Como aprender

Educação

A Meditação Transcendental e o verdadeiro propósito da educação: o pleno desenvolvimento da criança e do adolescente

A Meditação Transcendental e o verdadeiro propósito da educação: o pleno desenvolvimento da criança e do adolescente.

Nesta página, você encontrará:

– Referências sobre o sucesso da MT na educação;
– Um resumo dos 32 estudos e pesquisas científicas sobre a MT na educação;
– Por que a MT é o segredo das escolas mais bem-sucedidas do mundo;
– Alguns vídeos sobre nosso Projeto Educação Baseada na Consciência.
– Um chamado às escolas Brasileiras para a ação.

Algumas referências sobre o sucesso da MT na educação

– O New York Times colocou no topo de sua lista de melhores ideias de 2005 (veja o artigo do NY Times sobre Bem-Aventurança Autorizada). Esse é apenas um dentre as dezenas de artigos publicados na mídia sobre os efeitos da MT nas escolas.

700 escolas já adotaram a MT e cada vez mais os governos estão apoiando essa técnica. E o nosso Governo?

No Brasil, a MT faz parte do programa Mais Educação, do Ministério da Educação, desenvolvido em 60.000 escolas como atividade que estimula o funcionamento do cérebro, a inteligência e a criatividade, contribuindo para aprendizagem dos estudantes (apartado 4.5 do Manual Mais Educação).

Projeto EBC – Meditação Transcendental no Brasil

Os 20.000 funcionários do sistema de educação de São Francisco fizeram um apelo apaixonado para introduzir a MT em todas as escolas dos Estados Unidos, depois do excelente resultado de um grande número de pesquisas realizadas sobre a prática em sua própria cidade (para mais informações e o vídeo sobre essa apresentação, veja MT em São Francisco).

O verdadeiro propósito da educação: o pleno desenvolvimento da criança.

A Meditação Transcendental realiza o verdadeiro propósito da educação de uma maneira muito simples: desenvolve plenamente a criança em vez de sobrecarregá-la com excesso de informações que, com frequência e muito rapidamente, se tornam ultrapassadas.
Na seção sobre o desenvolvimento cerebral, você poderá ler sobre como a experiência da Meditação Transcendental promove o desenvolvimento total do cérebro, permitindo que o QI e a criatividade de crianças meditantes aumentem muito mais rapidamente que o de outras crianças.; além disso, os sintomas do TDAH (Transtorno por Déficit de Atenção e Hiperatividade) desaparecem espontaneamente, bem como ocorre redução e desaparecimento da violência e do bullying.

O desenvolvimento da criança ultrapassa o potencial cerebral. Existem outros aspectos, igualmente importantes, em que a experiência da Meditação Transcendental surge para ter um efeito ainda maior: autoconfiança, raciocínio moral e capacidade de desenvolver relacionamentos harmoniosos com os demais; saúde mental e equilíbrio; e saúde física. O conjunto de todos esses aspectos criam uma vida bem-sucedida; ao mergulhar na fonte da vida (ao que a transcendência conduz), todos esses aspectos melhoram simultaneamente.

Pesquisa Científica

Recentemente, o efeito da prática da Meditação Transcendental como parte do sistema de educação foi pesquisado pelo Distrito Escolar Unificado de São Francisco, nos Estados Unidos. Eles analisaram aproximadamente vinte fatores diferentes, cujos resultados mostraram que houve uma redução significativa do medo, da depressão e da insônia; nos estudantes e nos professores, ocorreu melhora da capacidade de lidar com problemas, diminuição de faltas e ausências, e uma redução espetacular da violência e do bullying nas escolas em que a técnica da MT foi adotada.

Projeto EBC – Meditação Transcendental na Tailândia

Todos os efeitos da MT na educação foram comprovados por dezenas de estudos e pesquisas científicas.

Esses são apenas alguns resultados das dezenas de pesquisas sobre os efeitos da Meditação Transcendental nos estudantes. Veja a matéria completa e algumas referências sobre as pesquisas (32 estudos) em Pesquisa sobre a MT na educação.

