Como aprender

Colesterol

prática da MT duas vezes ao dia, o efeito na redução do colesterol é maior do que por mudanças na dieta ou no estilo de vida.

Com apenas 20 minutos de prática da Meditação Transcendental duas vezes ao dia, o efeito na redução do colesterol é maior do que os gerados por mudanças na dieta ou no estilo de vida.

A Meditação Transcendental controla as taxas de colesterol

Embora a taxa do colesterol dependa de hábitos alimentares, uma pesquisa mostra que o estresse desempenha um papel muito maior do que se pensava anteriormente. Quando o funcionamento normal do organismo é perturbado por tensões acumuladas, a taxa do colesterol pode aumentar.
Por outro lado, quando ativamos o poder de cura do corpo por meio da transcendência, conseguimos um efeito muito maior sobre o colesterol do que o alcançado apenas por mudanças no estilo de vida.

Pesquisa científica

Dois estudos diferentes mediram o efeito da Meditação Transcendental sobre o Colesterol

verificou que a taxa de colesterol total diminuiu 30 mg/dl após 1 ano de prática da Meditação Transcendental

Um estudo foi realizado no Kaiser Permanent Medical Center, em Oakland, Califórnia, pelo qual se verificou que a taxa de colesterol total diminuiu 30 mg/dl após 1 ano de prática da MT (p<.005 and p<.001). O grupo de controle, que recebeu orientação a respeito da necessidade da mudança de hábitos alimentares e do estilo de vida para reduzir o colesterol não apresentou redução significativa. Não estavam previstas mudanças no estilo de vida ou de hábitos alimentares para os indivíduos do grupo da MT, apenas a prática da técnica por 20 minutos duas vezes ao dia.

Disponível em https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/0097840X.1979.10545991 Acesso em 5 de junho de 2018. Harefuah, the Journal of the Israel Medical Association, 95(1): 1–2

Dr. Oz: A única chance de redução de 30 mg do colesterol é por meio de medicação.

Em uma palestra sobre o efeito da Meditação Transcendental nos fatores de risco de doenças cardíacas, Dr. Mehmet Oz, o cardiologista mais influente do mundo, afirmou que a redução de 30 mg do colesterol só pode ser alcançada por meio de medicação, quase sempre com efeitos colaterais. Para o grupo da Meditação Transcendental que baixou a taxa de colesterol, houve “benefícios colaterais”: mudanças profundas em todas as áreas da vida, mais saúde e bem-estar geral, desenvolvimento do potencial cerebral, relacionamentos melhores etc.

Depoimento de um praticante de MT

“Comecei a praticar a Meditação Transcendental para controlar meu estresse; não tinha a intenção de reduzir o colesterol. No entanto, depois de um mês e meio de prática, meu colesterol LDL havia reduzido naturalmente de 175 para 159, e o geral, de 230 para 214.
Meu médico ficou bastante impressionado e me perguntou se eu tinha mudado meus hábitos alimentares ou se estava fazendo exercícios. Na verdade, foi a MT que me ajudou.”

Christophe Sempels, 36 anos

Médicos respondem

Os médicos Kaplan, Molina e Schneider, especialistas na área de doenças cardiovasculares, com anos de experiência sobre os efeitos da MT nesta área, respondem a algumas perguntas sobre o colesterol.

A técnica da MT pode ajudar no controle do açúcar no sangue e do colesterol? E o sobrepeso?

Dr Kaplan: Há evidências em um estudo científico publicado na “Archives of Internal Medicine”, de 2006, que a técnica da MT pode reduzir os componentes da “síndrome metabólica”, uma das principais causas de alguns problemas de saúde e de morte prematura. Os pacientes com síndrome metabólica estão normalmente acima do peso, apresentam pressão arterial alta, taxas elevadas de açúcar no sangue e de triglicerídeos, e valor baixo de HDL (colesterol bom).

O Programa de Meditação Transcendental pode baixar o colesterol ruim?

Dr Molina: Em um estudo publicado na revista “Israeli Medical Association”, pesquisadores relatam uma queda significativa nas taxas do colesterol total em pessoas que praticam a técnica da Meditação Transcendental. Então, sim, essa técnica é uma forma eficaz de reduzir o colesterol total.

Hoje em dia, destaca-se muito a importância em baixar o colesterol, portanto há muitas propagandas na TV de medicamentos para controlar o colesterol. No entanto, precisamos observar que a pressão alta é o fator de maior risco que pode causar o acidente vascular cerebral e doenças cardíacas. Muitas pesquisas apresentam de forma coerente uma queda da pressão arterial nas pessoas que praticam a técnica da Meditação Transcendental. Por isso, não devemos subestimar o poder de redução da pressão arterial de qualquer pessoa, mesmo que tenha ou não colesterol alto.

Q: Eu uso a estatina há vários anos. Eu consigo para de consumi-la com a prática da técnica da Meditação Transcendental?

Dr Schneider: É possível. Dois estudos relatam a redução do colesterol sérico devido à prática da técnica da Meditação Transcendental. Porém, é recomendável seguir o conselho de seu médico ou de um profissional de saúde antes de mudar quaisquer medicamentos ou outras formas de tratamento.

Dr Molina: Conseguiria sim. O programa de Meditação Transcendental é associado à queda nas taxas do colesterol total em diversas pesquisas, mas nunca houve um estudo oficial mais extenso sobre o uso da estatina. Portanto, para as pessoas que dela necessitam, por exemplo alguém que tenha sofrido ataque cardíaco, eu não indicaria somente o Programa de Meditação Transcendental no lugar da estatina; nesses casos, recomendo que a técnica da Meditação Transcendental seja usada em conjunto com a estatina e não no lugar dela. A técnica da Meditação Transcendental é um complemento bastante poderoso, na verdade pode ser mais poderoso do que a estatina, mas ainda não há dados científicos que apresentem resultados dessa substituição.