Ansiedade - Meditação Transcendental
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Ansiedade

A Meditação Transcendental é mais eficaz do que os tratamentos convencionais como: relaxamento, psicoterapia ou administração do estresse.

Imagine a sensação de uma criança indo para casa, correndo para os braços de sua mãe. A criança se sente segura, tranquila e acolhida, toda a ansiedade desaparece. Esta é a sensação  que a Meditação Transcendental proporciona para a maioria das pessoas.

Pensamentos desordenados, falta de foco, excesso de consumo e de palavras.
O momento não aproveitado por inteiro, a paisagem que não contemplamos por estarmos com a cabeça no amanhã.

A ansiedade gera angustia, excessos e desequilíbrios que lhe impede de viver em plenitude.

A ansiedade é muitas vezes relacionada a tensões e estresses profundamente enraizados no nosso sistema nervoso, estresses causados pelo estilo de vida da pós-modernidade, na qual o excesso de demandas e tarefas acabam estimulando muito a amigdala cerebral, que é responsável pela sensação de fuga e luta, por isso, problemas como Ansiedade, Síndrome do Pânico, Insônia e outros desequilíbrios tem atingido muitas pessoas. (veja como a MT atua no cérebro).

A Meditação Transcendental conduz a mente para níveis mais profundos, estimulando o córtex pré-frontal e ativando o poder do corpo e da mente de curar-se das mais profundas tensões.
A ansiedade e o medo desaparecem espontaneamente, como o sentimento de voltar para casa, um lugar calmo e aconchegante que temos dentro de nós, uma transformação positiva e holística que beneficia todas as áreas da vida.
(veja por que a MT é tão eficaz contra o estresse)

“Meditação Transcendental comparada a outras técnicas de meditação ou de relaxamento”

Cientistas da Stanford University compararam os efeitos de diferentes técnicas de meditação na ansiedade, a maior análise comparativa sobre a meditação já feita até hoje. Foram incluídos nessa análise 146 diferentes estudos científicos, 35 deles eram estudos sobre a MT. (veja pesquisas científicas sobre MT e a ansiedade)

Esta análise demonstrou que a maioria das técnicas de meditação e de relaxamento tem um efeito um pouco melhor do que o efeito de placebo (as pessoas são orientadas a sentar e fechar os olhos). Apenas a Meditação Transcendental tem um efeito significativamente melhor (p <0,001), em média duas vezes mais eficaz do que as outras técnicas já pesquisadas. Outro detalhe importante, quanto maior o tempo de prática da técnica da MT, maiores serão os benefícios alcançados. Esta é a diferença entre o relaxamento e a verdadeira transcendência.

Meditação Transcendental comparada à psicoterapia

Um estudo da University of Colorado Medical Center, em Denver, EUA, comparou a eficácia da Meditação Transcendental com a psicoterapia a que foram submetidos os pacientes internados com Distúrbio de Estresse Pós-Traumático. Diferentes distúrbios foram estudados, incluindo a ansiedade.
Após 3 meses, os praticantes da MT apresentaram melhorias significativas em todas as áreas estudadas:

– Depressão p <0,001*,
– Distúrbio de Estresse Pós-Traumático p<.001,
– Ansiedade p<.001,
– Distúrbio Emocional p<.005,
– Abuso de Álcool p<.01,
– Insônia p<.001,
– Trauma Familiar p<.01.
(O que é valor de p?)

No entanto, o grupo que fez psicoterapia não apresentou melhoria significativa em nenhuma área. Se a técnica da Meditação Transcendental pode ser usada por pacientes com sintomas severos de estresse traumático (estes pacientes eram veteranos de guerra), então, talvez, seja seguro afirmar que o tratamento em qualquer pessoa é eficaz, desde que os sintomas não sejam tão graves ou profundamente enraizados.

Para saber mais sobre o efeito da Meditação Transcendental, (acesse médicos respondem sobre MT e ansiedade).

Há mais de 35 estudos sobre o efeito da Meditação Transcendental e os transtornos de ansiedade. O efeito é o mesmo no mundo inteiro para todos as faixas etárias.

 

Os médicos James Krag e Jim Brooks, ambos especialistas em suas áreas com anos de experiência em estudos sobre o efeito da Meditação Transcendental em transtornos como medo e ansiedade, respondem a algumas perguntas mais frequentes.

P: Eu fico nervoso em certas situações, como quando tenho que fazer uma apresentação no trabalho. A técnica da Meditação Transcendental pode me ajudar a lidar com isso?