Esses estudos confirmam que todos os efeitos da MT demonstrados pelas pesquisas para os adultos são ainda mais evidentes nos estudantes. As pesquisas revelam:

– Aumento da inteligência e criatividade
– Melhor desempenho acadêmico
– Diminuição do stress na escola
– Diminuição da sonolência
– Memória mais ampla
– Rápido aprendizado de novos conceitos
– Melhor comportamento dos alunos
– Maior apreciação dos outros
– Aumento da autoconfiança
– Maior autorrealização
– Mais energia
– Melhora dos valores morais
– Melhora da saúde física

Projeto EBC – Meditação Transcendental no Oriente Médio

O segredo da escola mais bem sucedida do mundo

O melhor exemplo do que exatamente a Meditação Transcendental pode fazer para a educação é provavelmente uma pequena escola em Iowa, EUA. A Escola Maharishi para a Era da Iluminação (MSAE, na sigla em inglês) de Ensino Fundamental e Médio foi criada há 30 anos como um projeto para demonstrar os efeitos da Meditação Transcendental sobre o pleno desenvolvimento da criança. A ideia era de que ela pudesse praticar a técnica como parte do currículo escolar. O projeto tornou-se um enorme sucesso.

A Escola foi criada há 30 anos para demonstrar efeitos da Meditação Transcendental sobre o pleno desenvolvimento da criança

Algumas escolas de alto nível geralmente mantêm a sua reputação somente ao admitir os melhore alunos, ao passo que a MSAE admite todos aqueles que desejam nela entrar. Apesar disso, os formandos são aprovados com as melhores notas nos exames acadêmicos padronizados dos EUA e 95% deles seguem para o Ensino Superior.

A escola participa regularmente dos campeonatos do estado com mais de 500 alunos de outras escolas de Iowa, o qual possui o nível mais elevado de Educação Fundamental dos Estados Unidos (não é muito fácil ganhar essas competições). Esses estudantes vencem, com muita frequência, os campeonatos de várias matérias, como esporte, teatro, ciências e artes. (Veja o videoclipe MSAE, no final desta página).

Os resultados mais impressionantes até o momento são os de campeonatos que avaliam a criatividade. Todos os anos, os alunos participam do Campeonato Internacional para Soluções Criativas de Problemas contra outros 100.000 estudantes mais criativos do mundo. Eles já venceram 4 deles e ficaram na lista dos 10 mais várias vezes. Não existe uma única escola no mundo que tenha alcançado esses resultados.

O Dr. Ashley Deans, diretor da MSAE, esteve na Bélgica recentemente para ministrar palestras sobre a MT na educação. Houve a participação de mais de 2.500 profissionais da área, entre eles diretores, professores, pais e outras pessoas interessadas; várias escolas estão no processo de dar os primeiros passos para a implementação do programa de MT.

Projeto EBC – Meditação Transcendental nos EUA

Cada vez mais celebridades apoiam a MT na educação.

Fundação David Lynch para levar a Meditação Transcendental a escolas e adotado também em presídios

David Lynch, diretor de cinema de Hollywood que pratica a Meditação Transcendental há quase 40 anos, ficou tão impressionado depois de uma visita à MSAE que criou a Fundação David Lynch para levar a Meditação Transcendental a outras escolas. Recentemente, o programa foi expandido e adotado também em presídios e por desempregados. Entre outras celebridades que praticam a MT e apoiam a Fundação David Lynch, estão: Oprah Winfrey, Clint Eastwood, George Lucas, Martin Scorcese, Paul McCartney, Ringo Star, Moby, Sheryl Crow, Eddie Vedder, Jerry Seinfeld, Russel Brand e Katy Perry.

Graças à fundação, estudantes de mais de 700 escolas públicas e particulares ao redor do mundo conseguiram aprender a técnica da Meditação Transcendental. Somente nos Estados Unidos, há mais de 1.000 escolas na lista de espera para implementar o programa o mais rapidamente possível. O objetivo é iniciar, o quanto antes, esse projeto de educação também na Bélgica, país em que a Fundação David Lynch está preparada para cobrir parte dos custos de instrução da Meditação Transcendental e do programa de MT Siddhis.

