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Insônia

Uma das primeiras coisas que muitos praticantes da Meditação Transcendental notam é que dormem melhor.

Distúrbios do sono muitas vezes podem estar relacionados ao estresse; hoje em dia, há uma explicação científica para isso. Uma das causas mais comuns dos problemas de sono é o baixo nível de serotonina, o “hormônio da felicidade”, sobre a qual o estresse também tem uma grande influência: devido ao funcionamento normal do sistema nervoso ser interrompido, a produção de serotonina diminui.

Uma das primeiras coisas que muitos praticantes da Meditação Transcendental notam é que dormem melhor.

A prática da Meditação Transcendental aumenta o nível de serotonina espontaneamente e reduz os hormônios relacionados ao nível de estresse, que afeta as várias áreas da vida, particularmente a qualidade do sono. Ao ativarmos o poder de cura do corpo, notamos que o nosso sono melhora espontaneamente.

Estudo científico

Estudo sobre Meditação Transcendental mostrou que o tempo médio para iniciarem o sono caiu de 75,6 minutos para 15 minutos

O primeiro estudo-piloto sobre os efeitos da Meditação Transcendental sobre a insônia foi realizado na University of Albert, no Canadá. Foi pedido a um grupo de pacientes com insônia para registrar, durante 30 dias, o tempo médio que levavam para adormecer antes de aprenderem a MT. Foi pedido também que registrassem esse tempo durante 30, 60 e 90 dias depois da aprendizagem da técnica. O tempo médio para iniciarem o sono caiu de 75,6 minutos para 15 minutos e se manteve estável. (p <0,001); após 1 ano, outro estudo demonstrou que, também em longo prazo, o tempo necessário para adormecer manteve-se estável em cerca de 15 minutos.

Ref. “Scientific Research on TM: Collected Papers”, v. 1, 1977, p. 296-298.

Pesquisa sobre insônia no Japão.

Funcionários que aprenderam Meditação Transcendental conseguiram dormir melhor à noite

Um estudo foi realizado no Sumitomo Heavy Industries, pelo Japanese National Institute of Industrial Health: 427 funcionários aprenderam o Programa de Meditação Transcendental e conseguiram dormir melhor à noite em comparação com 308 funcionários do grupo de controle, pertencentes ao mesmo local de trabalho.

Pesquisas científicas

Diminuição da Insônia em detentos

Detentos que aprenderam o Programa de Meditação Transcendental apresentaram diminuição da insônia e melhor qualidade de sono

Detentos de uma prisão de segurança máxima que aprenderam o Programa de Meditação Transcendental apresentaram diminuição da insônia e melhor qualidade de sono em comparação ao grupo de controle.

Pacientes indianos sem insônia

Em um estudo, a técnica da Meditação Transcendental foi ensinada a 75 pacientes indianos que recebiam, sem sucesso, tratamento médico regular para 33 problemas diferentes de saúde. Do total, 67 continuaram a praticar regularmente a técnica. Em longo prazo, 61 pacientes obtiveram bons resultados (melhoria significativa ou desaparecimento completo do problema) e 24 chegaram a resultados muito bons (recuperação completa, rápida e inesperada).

Ref. “Scientific Research on TM: Collected Papers”, v. 3, n. 239, 1989, p. 1826-1829.

Melhor sono à noite para funcionários de indústrias

uncionários que aprenderam a Meditação Transcendental conseguiram dormir melhor à noite

Um estudo realizado no Sumitomo Heavy Industries pelo Japanese National Institute of Industrial Health demonstrou que 427 funcionários que aprenderam o Programa de Meditação Transcendental conseguiram dormir melhor à noite em comparação a 308 funcionários do grupo de controle, pertencentes ao mesmo local de trabalho.

Melhor Qualidade de Sono em Executivos e Trabalhadores

Um estudo entre gerentes e funcionários de uma indústria automobilística indicou que, após três meses de prática regular da técnica da Meditação Transcendental de Maharishi, a qualidade de sono melhorou significativamente (p <0,0025) em comparação a grupos de controles do mesmo local de trabalho. O efeito foi o maior entre os praticantes regulares.

Ref. “Anxiety, Stress and Coping: An International Journal”, v. 6, 1993, p. 245-262.

