Como aprender

Melhores Relações

toda verdadeira mudança em nossa vida começa dentro de nós.

Todos desejamos amizades duradouras, casamentos felizes e relações saudáveis entre pais e filhos. Mas como chegar lá? Estamos condenados a ser o mesmo tipo de pessoa? Ou podemos trabalhar para nos tornarmos melhores amigos e parceiros?

A resposta para a última pergunta é: SIM, podemos definitivamente crescer na forma como interagimos com o universo social. Cada um de nós é capaz de se tornar um grande centro de alegria e felicidade, uma companhia apreciada e desejada.

O primeiro passo nesta estrada é perceber que toda verdadeira mudança em nossa vida começa dentro de nós. De vez em quando ficamos estagnados no “Se meu namorado fosse mais gentil”…Se meus amigos fossem mais presentes”…Se nosso filho fosse mais maduro, Se…Se…

Mas isso não passa de um beco sem saída.

Quando você depende do outro para mudar, você desiste do protagonismo da própria vida, e permanecerá esperando para sempre. A razão para isso é que seguimos os padrões que nos foram ensinados. Então, se você notou algum padrão perturbador sendo repetido em seus relacionamentos, é hora de parar de lamentar e renovar sua postura no mundo.

Mas como mudar?

Cada pessoa é única e o que funciona para um pode não ser eficiente para outro. No entanto, há pelo menos uma receita universal e infalível para melhorar suas relações sociais.

Certifique-se de que você não está muito estressado.

Todos sabemos como a tensão no trabalho pode destruir nossos relacionamentos em casa (ou vice-versa). Quando estamos estressados, nosso cérebro fica limitado a reações instintivas de sobrevivência. Bloqueamos todas as outras soluções mais complexas. Isso é bom quando temos de correr de um tigre, mas certamente não nos ajuda a construir relacionamentos harmoniosos. Porque quando estamos irritados ou nos sentimos ameaçados, perdemos a paciência com o mundo. Você para de ouvir outras pessoas e tenta entender somente seus sentimentos, não consegue articular argumentos tranquilos que levam a melhores soluções. Você só quer explodir e liberar a tensão o mais rápido possível. (veja como a MT reduz o estresse)

Então, se você quiser construir relacionamentos duradouros e envolver todos em agradável e confortável companhia, basta apenas aprender a relaxar.
Um dos métodos mais interessantes e eficazes aqui é: FAZER NADA.

as pessoas que praticam Meditação Transcendental não respondem tão fortemente aos seus estresses diários

Estudos recentes mostram que as pessoas que praticam Meditação Transcendental não respondem tão fortemente aos seus estresses diários. Elas ainda têm que ir a um dentista ou enfrentar um chefe irritado, mas com a prática regular de meditação seus cérebros ficaram mais coerentes. Em resumo, elas são mais equilibradas e controladas. A tensão excessiva não acontece mais, e a recuperação de uma situação tensa acontece muito mais rápida.

Como consequência – e lembre-se, este é um resultado cientificamente comprovado, não um mito urbano – as pessoas que praticam técnicas como a Meditação Transcendental têm relacionamentos significativamente melhores tanto em casa como no trabalho.

Elas são capazes de amar mais e se sentem mais amadas e respeitadas pelas outras. Se sentem mais bem sucedidas e felizes, e isso resulta também em mais saúde. Então, não se engane: construir relacionamentos melhores e mais gratificantes não é uma espécie de missão de resignação e submissão, pelo contrário, é uma postura de equilíbrio e harmonização do sistema nervoso através de uma técnica de eliminação de estresse. (veja como a MT reduz a ansiedade)

Três estudos recentes sobre relacionamentos e Meditação Transcendental

Um estudo analisou o efeito da prática de meditação nos trabalhadores de uma grande fábrica e uma pequena empresa de vendas. Após 3 meses, funcionários de ambos locais que praticaram a técnica da Meditação Transcendental relataram melhorias significativas no trabalho e nos relacionamentos pessoais.

Outro estudo comparou a satisfação conjugal entre mulheres que praticavam Meditação Transcendental e mulheres que não praticavam. As que meditavam relataram maior satisfação conjugal do que as que não praticavam. O efeito foi ainda mais forte para aquelas que praticaram MT regularmente.

Uma outra pesquisa descobriu que o efeito da prática da Meditação Transcendental também produz benefícios cumulativos ao longo do tempo. Um estudo comparando famílias que praticam Meditação Transcendental ao longo de cinco anos ou mais, e famílias que praticam por um ano ou menos, encontrou resultados mais elevados em escalas que medem o funcionamento familiar saudável para o grupo de longo prazo.

Pesquisas científicas

Melhor relacionamento pessoal

Pacientes com Transtornos de Estresse Pós-Traumático que aprenderam Meditação Transcendental mostraram redução nos problemas

Pacientes em tratamento para Transtornos de Estresse Pós-Traumático que aprenderam a técnica da Meditação Transcendental mostraram uma redução significativa nos problemas familiares após três meses, em comparação com aqueles que receberam tratamento psicoterapêutico, que não mostraram nenhuma mudança perceptível após três meses.

Menos problemas comportamentais na escola

alunos que praticam Meditação Transcendental apresentaram menos faltas e tiveram diminuição de infrações às regras escolares

Adolescentes com pressão arterial sistólica elevada foram divididos aleatoriamente em 2 grupos: o que aprenderia a Meditação Transcendental e o que receberia apenas orientações sobre saúde. Após quatro meses, os alunos que praticaram o Programa de MT apresentaram menos faltas escolares e tiveram uma diminuição de infrações às regras escolares e de suspensões.