Pesquisas científicas

Desenvolvimento da Inteligência – Aumento do QI em Estudantes Universitários

Estudantes praticantes da Meditação Transcendental e do Programa MT Siddhis, apresentaram aumento significativo do QI

Estudantes universitários, praticantes da Meditação Transcendental de Maharishi e do Programa MT Siddhis, apresentaram aumento significativo do QI, embora já tivessem mais de 18 anos, por isso o aumento seria teoricamente impossível. O grupo de controle não apresentou avanços. A diferença entre o grupo de MT e o grupo de controle foi p <0.

Crescimento acelerado da criatividade em alunos

o grupo de Meditação Transcendental apresentou melhora em escalas de capacidade intelectual, incluindo criatividade cerebral

Em Taiwan 362 alunos do ensino fundamental foram divididos aleatoriamente em quatro grupos: um grupo de MT e três grupos de controle, divididos em 1) um grupo de descanso, 2) um grupo que praticou meditação contemplativa e 3) um grupo que não recebeu atenção especial. Depois de um período de seis a 12 meses, o grupo de MT apresentou melhora significativa em cinco escalas diferentes de capacidade intelectual, incluindo uma escala de “toda a criatividade cerebral”, em comparação aos três grupos de controle. A diferença de crescimento foi tão significativa e tão consistente, que o valor de p foi de 1 em 12,5 bilhões, p = 0,0000000008. (O que é um valor de p?) Os alunos de MT também apresentaram diminuição significativa nos sintomas de estresse.

Melhores resultados entre os alunos

alunos que aprenderam a Meditação Transcendental apresentaram melhora em testes nacionais de matemática e de Inglês

Os alunos do Ensino Secundário que aprenderam a técnica da Meditação Transcendental de Maharishi duas vezes ao dia, no período do ano letivo, apresentaram melhora significativa em testes nacionais de matemática (p <0,001) e de Inglês (p<.005), em comparação aos alunos do grupo de controle.

Melhora do desempenho acadêmico

Alunos que aprenderam a Meditação Transcendental mostraram melhora significativa nos testes nacionais de capacidades básicas.

Alunos do ensino médio que aprenderam a técnica da Meditação Transcendental de Maharishi, em um ano acadêmico, mostraram uma melhora significativa nos testes padronizados nacionais de capacidades básicas.

Melhores resultados acadêmicos na universidade

estudantes que aprenderam Meditação Transcendental apresentaram aumento nos índices médios de testes

Os estudantes universitários que aprenderam a técnica da Meditação Transcendental de Maharishi apresentaram aumento significativo nos índices médios de testes (Grade Point Average) nos três períodos de testes acadêmicos subsequentes, em comparação aos estudantes do grupo de controle (p = 0,0003).

Correlação entre o tempo de prática da MT, resultados acadêmicos e QI

O tempo de prática da técnica da Meditação Transcendental de Maharishi foi associado a melhores resultados acadêmicos

O tempo de prática da técnica da Meditação Transcendental de Maharishi foi associado a resultados acadêmicos (r = 0,52, p <0,001) e QI (r = 0,59, p <0,01) entre estudantes do Ensino Médio de uma escola em que a técnica da Meditação Transcendental faz parte do currículo.

Taxa do crescimento de inteligência entre estudantes em Taiwan

Após um período de seis a 12 meses, o grupo de MT apresentou melhora em cinco escalas diferentes de capacidade intelectual

Em Taiwan, 362 alunos do Ensino Fundamental foram divididos aleatoriamente em quatro grupos: um grupo de MT e três grupos de controle, divididos em 1) grupo de descanso, 2) grupo de prática de meditação contemplativa e 3) grupo que não recebeu atenção especial. Após um período de seis a 12 meses, o grupo de MT apresentou melhora significativa em cinco escalas diferentes de capacidade intelectual, incluindo duas escalas de inteligência, “inteligência prática” p = 0,00009 e “inteligência fluida”, p = 0,001, em comparação aos três grupos de controle, além de diminuição no estresse.