Dr Krag: O medo de falar em público é um medo comum e pode trazer sentimentos de pânico que os são fisiologicamente idênticos à resposta de “lute ou fuja”. A técnica da Meditação Transcendental produz a resposta oposta ao estresse fisiológico do “lute ou fuja”. O meditante da MT fica cada vez mais acostumado a esse estado de calma, e com base em estudos científicos, é natural que o medo desapareça aos poucos.

P: Estou constantemente sob pressão em casa e no trabalho, e meus amigos dizem que eu estou estressado(veja como a MT reduz o estresse). A técnica da Meditação Transcendental pode me ajudar?

Dr Brooks: Vinte por cento dos americanos têm transtorno de ansiedade. O estresse surge quando uma pessoa tem problemas para lidar com as demandas da vida. Quando se é incapaz de lidar com elas, a ansiedade leva as pessoas a se automedicar de várias maneiras: comida, TV, álcool, cigarros, drogas e café, estes são exemplos comuns. No entanto, estes métodos são uma tentativa míope e torpe para reduzir as tensões da vida, porque eles não ajudam em nada. Na verdade, ao longo do tempo, eles pioram a capacidade que o indivíduo tem de se adaptar. Então, se estabelece um ciclo vicioso de estresse, quanto menos capazes formos de lidar com algo, mais iremos nos automedicar, o que piora a nossa incapacidade, levando-nos novamente a automedicação.

A técnica da Meditação Transcendental elimina este ciclo vicioso de estresse. Para praticar a técnica da MT, a pessoa senta confortavelmente em uma cadeira por 20 minutos duas vezes por dia, fecha os olhos, e sente a mente ficar cada vez mais tranquila, calma e relaxada. À medida que a mente se aquieta, ela chega a fonte do pensamento e alcançamos a consciência pura. Neste estado de repouso em alerta, o corpo fica em repouso profundo e a mente, alerta. O descanso fisiológico profundo dissolve o estresse. Com a mente mais calma, as pessoas relatam que se sentem menos estressadas e menos pressionadas em casa e no trabalho.

P: Eu sou muito ansioso, e se eu não conseguir ficar sentado e quieto, ainda assim consigo meditar?

Dr Brooks: A experiência de repouso em alerta é agradável e confortável, e por isso é possível ficar sentado calmamente durante vinte minutos duas vezes por dia. Quando praticado regularmente, este programa dissolve o estresse cumulativamente, e com o tempo, você sente cada vez menos estresse e nervosismo. Como resultado natural da diminuição do estresse, a mente se aquieta quando você está meditando e você não sente a necessidade de se levantar e de se mexer. A experiência de quietude e paz se encarrega da inquietação.

Com a prática contínua, a ansiedade fica menos importante na vida de uma pessoa; o indivíduo começa a tomar decisões melhores no dia a dia, já que é mais capaz de lidar com o estresse. Com o tempo, uma pessoa fica cada vez mais livre do estresse. O agradável sobre a técnica da MT é que, mesmo que a pessoa seja altamente ansiosa, ainda assim será capaz de meditar facilmente e sem esforço. Ao contrário de outras técnicas de meditação, que muitas vezes envolvem concentração, a MT é uma técnica simples, natural e que não exige nenhum esforço.

P: Se eu me forçar para ficar sentado e quieto, não vou me sentir ainda mais ansioso?

Dr Krag: Estudos comprovam que alguns tipos de “técnicas de relaxamento”, na verdade, fazem com que uma pessoa com transtorno de ansiedade torne-se ainda mais ansiosa. No entanto, milhares de pessoas que lidam com ansiedade durante muitos anos, conseguem aprender a técnica da Meditação Transcendental e por consequência, reduzir a ansiedade. Com orientação adequada de um instrutor de MT, é possível sentir uma sensação de calma bastante incomum e agradável. Se você tem pensamentos, então, com certeza você pode aprender a técnica da Meditação Transcendental.

P: Eu sou muito ocupado, e mesmo que eu aprendesse a Meditação Transcendental, acho que não teria tempo para praticar.

Dr Brooks: Todos nós precisamos ter tempo para recarregar as baterias. Todos nós temos tempo para dormir, para comer, para tomar banho, todos os dias. A técnica da Meditação Transcendental previne que o estresse se acumule lentamente ao longo do tempo e evita que ele interfira na sua capacidade de desfrutar a vida. É uma forma do corpo e da mente obter um nível profundo de repouso e de se tornar cada vez mais imune ao estresse. A vida passa a ser uma experiência de crescimento, desejamos novas experiências. Você será capaz de lidar facilmente devido ao repouso adequado, ao aumento de energia e a maior integração da mente e do corpo. O tempo necessário à meditação é pequeno, mas vale a pena.

