Ansidade - Médicos respondem - Meditação Transcendental
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Ansidade – Médicos respondem

Médicos respondem a perguntas sobre a MT e a Ansiedade

Os médicos James Krag e Jim Brooks, ambos especialistas em suas áreas, com anos de experiência em estudos sobre o efeito da Meditação Transcendental em transtornos como medo e ansiedade, respondem a algumas perguntas mais frequentes.

P: Eu fico nervoso em certas situações, como ao fazer uma apresentação no trabalho. A técnica da Meditação Transcendental pode me ajudar a lidar com essas situações?

Dr. Krag: O medo de falar em público é comum e pode trazer sentimentos de pânico, fisiologicamente idênticos à resposta de “lute ou fuja”. A técnica da Meditação Transcendental produz a resposta oposta ao estresse fisiológico de “lute ou fuja”. O meditante da MT acostuma-se cada vez mais ao estado de calma; com base em estudos científicos, é natural que, ao praticar a técnica da MT, o medo desapareça aos poucos.

Dr. Brooks: A técnica da Meditação Transcendental aquieta a mente e o corpo, o que resulta na redução do estresse. Um dos melhores estudos que mostra como a MT reduz o estresse é uma metanálise, que usou uma das medidas de estresse mais aceitas, o Inventário de Estado de Ansiedade de Spielberger. Em um estudo publicado na Journal of Clinical Psychology, os pesquisadores compararam a Meditação Transcendental com várias outras técnicas de relaxamento, incluindo o Relaxamento Muscular Progressivo, o EMG Biofeedback, a Resposta de Relaxamento de Herbert Benson e outras técnicas de meditação. Neste estudo, descobriu-se que a TM reduziu o estresse aproximadamente duas vezes mais do que os outros métodos estudados.
De acordo com essa meta-análise de todos os programas de gerenciamento de estresse disponíveis no momento do estudo, a técnica da Meditação Transcendental foi o programa mais eficaz na redução do estresse. Como resultado deste e de outros estudos que mostram a eficácia da MT na redução do estresse, muitos médicos prescrevem cada vez mais a MT como uma ferramenta eficaz de gerenciamento de estresse. Como a prática da MT resulta em pessoas que se sentem mais calmas em situações estressantes, muitos relatam sentir-se muito menos ansiosos ao fazer uma apresentação.
Com a prática regular do programa de Meditação Transcendental, você pode se tornar cada vez menos ansioso, desenvolvendo uma quietude interior estável que pode ser um amortecedor contra o que poderiam ser experiências estressantes.

P: Estou constantemente sob pressão em casa e no trabalho, e meus amigos dizem que eu estou estressado. A técnica da Meditação Transcendental pode me ajudar?

Dr. Brooks: Vinte por cento dos americanos têm transtorno de ansiedade. O estresse surge quando uma pessoa tem problemas para lidar com as demandas da vida. Quando se é incapaz de lidar com elas, a ansiedade leva as pessoas a se “automedicarem” de várias maneiras: comida, TV, álcool, cigarros, drogas e café são exemplos comuns. No entanto, esses métodos são uma tentativa míope e torpe para reduzir as tensões da vida, porque não ajudam em nada. Na verdade, ao longo do tempo, eles pioram a capacidade de o indivíduo se adaptar a essas demandas. Portanto, estabelece-se um ciclo vicioso de estresse: quanto menos capazes formos de lidar com algo, mais iremos nos automedicar, o que piorará a nossa incapacidade, levando-nos novamente a automedicação.

A técnica da Meditação Transcendental elimina esse ciclo vicioso de estresse. Para praticar a técnica da MT, a pessoa senta confortavelmente em uma cadeira por 20 minutos, duas vezes por dia, fecha os olhos e sente a mente ficar cada vez mais tranquila, calma e relaxada. À medida que a mente se aquieta, ela chega à fonte do pensamento e alcançamos a consciência pura. Este é o estado de repouso em alerta: o corpo fica em repouso profundo e a mente, alerta. O descanso fisiológico profundo dissolve o estresse, consequentemente, com a mente mais calma, as pessoas relatam que se sentem menos estressadas e menos pressionadas em casa e no trabalho.