Melhor Desempenho Acadêmico na Pós-Graduação

Alunos que aprenderam a Meditação Transcendental obtiveram melhor desempenho em seus exames depois de seis meses de prática

Alunos da Pós-graduação de engenharia que aprenderam o programa da Meditação Transcendental obtiveram melhor desempenho em seus exames depois de seis meses de prática, em comparação aos estudantes do grupo de controle. A distribuição de alunos entre os grupos foi feita de forma aleatória.

Aumento da Integração

alunos que aprenderam MT-Siddhis apresentaram melhor integração centradas em valores fundamentais de uma filosofia de vida

Os alunos que aprenderam o programa MT-Siddhis apresentaram melhor integração (definida como o grau de integração do sistema de avaliações da pessoa, ou seja, o quanto essas avaliações foram centradas em torno de um valor fundamental ou de uma filosofia de vida) em um período de nove meses. Esses conceitos foram avaliados por meio de entrevistas abertas , a fim de obter informações de forma imparcial sobre o que as pessoas valorizam na vida.

Menos problemas comportamentais na escola

os alunos que praticaram Meditação Transcendental apresentaram menos faltas, infrações às regras escolares e de suspensões.

Adolescentes com pressão arterial sistólica elevada foram divididos aleatoriamente em dois grupos: o que aprenderia a Meditação Transcendental e o que receberia apenas orientações sobre saúde. Após quatro meses, os alunos que praticaram o Programa de Meditação Transcendental apresentaram menos faltas escolares, diminuição de infrações às regras escolares e de suspensões.

Aumento da energia em estudantes

Alunos que aprenderam Meditação Transcendental apresentaram aumento nos níveis de energia após 14 semanas,

Alunos do Ensino Fundamental que aprenderam o programa de Meditação Transcendental apresentaram aumento nos níveis de energia após 14 semanas, em comparação aos estudantes do grupo de controle.

Aumento da autorrealização em estudantes universitários

universitários que praticaram a Meditação Transcendental melhoraram o desenvolvimento do ego após a formatura

Estudantes universitários que praticaram a Meditação Transcendental e o Programa MT-Siddhis melhoraram o autodesenvolvimento (desenvolvimento do ego) após a formatura, em comparação aos estudantes do grupo de controle de três outras universidades que não participaram deste programa.

Maior valorização do outro

universitários que praticaram a Meditação Transcendental classificaram mais positivamente pessoas importantes de suas vidas

Estudantes universitários que praticaram o Programa de Meditação Transcendental classificaram mais positivamente as pessoas importantes de suas vidas (pais, cônjuge), em comparação aos estudantes do grupo de controle.

Mais maturidade

universitários que aprenderam Meditação Transcendental apresentaram níveis significativamente mais altos de maturidade ética

Estudantes universitários que aprenderam o programa de Meditação Transcendental apresentaram níveis significativamente mais altos de maturidade ética, em comparação aos estudantes do grupo de controle. A diferença observada entre os participantes da Meditação Transcendental aconteceu após a aprendizagem da técnica, pois antes exibiam o mesmo nível de maturidade ética do que aqueles que não estavam planejando aprender.

Mais autoconfiança

Alunos com dificuldades de aprendizagem que aprenderam Meditação Transcendental apresentaram aumento da autoestima

Alunos do ensino fundamental com dificuldades de aprendizagem que aprenderam o programa de Meditação Transcendental apresentaram aumento da autoestima, em comparação aos estudantes que participaram de um grupo de orientação.

Aumento da autoestima em estudantes do Ensino Fundamental

Alunos que aprenderam Meditação Transcendental apresentaram aumento da autoestima após 14 semanas de prática,

Alunos do Ensino Fundamental que aprenderam o programa de Meditação Transcendental apresentaram aumento da autoestima após 14 semanas de prática, em comparação aos estudantes do grupo de controle.