Jim Brooks Doutor em Medicina, psiquiatra. Formou-se na Wayne State University School of Medicine, em Detroit, e fez residência em psiquiatria na University of Colorado Medical Center. Atualmente atua em vários centros de saúde mental em Iowa, e tem consultório em Fairfield, Iowa. Além disso, Dr. Brooks tem interesse especial em tratamentos alternativos e complementares em saúde preventiva. Médico brilhante da Maharishi Ayurveda Health há 30 anos, e pratica Acupuntura Clássica dos Cinco Elementos. É autor de Ayurvedic Secrets to Longevity and Total Health Secrets (Segredos da Ayurvédica para Longevidade e Segredos da Saúde Completa), Prentice Hall, 1996 e publicou um estudo sobre os benefícios da Meditação Transcendental no tratamento de Transtorno de Estresse Pós-Traumático (Journal of Counseling and Development, 1985).

James Krag Doutor em Medicina, membro da Associação Americana de Psiquiatria, presidente da Sociedade de Psiquiatria da Virgínia e foi presidente da Associação de Psiquiatras da Virgínia durante quatro anos. Atualmente é diretor-médico do Liberty Point, um programa de tratamento domiciliar para adolescentes com problemas psiquiátricos.

 

 

 

 

Fontes das pesquisas:
Journal of Alternative and Complementary Medicine (2013;19(10):1-12)
Journal of Clinical Psychology 45: 957–974, 1989
Journal of Counseling and Development 64: 212–215, 1985

 

Nos últimos 40 anos houve mais de 340 estudos científicos, revisados por pares, publicados em revistas independentes de institutos de pesquisas, como, American Heart Association e National Institutes of Healt (NIH), sendo que este último disponibilizou 26 milhões de dólares para estudar os efeitos da Meditação Transcendental.
A pesquisas comprovam os benefícios da MT em várias áreas da saúde. Por exemplo os níveis de cortisol no sangue tem uma redução 30% com apenas 20 minutos de prática de Meditação Transcendental. Simultaneamente os níveis de serotonina (neurotransmissor da felicidade) e também de prolactina aumentam.
Outras pesquisas mostram também redução significativa da pressão arterial, colesterol e diminuição do risco de ataques cardíacos, AVC e ateroscleroses.

Os pacientes com estresse pós-traumático que aprenderam a técnica de Meditação Transcendental mostraram uma redução significativa na ansiedade em comparação com aqueles que seguiram a psicoterapia. (P <0,005)

Um estudo realizado na Sumitomo Heavy Industries pelo Instituto Nacional de Saúde Industrial do Japão descobriu que os 427 trabalhadores que aprenderam o programa de Meditação Transcendental sofreram menos ansiedade em comparação com um grupo de 308 trabalhadores no mesmo local de trabalho. A redução da ansiedade não foi o objetivo do estudo, foi simplesmente um efeito colateral como parte de uma melhoria mais global.

A partir de uma meta-análise estatística dos resultados de 146 estudos independentes, foi constatado que a técnica de Meditação Transcendental é mais efetiva na redução da ansiedade do que a técnicas de concentração ou contemplação.

Os criminosos em uma prisão de alta segurança que aprenderam a técnica da Meditação Transcendental mostraram uma diminuição do nível geral de ansiedade em comparação a um grupo de controle equivalente.

Os jovens que estiveram no tribunal por infringir a lei mostraram uma diminuição significativa no seu nível de ansiedade depois de aprender a técnica de Meditação Transcendental.

Empregados de uma agência governamental de alta segurança que aprendeu o programa de Meditação Transcendental mostraram menos ansiedade do que um grupo de controle de trabalhadores que participaram de um programa de gerenciamento de estresse.

Os funcionários que aprenderam o programa Meditação Transcendental foram revistos após três anos. Houve uma redução na ansiedade de longo prazo em comparação com indivíduos de controle que participaram de um programa de gerenciamento de estresse.

Após três meses de treinamento regular de Meditação Transcendental, executivos e funcionários mostraram menos ansiedade do que grupos de controle nos mesmos locais de trabalho.

Um estudo de 263 praticantes de Meditação Transcendental mostrou uma diminuição significativa nos medicamentos prescritos, incluindo analgésicos, em comparação com um grupo controle.

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