
De acordo com a ciência atual, nosso QI para de se desenvolver em torno dos 18 anos. É quando nosso cérebro está plenamente desenvolvido para o resto de nossas vidas. Podemos apenas desejar que ele não se deteriore muito rapidamente, à medida que envelhecemos.
A Meditação Transcendental demonstra resultados considerados antes impossíveis
Segundo os estudos sobre a Meditação Transcendental, precisamos urgentemente reconsiderar essa imagem científica, visto que o QI está fortemente correlacionado com a eficiência com que o nosso cérebro é capaz de funcionar como um todo, o que pode ser medido por meio da coerência do EEG. Embora o conhecimento geral afirme que o QI não pode crescer, já que não existe um método para aumentar a coerência do EEG, esse é exatamente o efeito que a transcendência tem sobre o cérebro, cujo resultado é: o aumento do QI, mesmo em adultos.

Este estudo demonstra que num grupo de controle de estudantes universitários o QI não aumentou como esperado, ao passo que o grupo que aprendeu a técnica da MT apresentou aumento significativo. O estudo teve um valor de p inferior a 0,0001, 500 vezes melhor do que o padrão geral para a investigação.
Pesquisas científicas
Desenvolvimento da Inteligência – Aumento do QI em Estudantes Universitários

Estudantes universitários, praticantes da Meditação Transcendental de Maharishi e do Programa MT Siddhis, apresentaram aumento significativo do QI, ainda que, em razão de terem mais de 18 anos, o aumento do QI fosse teoricamente impossível. O grupo de controle não apresentou avanços. A diferença entre o grupo de MT e o grupo de controle foi p <0,0001.
Correlação entre o tempo de prática da MT, resultados acadêmicos e QI

O tempo de prática da técnica da Meditação Transcendental de Maharishi foi associado a resultados acadêmicos (r = 0,52, p <0,001) e ao QI (r = 0,59, p <0,01) entre estudantes do Ensino Médio de uma escola onde a técnica da Meditação Transcendental faz parte do currículo.
Taxa do crescimento de inteligência entre estudantes em Taiwan

Em Taiwan, 362 alunos do ensino fundamental foram divididos aleatoriamente em quatro grupos: um grupo de MT e três grupos de controle. Os três grupos de controle incluíam: 1) grupo de descanso, 2) grupo de prática de meditação contemplativa e 3) grupo que não recebeu atenção especial. Após um período de seis a 12 meses, o grupo de MT apresentou melhora significativa em 5 escalas diferentes de capacidade intelectual, em comparação aos 3 grupos de controle, incluindo duas escalas de inteligência; “inteligência prática”, p = 0,00009; e “inteligência fluida”, p = 0,001. Os estudantes da MT também apresentaram diminuição no estresse, em comparação aos grupos de controle.
Aumento da Inteligência em Estudantes de cursos preparatórios

Este estudo foi realizado com estudantes cambojanos que fizeram curso preparatório para a faculdade. Os alunos que aprenderam o programa da Meditação Transcendental apresentaram, após três meses de prática, aumento significativo nos resultados dos testes de inteligência em comparação aos outros estudantes (p = 0,001).
Aumento da Inteligência em Estudantes do Ensino Fundamental

Alunos do ensino fundamental que aprenderam o programa da Meditação Transcendental apresentaram aumento de inteligência após 14 semanas de prática, em contraste aos estudantes do grupo de controle.
Correlação entre o tempo de prática da técnica da MT e melhor funcionalidade cerebral

Entre 147 praticantes das técnicas de MT e MT Siddhis (nove anos de meditação em média), foi encontrada uma associação significativa entre o tempo de prática da MT e altos índices em: memória visual, inteligência não verbal, criatividade, domínio da independência, velocidade de resposta, velocidade sensorial, velocidade na motricidade. Quanto mais tempo de prática das técnicas de MT e MT Siddhis, maior a pontuação, o que indica que a Meditação Transcendental exerce influência positiva sobre todos estes fatores
Ref. Scientific Research on Maharishi’s Transcendental Meditation, Collected Papers Vol 3, 257, pp 1954-1966.
Mais atenção a detalhes entre cadetes militares

Cadetes da Academia Militar que aprenderam a técnica da Meditação Transcendental apresentaram melhor desempenho em um teste de velocidade na capacidade de encontrar determinada referência específica em uma grande quantidade de estímulos.