Aumento da Autonomia

alunos que aprenderam o MT-Siddhis apresentaram aumento da autonomia, autoconfiança, liberdade e independência

Os alunos que aprenderam o programa MT-Siddhis apresentaram, em um período de nove meses, aumento da autonomia, definida como: autossuficiência, autoconfiança, liberdade, independência e domínio das situações. Esses conceitos foram avaliados por meio de entrevistas abertas, por meio das quais foram obtidas informações de forma imparcial sobre o que as pessoas valorizam na vida.

Aumento da autorrealização e do desenvolvimento pessoal

universitários que aprenderam o MT-Siddhis apresentaram avanços em criatividade, autonomia e espiritualidade e em bem-estar

Estudantes universitários que aprenderam o programa MT-Siddhis, em comparação a estudantes do grupo de controle de outra universidade, apresentaram avanços em três índices de desenvolvimento pessoal e saúde psicológica: criatividade, autonomia e espiritualidade. Os participantes do Programa MT-Siddhis também apresentaram avanços em bem-estar e em índices de integração psicológica, em comparação aos estudantes de controle.

Aumento da tolerância em estudantes do Ensino Fundamental

Alunos que aprenderam Meditação Transcendental apresentaram aumento na tolerância após 14 semanas de prática

Alunos do Ensino Fundamental que aprenderam o programa de Meditação Transcendental apresentaram aumento na tolerância após 14 semanas de prática, em comparação aos estudantes do grupo de controle.

Memória entre estudantes universitários

universitários que aprenderam a Meditação Transcendental de Maharishi apresentaram avanços na memória de curto prazo

Os estudantes universitários que aprenderam a técnica da Meditação Transcendental de Maharishi apresentaram avanços na memória de curto prazo, após 40 dias de prática da técnica, o que indica um aumento da organização no processo de pensamento, em comparação a estudantes do grupo de controle, aleatoriamente agrupados (p <0,001).

Diminuição da resposta ao estresse

universitários que aprenderam a técnica da Meditação Transcendental apresentaram redução na reação ao estresse

Estudantes universitários que aprenderam a técnica da Meditação Transcendental apresentaram redução na reação ao estresse após 10 semanas de prática, em contraste com a reação a estresses mais elevados a que estudantes escolhidos aleatoriamente foram submetidos. A reação à redução de estresse foi medida verificando como hábitos fisiológicos aumentam devido a estímulos a ruídos altos. Os estudantes que aprenderam a técnica da Meditação Transcendental também mostraram maior integração do funcionamento cerebral e diminuição da sonolência em comparação aos outros controles realizados.

Diminuição do Estresse, Ansiedade e dos sintomas de TDAH

Alunos que praticaram Meditação Transcendental conseguiram reduzir o estresse, a ansiedade e os sintomas de TDAH

Alunos da Escola para Pacientes com Estresse e TDAH (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade), que praticaram a técnica da Meditação Transcendental durante três meses, conseguiram reduzir o estresse, a ansiedade e os sintomas de TDAH, observado tanto pelos professores e por eles próprios. Através da realização de um teste variado, o valor de p no gráfico indica melhoria nas seguintes subescalas: ansiedade / depressão, retraimento / depressão, problemas afetivos, problemas de ansiedade, problemas de atenção, problemas de TDAH e problemas gerais; as barras no gráfico indicam mudança na totalidade dos problemas.

Alunos sentem-se melhor

alunos que aprenderam MT Siddhis demonstraram aumento no bem-estar após um período de nove meses de prática

Alunos da Escola para Pacientes com Estresse e TDAH (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade), que praticaram a técnica da Meditação Transcendental durante três meses, conseguiram reduzir o estresse, a ansiedade e os sintomas de TDAH, observado tanto pelos professores e por eles próprios. Através da realização de um teste variado, o valor de p no gráfico indica melhoria nas seguintes subescalas: ansiedade / depressão, retraimento / depressão, problemas afetivos, problemas de ansiedade, problemas de atenção, problemas de TDAH e problemas gerais; as barras no gráfico indicam mudança na totalidade dos problemas.

