Ansiedade - Meditação Transcendental
Loading...

Ansiedade

Na redução da Ansiedade, a Meditação Transcendental é mais eficaz do que os tratamentos convencionais como: relaxamento, psicoterapia ou administração do estresse.

Imagine a sensação de uma criança indo para casa, correndo para os braços de sua mãe. A criança sente-se segura, tranquila e acolhida, e toda sua ansiedade desaparece. Essa é a sensação da transcendência para a maioria das pessoas.

A ansiedade é, muitas vezes, relacionada a tensões e estresses profundamente enraizados no nosso sistema nervoso, os quais não estão ao alcance das terapias convencionais, por meio de, por exemplo, relaxamento ou psicoterapia. A transcendência conduz a mente para níveis mais profundos, ativando o poder de o corpo e a mente se curarem das mais profundas tensões (veja o que os médicos dizem sobre a MT) A ansiedade e o medo desaparecem espontaneamente como se fosse um efeito colateral do sentimento de estar voltando para casa: uma transformação positiva e holística que beneficia todas as áreas da vida.

O Instrutor Certificado, Renoe Valério, fala sobre os efeitos da MT na Ansiedade.  
 

Meta-análise de 16 testes clínicos sobre a MT, de forma randômica.

Um relatório recente sobre 16 estudos muito respeitados sobre a MT realizados em 1295 indivíduos chamou atenção para a importante redução na ansiedade em geral, especialmente naqueles com um nível elevado de ansiedade. Pessoas com um nível de 90% na escala da ansiedade  (mais de 90% da população em geral sofre de ansiedade elevada) obtiveram, em média, um progresso de 57% após aprenderem a técnica (o esperado seria cerca de 50%). As maiores mudanças ocorreram nas primeiras 3 a 4 semanas de prática da MT. Considerando-se que a cura para a ansiedade é difícil de acontecer, esses resultados são realmente impressionantes. Ref. “Journal of Alternative and Complementary Medicine”, v. 19, n. 10, 2013, p. 1-12.

Meditação Transcendental comparada a outras técnicas de meditação ou de relaxamento.

Cientistas da Stanford University compararam os efeitos de diferentes técnicas de meditação na ansiedade, a maior análise comparativa sobre a meditação já feita até hoje. Foram incluídos nesse trabalho 146 diferentes estudos científicos, 35 deles sobre a MT (veja pesquisas científicas sobre MT e ansiedade).

Ref. “Journal of Clinical Psychology”, v. 45, 1989, p. 957-974.

 

Essa análise demonstrou que a maioria das técnicas de meditação e de relaxamento tem um efeito um pouco melhor do que o efeito placebo (pessoas orientadas a se sentarem e a fecharem os olhos). Apenas a Meditação Transcendental tem um efeito significativamente melhor (p <0,001), em média duas vezes mais eficaz do que outras técnicas pesquisadas. Outro detalhe importante: quanto maior o tempo de prática da técnica da MT, maiores serão os benefícios alcançados: essa é a diferença entre o relaxamento e a verdadeira transcendência.

Tratamento da ansiedade: A Meditação Transcendental comparada à psicoterapia.

Um estudo da University of Colorado Medical Center, em Denver, EUA, comparou a eficácia da Meditação Transcendental com a psicoterapia a que foram submetidos pacientes internados com Distúrbio de Estresse Pós-Traumático. Diferentes distúrbios foram estudados, incluindo a ansiedade.(veja médicos respondem sobre MT  ansiedade).

Ref. “Journal of Counseling and Development”, v. 64, 1985, p. 212-215.

 

Após 3 meses, os praticantes da MT apresentaram melhoras significativas em todas as áreas estudadas:

– Depressão
– Estresse Pós-Traumático
– Ansiedade
– Distúrbio Emocional
– Abuso de Álcool
– Insônia
– Trauma Familiar

No entanto, o grupo que fez psicoterapia não apresentou melhora significativa em nenhuma área. Se a técnica da Meditação Transcendental pode ser usada por pacientes com sintomas severos de estresse traumático (os pacientes eram veteranos de guerra), talvez seja seguro afirmar que o tratamento em qualquer pessoa é eficaz, desde que os sintomas não sejam tão graves ou profundamente enraizados.


Além de reduzir a Ansiedade, a Meditação Transcendental promove o prazer de viver uma vida mais plena e satisfatória é o que mais nos proporciona alegria.
O melhor de tudo isso é que nos tornamos cada vez mais autorreferentes e autossuficientes em nossa busca por plenitude. Sem remédios, crenças limitadoras ou pré-conceitos.
Permitimos que a mente guiada por sua própria natureza, mergulhe em si mesma, em nosso Ser puro, fonte de toda a criatividade, inteligência, riqueza, felicidade e poder, e é tudo o que nós realmente buscamos na vida.

Uma técnica fácil, agradável e natural. Se você é capaz de pensar, será capaz de praticar.

“A mudança começa dentro”

Artigos Relacionados