P: Eu sou muito ansioso. Mesmo se eu não conseguir ficar sentado e quieto, conseguirei meditar?

Dr. Brooks: A experiência de repouso em alerta é agradável e confortável, por isso é possível ficar sentado calmamente durante vinte minutos, duas vezes por dia. Quando praticado regularmente, este programa dissolve o estresse cumulativamente e, com o tempo, você sentirá cada vez menos estresse e nervosismo. Como resultado natural da diminuição do estresse, a mente se aquieta quando você medita e você não sente necessidade de se levantar e de se mexer. A experiência de quietude e paz encarrega-se da inquietação.

Com a prática contínua, a ansiedade fica menos importante na vida de uma pessoa; o indivíduo começa a tomar decisões melhores no dia a dia, já que é mais capaz de lidar com o estresse. Com o tempo, uma pessoa torna-se cada vez mais livre do estresse. O agradável sobre a técnica da MT é: mesmo que a pessoa seja altamente ansiosa, ainda será capaz de meditar facilmente e sem esforço. Ao contrário de outras técnicas de meditação, que muitas vezes envolvem concentração, a MT é uma técnica simples, natural e que não exige nenhum esforço.

P: Se eu me forçar a ficar sentado e quieto, não vou me sentir ainda mais ansioso?

Dr. Krag: Estudos comprovam que alguns tipos de “técnicas de relaxamento”, na verdade, tornam uma pessoa com transtorno de ansiedade ainda mais ansiosa. No entanto, milhares de pessoas que lidam com ansiedade durante muitos anos conseguem aprender a técnica da Meditação Transcendental e, por consequência, reduzir a ansiedade. Com a orientação adequada de um instrutor de MT, é possível sentir uma sensação de calma bastante incomum e agradável. Se você tem pensamentos, com certeza você pode aprender a técnica da Meditação Transcendental.

P: Eu sou muito ocupado; ainda que eu aprendesse a Meditação Transcendental, acho que não teria tempo para praticá-la.

Dr. Brooks: Todos nós precisamos ter tempo para recarregar nossas baterias. Diariamente, todos nós temos tempo para dormir, para comer, para tomar banho. A técnica da Meditação Transcendental previne que o estresse se acumule lentamente ao longo do tempo e evita que ele interfira na sua capacidade de desfrutar a vida. É uma forma de o corpo e a mente obterem um nível profundo de repouso e se tornarem cada vez mais imunes ao estresse. A vida passa a ser uma experiência de crescimento, pois desejamos novas experiências. Você será capaz de gerenciá-las facilmente devido ao repouso adequado, ao aumento de energia e à maior integração da mente e do corpo. Embora o tempo necessário à meditação seja pequeno, vale a pena.


Jim Brooks, Doutor em Medicina, psiquiatra. Formou-se na Wayne State University School of Medicine, em Detroit, e fez residência em psiquiatria na University of Colorado Medical Center. Atualmente, atua em vários centros de saúde mental e em seu consultório em Fairfield, Iowa. Além disso, Dr. Brooks tem interesse especial em tratamentos alternativos e complementares em saúde preventiva. Médico brilhante da Maharishi Ayurveda Health há 30 anos, pratica Acupuntura Clássica dos Cinco Elementos. É autor de “Ayurvedic Secrets to Longevity and Total Health Secrets” (Segredos da Ayurvédica para Longevidade e Segredos da Saúde Completa), lançado pela Editora Prentice Hall, em 1996, e de um estudo sobre os benefícios da Meditação Transcendental no tratamento de Transtorno de Estresse Pós-Traumático, publicado no “Journal of Counseling and Development”, em 1985).

James Krag é Doutor em Medicina, membro da Associação Americana de Psiquiatria, presidente da Sociedade de Psiquiatria da Virgínia e foi presidente da Associação de Psiquiatras da Virgínia durante quatro anos. Atualmente, é diretor-médico do Liberty Point, programa de tratamento domiciliar para adolescentes com problemas psiquiátricos.

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