Tempo de resposta

universitários que praticam a Meditação Transcendental apresentaram melhora significativa no tempo de resposta a alternativas

Estudantes universitários que praticaram a técnica da Meditação Transcendental e o programa de MT-Siddhis apresentaram melhora significativa no tempo de resposta a alternativas, em comparação aos estudantes do grupo de controle (p <0,0001).

Diminuição da sonolência em estudantes

universitários que aprenderam Meditação Transcendental de Maharishi relataram menos sonolência durante o dia após 10 semanas

Estudantes universitários que aprenderam a técnica da Meditação Transcendental de Maharishi relataram menos sonolência durante o dia após 10 semanas de prática, em comparação aos estudantes, aleatoriamente designados, para um grupo que aprendeu a técnica mais tarde (p <0,001). Os alunos do grupo de MT também apresentaram integração mais forte na funcionalidade cerebral e se acostumaram a estímulos estressantes mais rapidamente que os do grupo de controle.

Mais valorização de atividades acadêmicas

participantes de um curso que incluía Meditação Transcendental desenvolveram maior valorização de atividades acadêmicas

Pessoas que participaram de um curso no período de um mês, que incluía a técnica da MT, desenvolveram uma maior valorização das atividades reflexivas e acadêmicas, em comparação com o padrão.

Habilidades matemáticas

Depois da Meditação Transcendental, alguns alunos foram capazes de resolver problemas matemáticos mais rapidamente

Depois de apenas 40 dias de prática da técnica da Meditação Transcendental, alguns alunos foram capazes de resolver problemas matemáticos mais rapidamente do que outros do grupo de controle, distribuídos aleatoriamente, orientados a sentar de olhos fechados duas vezes por dia.

Aumento da Inteligência em Estudantes de cursos preparatórios

Os alunos que aprenderam a Meditação Transcendental apresentaram aumento nos resultados dos testes de inteligência

Estudantes cambojanos fizeram curso preparatório para a faculdade. Os alunos que aprenderam o programa da Meditação Transcendental apresentaram, após três meses de prática, aumento significativo nos resultados dos testes de inteligência em comparação a outros estudantes (p = 0,001).

Aumento da Inteligência em Estudantes do Ensino Fundamental

Alunos que aprenderam a Meditação Transcendental apresentaram aumento de inteligência após 14 semanas de prática

Alunos do Ensino Fundamental que aprenderam o programa da Meditação Transcendental apresentaram aumento de inteligência após 14 semanas de prática, em contraste aos estudantes do grupo de controle.

Melhoria da saúde em geral entre estudantes universitários

Estudantes que começaram praticar a Meditação Transcendental apresentaram melhora na saúde em geral

Estudantes universitários no Camboja que começaram a praticar a técnica da Meditação Transcendental de Maharishi apresentaram após três meses melhora na saúde em geral (incluindo fatores físicos, mentais e sociais), em comparação com os estudantes de duas outras universidades que não aprenderam a técnica da MT.
Ref. Journal of Instructional Psychology 22: 308–319, 1995.

Eficiência na aprendizagem

Alunos que aprenderam MT-Siddhis apresentaram aumento da eficiência na aprendizagem após um ano

Alunos que aprenderam o Programa MT-Siddhis apresentaram aumento da eficiência na aprendizagem após um ano, conforme avaliação de um programa de computação, que envolve a aprendizagem de conceitos. Maior eficiência na aprendizagem significa a capacidade de os participantes utilizarem a tentativa de aprendizagem de uma tarefa para obter a solução desejada.

Aprendizagem eficiente de novos conceitos

universitários que aprenderam o MT-Siddhis melhoraram o índice de eficiência no aprendizado de um conceito

Estudantes universitários que aprenderam o programa MT-Siddhis melhoraram significativamente o índice de eficiência no aprendizado de um conceito, em comparação aos estudantes do grupo controle da mesma universidade.

