Veja testemunhos de médicos sobre como a MT é uma prática que pode mudar vidas e ajudar a viver com mais plenitude

Em um cenário em que a ansiedade, o medo, o pânico e a depressão ganham espaço diante de tantas adversidades as quais não controlamos, a busca por alicerces que possam nos acalmar e trazer clareza mental é cada vez mais frequente.

A Meditação Transcendental é um desses alicerces — uma técnica que não precisa de concentração nem esforço: basta sentar-se por 20 minutos confortavelmente, de olhos fechados, e deixar sua mente ir em sua direção natural, dentro de si.

Não imagino minha vida sem a Meditação Transcendental

Eu vejo o impacto de uma vida sem meditação, porque minha vida acaba se tornando um caos

É um presente para a gente (…) eu não tenho como categorizar minha vida antes e depois da MT

Esses são alguns depoimentos de médicos que viram na MT uma possibilidade de viver uma vida mais tranquila, sabendo lidar com problemas e sendo resilientes frente a eles. Confira os vídeos na íntegra:

Medo e ansiedade

O medo pode ser gerador de muitos transtornos psicológicos, como a própria ansiedade. Hoje, quase todos vivemos com medo de algo: da incerteza da vida, do escuro, de altura, dos problemas no trabalho, da morte, entre outras angústias.

No entanto, o que difere uma pessoa que tem controle de seu medo daquela que não tem é justamente a capacidade de não deixar que tal medo afete sua vida a ponto de fazer com que ela deixe de realizar aquilo que gostaria por receio das consequências.

Ao não procurarem auxílio, os indivíduos que deixam espaço para o medo excessivo em suas vidas podem, até mesmo, desenvolver fobias, inclusive de sair de casa. Tornam-se sujeitos com medo da vida.

Nesse sentido, o medo e a ansiedade, desenvolvida pelo excesso de receio de que algo ruim possa acontecer, são como uma pedra no meio do caminho — caminho esse que pode ser trilhado com paz, leveza e clareza mental. Com foco, produtividade, resiliência frente às adversidades.


Pânico e depressão

O transtorno de pânico atinge de 2% a 4% da população mundial, de acordo com a OMS. Em um país com as proporções do Brasil, isso revela uma grande parte de indivíduos lidando com as consequências de uma doença que, se não tratada, pode levar a outras e, assim, perdurar o ciclo de sofrimento.

Já quanto à depressão, de acordo com estudo epidemiológico, a prevalência de depressão ao longo da vida no Brasil está em torno de 15,5%. As causas variam: vão desde fatores genéticos a episódios ocorridos ao longo da vida, e os fatores de risco, aos quais se deve prestar atenção, englobam transtornos psiquiátricos; estresse; ansiedade; disfunções hormonais; dependência de álcool e drogas ilícitas; traumas psicológicos e conflitos conjugais.

Para lidar com o externo, entretanto, é preciso que saibamos mergulhar, primeiro, em nós mesmos, o que evidencia a importância da técnica da Meditação Transcendental, que te leva a um lugar dentro de si — calmo, cheio de paz e que está disponível para você 24h por dia: basta acessá-lo quando for preciso.

Como a MT reduz a depressão, a ansiedade, o medo e o pânico

A MT é uma técnica de meditação simples, natural e que não demanda esforço. Apesar disso, faz você alcançar um nível de repouso muito profundo, chamado repouso em alerta, em que há a regulação natural de hormônios e neurotransmissores, principalmente do cortisol e da serotonina.

Ao reequilibrar esses elementos bioquímicos, os sintomas associados à depressão e à ansiedade melhoram e dão lugar ao bem-estar, à paz interior e à sensação de satisfação.

Agende uma palestra gratuita e veja como viver mais disposto!