Reabilitação em prisões

A Meditação Transcendental é mais eficaz na redução da ansiedade do que técnicas de concentração ou contemplação

Detentos de uma prisão de segurança máxima que aprenderam o Programa de Meditação Transcendental relataram ter menos suspeitas sobre si, em comparação aos grupos de controle.

Maior Altruísmo

Indivíduos que fazem a Meditação Transcendental foram encontrados para ter uma forte preocupação com o bem-estar dos outros.

Indivíduos que participam do Programa de Meditação Transcendental, em comparação com as normas, foram encontrados para ter uma forte preocupação com o bem-estar dos outros.

Maior valorização do outro

Estudantes que praticaram Meditação Transcendental classificaram mais positivamente as pessoas importantes de suas vidas

Estudantes universitários que praticaram o Programa de Meditação Transcendental classificaram mais positivamente as pessoas importantes de suas vidas (pais, cônjuge) em comparação aos estudantes do grupo de controle.

Relacionamentos Melhores

detentos que aprenderam Meditação Transcendental apresentaram menor tendência em praticar agressões

Os detentos de prisões de segurança máxima que aprenderam o Programa de Meditação Transcendental apresentaram menor tendência em praticar assaltos em comparação aos grupos de controle.

Melhores Relações Pessoais

Presidiários que aprenderam Meditação Transcendental apresentaram diminuição na hostilidade verbal

Presidiários de uma prisão de segurança máxima (para criminosos graves) que aprenderam a técnica da Meditação Transcendental apresentaram diminuição significativa na hostilidade verbal, em comparação ao grupo controle.

Melhor comportamento social entre delinquentes juvenis

melhora significativa no comportamento social, depois de aprenderem a Meditação Transcendental,

Os jovens encaminhados ao tribunal de menores devido a crimes demonstraram melhora significativa no comportamento social, depois de aprenderem o Programa de Meditação Transcendental, conforme relatado pelos pais.

Aumento da tolerância em estudantes do ensino fundamental

alunos que aprenderam a Meditação Transcendental apresentaram aumento na tolerância após 14 semanas de prática,

Alunos do ensino fundamental que aprenderam o programa de Meditação Transcendental apresentaram aumento na tolerância após 14 semanas de prática, em comparação aos estudantes do grupo de controle

Melhoria no trabalho e nas relações pessoais

após três meses de prática da Meditação Transcendental, os funcionários apresentaram melhores relações de trabalho e pessoais

Um estudo realizado entre gestores e funcionários da indústria automobilística concluiu que, após três meses de prática regular da técnica da Meditação Transcendental, os funcionários apresentaram melhores relações de trabalho e pessoais, em comparação ao grupo de controle dos mesmos locais de trabalho.

Aumento da satisfação na vida profissional e pessoal

após três meses de prática da Meditação Transcendental os participantes apresentaram melhores relações de trabalho e pessoais

Um estudo realizado entre gestores e funcionários da indústria automobilística concluiu que, após três meses de prática regular da técnica da Meditação Transcendental, os participantes apresentaram melhores relações de trabalho e pessoais, em comparação ao grupo de controle dos mesmos locais de trabalho.

Menos tensão no trabalho

após três meses de Meditação Transcendental os participantes mostraram mais satisfação em suas vidas pessoais e profissionais

Um estudo realizado entre gestores e funcionários da indústria automobilística concluiu que, após três meses de prática regular da técnica da Meditação Transcendental, os participantes apresentaram melhores relações de trabalho e pessoais, em comparação ao grupo de controle dos mesmos locais de trabalho.

Negócios e Indústria

após três meses de Meditação Transcendental os participantes mostraram mais coerência no trabalho

Um estudo realizado em executivos e funcionários da indústria automobilística descobriu que, após três meses de prática regular do Programa de Meditação Transcendental, os participantes apresentaram mais coerência no trabalho, avaliado por sete aspectos relacionados ao trabalho, em comparação ao grupo de controle dos mesmos locais de trabalho.

Melhor relacionamento com colegas de trabalho

funcionários que aprenderam a Meditação Transcendental apresentaram um melhor relacionamento com colegas de trabalho

Os funcionários que aprenderam a técnica da Meditação Transcendental de Maharishi apresentaram um melhor relacionamento com colegas de trabalho, em comparação ao grupo de controle.

Melhor relacionamento com supervisores

funcionários que aprenderam a Meditação Transcendental apresentaram melhoria nas relações com seus supervisores

Um estudo realizado com 42 funcionários que aprenderam a técnica da Meditação Transcendental de Maharishi apresentou melhoria nas relações dos praticantes com seus supervisores, em comparação ao grupo de controle.

Melhoria no trabalho e nas relações pessoais

Um estudo realizado entre gestores e funcionários da indústria automobilística concluiu que, após três meses de prática regular da técnica da Meditação Transcendental, os funcionários apresentaram melhores relações de trabalho e pessoais, em comparação ao grupo de controle dos mesmos locais de trabalho.

Aumento da satisfação na vida profissional e pessoal

os funcionários demonstraram mais satisfação em suas vidas pessoais e profissionais

Um estudo realizado entre gestores e funcionários da indústria automobilística descobriu que, após três meses de prática regular do Programa de Meditação Transcendental, os funcionários demonstraram mais satisfação em suas vidas pessoais e profissionais, em comparação ao grupo de controle no mesmo local de trabalho.

Mais qualidades de liderança entre funcionários

Funcionários que aprenderam a Meditação Transcendental apresentaram aumento significativo na escala de liderança

Funcionários de uma empresa do setor de alimentos que aprenderam a técnica da Meditação Transcendental apresentaram, após quatro meses, aumento significativo na escala de liderança, em comparação ao grupo de funcionários que não participaram no programa.