Aumento da Criatividade em Estudantes do Ensino Fundamental

Alunos que aprenderam a Meditação Transcendental apresentaram aumento de criatividade após 14 semanas de prática

Alunos do Ensino Fundamental que aprenderam o programa de Meditação Transcendental apresentaram aumento de criatividade após 14 semanas de prática, em comparação aos estudantes do grupo de controle.

Aumento da Criatividade

Alunos que aprenderam o programa MT-Siddhis apresentaram aumento de criatividade após 9 meses de prática

Alunos que praticaram o programa MT-Siddhis durante nove meses apresentaram aumento da criatividade, os quais participaram de uma entrevista aberta e definiram criatividade como sendo originalidade, espontaneidade e crescimento. Os entrevistadores, imparciais, procuravam obter informações sobre o que as pessoas valorizam na vida.

Médicos respondem

As crianças podem aprender a MT? Em caso afirmativo, existem efeitos colaterais negativos?

Dr Clark: As crianças podem aprender a técnica da Meditação Transcendental com dez anos. Não há efeitos colaterais, pelo contrário: as pesquisas apresentam apenas resultados positivos, tais como mais foco, inteligência e criatividade, clareza mental, autoestima e notas mais altas na escola. Crianças com menos de dez podem aprender uma técnica de MT em movimento, especial para crianças menores, que proporciona harmonia e equilíbrio.

Todo mundo fica nervoso de vez em quando, mas minha filha é muito sensível. Ela tem ataques de ansiedade devido às provas de matemática e explode por qualquer motivo. Isso é normal?

Dr Stixrud: A ansiedade é muito comum em crianças. Na verdade, existem muitas crianças com distúrbios de ansiedade não diagnosticadas porque as pessoas não levam a ansiedade em crianças a sério. E isso deve ser levado a sério, porque a ansiedade é a porta de entrada para outros problemas mentais. Quase todos os adultos que sofrem de depressão têm histórico de ansiedade na infância.

Um dos principais especialistas em estresse no mundo acha que a depressão é o resultado de diversas e exaustivas respostas ao estresse. Em outras palavras, quando se é muito ansioso na infância, o mecanismo de “lutar ou fugir” é constantemente acionado para sua proteção; com isso, cérebro e corpo são invadidos pelos hormônios do estresse, exaurindo o seu sistema de resposta ao estresse – quando isso acontece, você desiste.

A maioria dos transtornos de ansiedade em crianças, por exemplo transtorno do pânico, distúrbio de ansiedade devido a uma separação ou um transtorno generalizado de ansiedade, é transitório, o que significa que eles passam. Mas, em uma proporção considerável de crianças, os problemas de ansiedade retornam várias vezes, por isso a ansiedade durante a infância passa a ser um alerta para problemas mentais na fase adulta.

Os especialistas dizem: “Você deve tratar.” Se você tem uma criança ansiosa, você deve tratá-la, não só para aliviar o seu sofrimento, mas para a situação não piorar. Se você realmente tratar esses problemas de ansiedade na criança, a probabilidade de ela desenvolver depressão, dependência ou outros tipos de problemas mentais diminuirá significativamente. Tratar a ansiedade é muito importante.

Que tipos de tratamentos podem ajudar minha filha?

Dr Stixrud: Segundo as pesquisas, uma das maneiras para lidar com a ansiedade em crianças é ensiná-los a relaxar profundamente. Eu acho que a Meditação Transcendental é uma ferramenta muito importante, não só no tratamento de crianças com problemas de ansiedade, mas também na prevenção de transtornos de ansiedade, porque esses distúrbios refletem basicamente na resposta de lutar ou fugir, a hiperatividade. E nós sabemos, por meio de diversos estudos, que a prática da Meditação Transcendental normaliza ou torna mais eficiente essa resposta de lutar ou fugir ao longo do tempo.

Uma certa dose de estresse não faz bem?

