Como aprender

Cigarro

A Meditação Transcendental é comprovadamente muito eficaz para remover um vício em sua origem

Parar de fumar é difícil, muito difícil, em razão de o vício estar profundamente arraigado na mente e no corpo; a maioria dos métodos para deixar de fumar tem pouco resultado, visto que eles tentam mudar algo somente na superfície.

A Meditação Transcendental é de 2 a 8 vezes mais eficaz do que qualquer outro método já estudado.

A Meditação Transcendental traz a mente de volta à sua fonte, ao nível mais profundo de nossa consciência. É comprovadamente muito eficaz para remover um vício em sua origem, pela mesma razão de ser bastante efetivo em tantos outros problemas contra os quais os métodos atuais são impotentes (TEPT). Ao trazermos a mente de volta para casa, onde ela naturalmente se sente bem novamente, não precisamos mais fumar para nos sentirmos bem. Ao mesmo tempo, em virtude de a transcendência ativar o poder de auto regeneração do organismo, o que permite a remoção do vício no nível físico, os fumantes notam naturalmente menos vontade de acender um cigarro; eles não tentam parar de fumar: o desejo de fumar desaparece por si só.

Pesquisa científica sobre a MT e o cigarro.

Durante os últimos 40 anos, 12 estudos sobre a Meditação Transcendental realizado com 4.000 indivíduos pesquisaram o efeito da transcendência no comportamento de fumantes. Para obter uma imagem confiável sobre a eficácia da Meditação Transcendental, os pesquisadores compararam o resultado médio desses 12 estudos com o resultado médio de todos os outros métodos contra vícios em tabaco que nunca foram cientificamente estudados (115 estudos sobre outros métodos).

o resultado da Meditação Transcendental é de 2 a 8 vezes maior do que todos os outros métodos já pesquisados.

Os outros métodos foram subdivididos em 5 categorias: educação preventiva (sensibilização das pessoas para os perigos do tabagismo), livros de autoajuda e folhetos, terapia, produtos de reposição de nicotina (goma de mascar ou adesivos) e tratamentos não convencionais (acupuntura, hipnose, meditação e outras formas de relaxamento). A comparação demonstrou que o resultado médio da Meditação Transcendental é de 2 a 8 vezes maior do que todos os outros métodos já pesquisados.
Ref. “Alcoholism Treatment Quarterly”, v. 11, 1994, p. 13-87.

Quanto mais tempo se pratica a MT, menor será a necessidade de fumar

Assim como os vícios em álcool e em drogas, diversos estudos sobre a dependência do tabaco confirmaram a experiência de praticantes de Meditação Transcendental. Quanto mais frequente for a prática, menor será a necessidade de fumar.

Se a pessoa realmente tem a intenção de parar, o efeito é geralmente muito mais forte.

No estudo realizado em 1.862 praticantes da MT conduzido por pesquisadores da Harvard Medical School, o número total de fumantes entre os praticantes da técnica reduziu em 50% após 10 meses. Se observarmos detalhadamente os resultados, de longe, há uma maior diminuição na categoria “usuário grave” (azul escuro, com uma diminuição de quase 80%). Portanto, na experiência geral com a técnica da Meditação Transcendental, o resultado é maior para aqueles que mais dela necessitam.
Ref. “Drug abuse: Proceedings of the International Conference”. Philadelphia, 1972, p. 369-376.

Nota: Este não foi um estudo onde as pessoas aprenderam a MT com a intenção de parar de fumar, pois os pesquisadores apenas observaram o comportamento natural de 1.800 praticantes da MT após certo período de prática. Se a pessoa realmente tem a intenção de parar, o efeito é geralmente muito mais forte.

a prática da técnica da Meditação Transcendental para ajudar as pessoas a atingirem esse objetivo

O resultado aumenta à medida que se pratica regularmente a técnica da MT em nítido contraste a todos os outros métodos pesquisados. A meta-análise anterior mostra que entre aqueles que concluíram com êxito o tratamento para a dependência de tabaco por meio de outros métodos, quase dois terços tiveram recaída após 3 meses (de 100% abstêmios a 35% após 3 meses); após 12 meses, quase 80% reincidiram (22% abstinentes). Isso mostra, mais uma vez, como é difícil para um viciado em tabaco livrar-se desse hábito e como é bem-sucedida a prática da técnica da Meditação Transcendental para ajudar as pessoas a atingirem esse objetivo.

