Como aprender

Criatividade

praticantes de MT desenvolvem forte aumento da criatividade

Muitos praticantes famosos da Meditação Transcendental bem-sucedidos possuem uma enorme criatividade, e mencionam os efeitos da prática regular da MT no aumento da criatividade.

A criatividade está no cérebro

Criatividade, mais do que qualquer outro aspecto da vida, depende de quanto o cérebro é capaz de funcionar de modo coerente como um todo. No mundo científico, também é conhecida como “toda a criatividade cerebral”. A Meditação Transcendental, mais do que qualquer outra experiência pesquisada, aumenta a coerência no EEG promovendo desenvolvimento completo do potencial cerebral.

Muitos estudos importantes demonstram que praticantes de Meditação Transcendental desenvolvem forte aumento da criatividade. É bastante impressionante uma análise de três estudos individuais, realizados em Taiwan; dois deles apresentamos, a seguir:

Os alunos de MT também apresentaram redução significativa nos sintomas de estresse.

Em uma escola de Taiwan, 362 crianças foram divididas aleatoriamente em quatro grupos: um grupo de Meditação Transcendental e três grupos de controle, divididos em um grupo que podia tirar uma soneca, um grupo que praticou meditação contemplativa e um grupo que não recebeu qualquer instrução específica. Após um período de seis a 12 meses, avanços significativos foram observados no grupo de MT em todas as 5 escalas de capacidades intelectuais, incluindo a escala de “toda a criatividade cerebral”.

A diferença de crescimento em comparação aos grupos de controle foi tão grande e tão consistente, que o valor de p foi de 1 em 12,5 bilhões, p = 0,0000000008. (O que é um valor de p?). Os cientistas acham extraordinário o valor de 1 para 20 (p <0,05), pois quanto menor for o valor de p, mais impressionante é o resultado. Os alunos de Meditação Transcendental também apresentaram redução significativa nos sintomas de estresse.

Ainda mais impressionante é um experimento com alunos de escolas em que a MT faz parte do currículo escolar. As crianças que praticaram a Meditação Transcendental ao longo da vida escolar ganharam quatro vezes o campeonato mundial de Solução Criativa, do qual participaram os 100.000 alunos mais criativos do mundo. (veja MT na educação).

Pesquisas científicas

Crescimento acelerado da criatividade em alunos

Os alunos de MT também apresentaram redução significativa nos sintomas de estresse.

Em Taiwan, 362 alunos do ensino fundamental foram divididos aleatoriamente em quatro grupos: um grupo de MT e três grupos de controle, os quais foram distribuídos em: 1) um grupo de descanso, 2) um grupo que praticou meditação contemplativa e 3) um grupo que não recebeu atenção especial. Depois de um período de 6 a 12 meses, o grupo de MT apresentou melhora significativa em cinco escalas diferentes de capacidade intelectual, incluindo uma escala de “toda a criatividade cerebral”, em comparação aos três grupos de controle. A diferença de crescimento foi muito significativa e consistente, consequentemente o valor de p foi de 1 em 12,5 bilhões, p = 0,0000000008

Aumento da Criatividade em Estudantes do Ensino Fundamental

Alunos do ensino fundamental que aprenderam o programa de Meditação Transcendental apresentaram aumento de criatividade

Alunos do ensino fundamental que aprenderam o programa de Meditação Transcendental apresentaram aumento de criatividade após 14 semanas de prática, em comparação a estudantes do grupo de controle (p <0,001).

Aumento da Criatividade

Alunos que praticaram o programa MT-Siddhis durante nove meses apresentaram aumento da criatividade

Alunos que praticaram o programa MT-Siddhis durante nove meses apresentaram aumento da criatividade. Os entrevistados participaram de uma entrevista aberta e definiram criatividade como originalidade, espontaneidade e crescimento. Os entrevistadores imparciais procuravam obter informações sobre o que as pessoas valorizam na vida.

Aumento da Criatividade – Relação entre tempo da prática do Programa MT-Sidhi e aumento da criatividade

O tempo de prática do Programa MT-Siddhis foi associado tanto à inteligência, quanto à criatividade,

O tempo de prática do Programa MT-Siddhis foi associado tanto à inteligência, quanto à criatividade, considerando idade, sexo, educação, motivação e tempo de prática do programa de Meditação Transcendental.

Correlação entre o tempo de prática da técnica da MT e melhor funcionalidade cerebral

Entre 147 praticantes das técnicas de MT e MT-Siddhis, foi encontrada uma associação significativa entre o tempo de prática da MT e altos índices de: memória visual, inteligência não verbal, criatividade, domínio da independência, velocidade de resposta, velocidade sensorial, velocidade na motricidade. Quanto mais tempo de prática das técnicas de MT e MT-Siddhis, maior a pontuação, o que indica que a Meditação Transcendental exerce influência positiva sobre todos estes fatores. Ref. Scientific Research on Maharishi’s Transcendental Meditation, Collected Papers Vol 3, 257, pp 1954-1966.