Dr Stixrud: Não queremos que as pessoas não fiquem ansiosas nunca. Quando há algo ameaçador, você deve ter alguma ansiedade, para que você fuja de um predador ou de uma situação perigosa. A natureza nos programa para sermos capazes de lidar com o perigo pela resposta de lutar ou fugir. O que queremos é uma resposta ideal ao estresse para podermos lidar com isso ao nos depararmos com uma emergência. Quando essa situação passar, nossos hormônios do estresse devem voltar ao normal, já que não devemos nos sentir cronicamente ansiosos, preocupados ou obsessivos. A Meditação Transcendental pode desempenhar um papel importante em proteger as crianças contra a ansiedade e os problemas que aparecem em função da ansiedade crônica na infância e adolescência.

Meu filho adolescente é ansioso e está sempre deprimido. A técnica da Meditação Transcendental pode ajudar?

Dr Clark: A ansiedade e a depressão são sintomas de estresse. Crianças e adolescentes muitas vezes enfrentam estresse em casa e na escola, assim como os adultos os enfrentam no trabalho e nos relacionamentos. Os estudos demonstram que a técnica da MT não só reduz o estresse, como aumenta a felicidade interior, trazendo mais flexibilidade, capacidade social e autoestima. Quando as crianças e os adolescentes aprendem o programa de Meditação Transcendental, tendem a encontrar aprovação interna, sem precisar procurar por isso externamente; além disso, experimentam mais independência e menos influência das pessoas de fora.

Pesquisas atestam que a prática regular da técnica da Meditação Transcendental ajuda os estudantes a melhorarem o desempenho acadêmico e a socialização. Um exemplo impressionante da eficiência da técnica da Meditação Transcendental é a Maharishi School of the Age of Enlightenment in Fairfield, em Fairfield, Iowa, onde os alunos apresentam sucesso acadêmico, nas artes e no atletismo.

Meu filho é brilhante, mas não se dedica o suficiente. A técnica da MT poderia ajudá-lo a se esforçar mais?

Dr Clark: Algumas vezes um estudante brilhante não se dedica suficientemente na escola por estar estressado, deprimido ou entediado. A prática regular da técnica da Meditação Transcendental pode reduzir esses sintomas de estresse, depressão e tédio e reforçar o brilho e a alegria interior, a fim de ele valorizar o outro e o ambiente que o cerca. Um estudante verdadeiramente brilhante não é apenas inteligente, pois não é apenas o intelecto que lhe permite ir bem na escola, mas também é necessário ele ser uma pessoa saudável, feliz e bem adaptado socialmente.

Minha filha está acima do peso e estou preocupada com a saúde dela. A Meditação Transcendental pode ajudar?

Dr Clark: A obesidade é uma preocupação importante na saúde de crianças e jovens. Infelizmente, tornou-se uma epidemia nos últimos 20 anos e traz consequências para a saúde. A obesidade infantil está relacionada a diabetes e doenças cardiovasculares na vida adulta, além de estar relacionada a maus hábitos alimentares e falta de exercício físico. Praticantes de MT relatam que se sentem mais em sintonia com seus corpos, porque a técnica oferece profundo repouso, dissolvendo o estresse e a fadiga, os quais bloqueiam as reações do corpo e da mente. Quando as crianças ficam mais alerta e conscientes, por meio da meditação regular, estão mais propensas a optar por alimentos e atividades mais saudáveis. Os estudos sobre a técnica da Meditação Transcendental demonstram aumento da energia e mais equilíbrio na fisiologia. Com a prática regular, aqueles que se sentiam letárgicos tendem a se tornar mais ativos fisicamente. Por essas razões, praticar a técnica da Meditação Transcendental pode ser a coisa mais importante que uma criança acima do peso pode fazer por sua saúde.

Christopher Clark, médico, formou-se pela Yale University School of Medicine, onde trabalha no Departamento de Psiquiatria. Foi premiado com uma bolsa de psicologia infantil pela University of Washington. Pratica a medicina há mais de 20 anos e atualmente é psiquiatra em Vero Beach, Florida.

William Stixrud, PhD, neuropsicólogo e diretor da William Stixrud & Associates em Silver Spring, Maryland, um grupo especializado em aprendizagem, atenção e distúrbios sociais / emocionais. Dr. Stixrud também é professor-adjunto do Children’s National Medical Center, em Washington, DC.