Pesquisas científicas

Meditação Transcendental comparada a outros métodos

o estudo apontou uma redução do uso do cigarro entre aqueles que praticam o Programa de Meditação Transcendental

Uma meta-análise de todos os estudos científicos sobre o Programa de Meditação Transcendental relacionados ao tabagismo foi comparada à meta-análise de programas de tratamento e prevenção tradicionais contra o fumo. Embora esse programa não envolva qualquer orientação sobre mudanças no estilo de vida ou hábitos, o estudo apontou uma redução do uso do cigarro entre aqueles que praticam o Programa de Meditação Transcendental.

Trabalhadores de fábricas param de fumar naturalmente

o objetivo do estudo não fosse auxiliar os praticantes a pararem de fumar, foi observado esse efeito colateral natural.

Um estudo realizado nas Sumitomo Heavy Industries, conduzido pelo Japanese National Institute of Industrial Health, encontrou um aumento no número de funcionários que deixaram de fumar entre o grupo de 427 colaboradores que haviam aprendido o Programa Meditação Transcendental, em comparação a 308 colaboradores do grupo controle do mesmo local de trabalho. Ainda que o objetivo do estudo não fosse auxiliar os praticantes a pararem de fumar, foi observado esse efeito colateral natural.

Redução de cigarro e de consumo de álcool entre diretores e funcionários

prática regular do Programa de Meditação Transcendental, os funcionários diminuíram o consumo de cigarro e álcool

Um estudo entre diretores e funcionários da indústria automotiva nos EUA descobriu que, após três meses de prática regular do Programa de Meditação Transcendental, os funcionários diminuíram o consumo de cigarro e álcool, em comparação ao grupo de controle do mesmo local de trabalho. Apesar de não ser objetivo do estudo, foi observada a redução do consumo desses produtos.

Médicos respondem

Médicos respondem a perguntas sobre a relação entre a MT e o abandono do Tabagismo

Uma das principais causas de doenças do coração é o tabagismo. Como a técnica da Meditação Transcendental pode ajudar as pessoas a pararem de fumar?

Dr Schneider: O tabagismo representa, de fato, grande risco para o desenvolvimento de doenças cardíacas, do câncer de pulmão e de muitas outras condições que levam à morte, a doenças ou a incapacidades. Na verdade, ele é considerado a principal causa de morte atualmente, de acordo com o Surgeon General, nos Estados Unidos.

Embora seja realmente difícil para os médicos convencer seus pacientes a pararem de fumar, o Programa de Meditação Transcendental é bastante eficaz em ajudar as pessoas a deixar de fumar.

Em uma meta-análise publicada no Alcohol Treatment Quarterly e na revista Health Promotion sobre todas as pesquisas disponíveis sobre a interrupção do fumo, a técnica da Meditação Transcendental mostrou ser duas vezes mais eficaz para ajudar as pessoas a pararem de fumar em comparação aos outros tratamentos, incluindo terapia farmacológica, aconselhamento individual e kits de autoajuda. Esse resultado é muito significativo para 25-30% da população de fumantes.

Mesmo que eu aprenda a técnica da Meditação Transcendental, ainda terei que me esforçar arduamente para deixar de fumar?

Dr Krag: Eu não acredito que seus instrutores de MT o ensinem a parar de fumar: eles irão ensinar a Meditação Transcendental. No entanto, ao praticar regularmente a técnica, eu acho que você não se interessará mais em fumar. Basta meditar regularmente e você observará o que acontecerá: você terá uma boa surpresa!

Eu gosto de beber duas xícaras de café pela manhã. Será que vou ter que parar para aprender o Programa de Meditação Transcendental?

Dr Krag: Não será necessário, mas eu sugiro que você beba o café depois de meditar. Ao longo do tempo, talvez você não sinta “necessidade” ou queira beber menos café, não só na parte da manhã, como também durante o dia.

James Krag, Doutor em Medicina, é membro da American Psychiatric Association, presidente da Psychiatric Society of Virginia e ex-presidente da Virginia Association of Community Psychiatrists. Também é diretor-médico do Liberty Point, programa de tratamento em domicílio que atende adolescentes com problemas psiquiátricos.

Robert Schneider, Doutor em Medicina, recebeu mais de US $ 20 milhões em bolsas do National Institute of Health (NIH) pela pesquisa pioneira sobre abordagens naturais para tratar doenças cardíacas. Dr. Schneider é autor de Total Heart Health e de mais de 100 artigos de pesquisa médica, com destaque em mais de 1.000 reportagens na mídia, incluindo a CNN Headline News, The New York Times e a revista Time.