT o corpo entra em um estado de repouso duas vezes mais profundo do que o descanso mais profundo durante o sono. Mais de 30 estudos em todo o mundo confirmam esse descanso durante a prática da MT, que ativa o poder de cura interior de nossos corpos.

Ref. “Science 27”, v. 167, n. 3926, 1970, p. 1751-1754; “Scientific American”, v. 226, 1972, p. 84-90.

Relaxamento significa relaxar as tensões. O corpo tem uma forma natural para remover todas as tensões acumuladas, principalmente durante o sono, mas não é profundo o suficiente para remover as tensões traumáticas mais enraizadas. A transcendência faz exatamente isso.

Os resultados são mais evidentes naqueles que mais precisam. Um estudo recente com os veteranos da guerra mostrou uma redução de 50% em PTSD e em depressão após 8 semanas da prática da MT. Os resultados foram tão espetaculares que a CNN fez uma reportagem sobre o tema (ver: vídeo CNN.)

Neste estudo, o grupo de MT teve reduções bastante significativas (em PTSD, ansiedade, depressão, insônia etc.) após 3 meses de prática: 70% dos veteranos de guerra não necessitavam mais de tratamento. O grupo que recebeu a psicoterapia padrão não apresentou melhora.

Essas pessoas tiveram problemas muito mais profundos do que os nossos. Se a MT pôde ajudá-los, mesmo quando nada do que foi tentado antes tenha funcionado, é extraordinário o que a MT pode fazer por qualquer pessoa.

Estresse

O estresse perturba o funcionamento normal do cérebro, causando, entre outros problemas, diminuição na produção do “hormônio da alegria,” a serotonina. Sua falta influencia o nosso sentimento de felicidade e causa, conforme pesquisas, enxaquecas, distúrbios do sono, ansiedade, explosões de raiva, doença de Alzheimer, distúrbios, vícios e muitos outros. Embora seja possível produzir artificialmente a serotonina (ingerindo antidepressivos, por exemplo), só trataríamos os sintomas e não o problema em si.

A experiência de transcender, por outro lado, ativa a capacidade de cura do corpo, de modo que o cérebro possa funcionar normalmente. O resultado? Um aumento natural na produção de serotonina durante a prática da MT, consequentemente durante o resto do dia.

A transcendência faz efeito sobre a nossa saúde, o nosso bem-estar, a nossa autoestima e as nossas relações, além de influenciar o desenvolvimento cerebral, mesmo em adultos, cujos cérebros já estão supostamente desenvolvidos. Como pode uma simples experiência afetar o cérebro de uma forma considerada impossível, como o desaparecimento de DDA, aumento do QI e da criatividade em adultos? Esses resultados requerem um pouco mais de explicação.

Como posso aprender a Meditação Transcendental?

A verdadeira meditação é fácil e agradável de fazer, pode ser aprendida por qualquer pessoa e traz resultados imediatos.

como meditar

A experiência da transcendência só pode ser alcançada de forma natural e sem esforço. É uma experiência de completo silêncio interior, que não pode ser obtida com esforço, por exemplo tentando ficar quieto, porque quanto mais você tentar, mais a mente se manterá ativa. Por isso, a maioria dos métodos de meditação atuais que exigem concentração tem pouca eficácia.

A técnica da Meditação Transcendental é ensinada individualmente por um professor com formação profissional, capaz de levar qualquer pessoa a experimentar a transcendência de forma natural.

Se a pessoa já tiver tido esta experiência uma vez, então a mente se lembrará e voltará para esse estado espontaneamente, de uma forma natural e sem esforço, desde que a técnica correta seja utilizada, a qual é ensinada passo a passo, durante quatro encontros consecutivos. Esse curso de formação inicial é seguido por um extenso programa de encontros para verificações da utilização correta da prática.

Você tem uma hora para descobrir como tudo pode mudar? Então é só clicar aqui e encontrar uma unidade mais próxima e participar de uma palestra gratuita.


Artigos Relacionados