Diminuição significativa de insônia entre os pacientes com EPT

Um estudo em pacientes com problemas de estresse pós-traumático indicou que aqueles que aprenderam o programa da Meditação Transcendental apresentaram, após quatro meses, redução significativa da insônia, em contraste com os designados aleatoriamente para fazer psicoterapia.

Ref. “Journal of Counseling and Development”, v. 64, 1985, p. 212-215.

Redução de depressão e insônia entre os praticantes de MT na Itália

Um estudo realizado entre 107 praticantes regulares de MT há pelo menos 2 anos apresentou redução nos casos de depressão (p <0,001) e de insônia (p <0,05) em comparação ao grupo controle.

Ref. “Scientific Research on TM: Collected Papers”, v. 3, n. 239, 1989, p. 1830-1845.

Médicos respondem

Dr. Krag e Dra. Grosswald são especialistas em suas áreas de atuação, com anos de estudos sobre os efeitos da MT na insônia. Eles respondem a algumas perguntas.

Eu costumo acordar no meio da noite. Às vezes, estou suando ou muito agitado. A prática da Meditação Transcendental vai me ajudar a dormir à noite?

Dr. Krag: Embora haja muitos motivos para a insônia, as causas mais frequentes são a ansiedade e o estresse. No entanto, é possível que alguns praticantes da MT tenham insônia ocasionalmente, mas como a técnica ajuda a diminuir o estresse, o problema passa a ser cada vez menos frequente.

Se eu sentar em uma cadeira e fechar meus olhos, vou dormir imediatamente. Que benefícios a MT traria para mim?

Dr. Krag: Essa é uma indicação clara de que você está precisando descansar e está com o “sono atrasado”. A técnica da Meditação Transcendental oferece um nível profundo de descanso; com o tempo, vai ajudá-lo a “tirar esse atraso”, a fim de que você tenha mais lucidez e energia ao longo do dia.

E o estresse devido à privação do sono? Quase nunca tenho uma boa noite de sono. Será que a técnica da Meditação Transcendental ajudaria nisso?

Dra. Grosswald: É interessante a sua pergunta, porque as pesquisas mostram que os americanos são os que mais sofrem com a privação do sono no mundo.
O estresse devido à insônia acumula-se ao longo do tempo. Pesquisadores estimam que 70 a 90% das doenças estão relacionadas ao estresse. Mesmo que você durma bem de vez em quando, o sono não dissolve o estresse acumulado com as pressões do dia a dia, pois apenas dissolve a fadiga de hoje; assim, a fadiga e o estresse continuam aumentando. Quando você tira férias, o relaxamento dura pouco tempo, já que você voltará ao seu estilo de vida habitual, por isso é necessário dissolver a fadiga e o estresse acumulados no cotidiano, agravados pela privação do sono. A prática regular da técnica da Meditação Transcendental permite que você jogue fora que o estresse acumulado; várias pesquisas indicam que essa prática melhora a saúde e o bem-estar psicológico, em razão de a MT reduzir o estresse e melhorar a saúde em geral e todos os aspectos de sua vida.

Sarina Grosswald, Doutora em Educação, especialista em aprendizagem cognitiva, recentemente dirigiu o primeiro estudo sobre os efeitos do programa de Meditação Transcendental em crianças com dificuldades de aprendizagem e linguagem. Dra. Grosswald e seu trabalho foram extensivamente apresentados na mídia internacional, por exemplo no PBS e na ABC News.

James Krag, Doutor em Medicina, membro da American Psychiatric Association, presidente da Sociedade de Psiquiatria da Virgínia, foi presidente da Virginia Association of Community Psychiatrists durante quatro anos.


Além de reduzir a Insônia, a Meditação Transcendental promove o prazer de viver uma vida mais plena e satisfatória, é o que mais nos proporciona alegria.
O melhor de tudo isso é que nos tornamos cada vez mais autorreferentes e autossuficientes em nossa busca por plenitude. Sem remédios, crenças limitadoras ou pré-conceitos.
Permitimos que a mente guiada por sua própria natureza, mergulhe em si mesma, em nosso Ser puro, fonte de toda a criatividade, inteligência, riqueza, felicidade e poder, e é tudo o que nós realmente buscamos na vida.