Como aprender

Negócios

seus funcionários são o seu capital mais importante. Por isso, começaram a utilizar a Meditação Transcendental

As empresas têm se conscientizado de que seus funcionários são o seu capital mais importante. Por isso, começaram a utilizar a técnica da Meditação Transcendental como “investimento de capital”.

Meditação Transcendental: o melhor investimento para empresas e indústrias

O sucesso de uma empresa, nesse caso, depende de dois fatores: gestores e funcionários.

Gestores

Qual a diferença entre um gestor medíocre e um excelente? Um estudo interessante mostrou que a diferença, em última análise, está no cérebro. Excelentes gestores têm pontuação muito maior em testes padronizados, que medem a eficiência do cérebro, do que gestores medíocres. Pode parecer lógico, considerando que o funcionamento eficiente está ligado a tudo o que faz nosso cérebro tão especial: criatividade, planejamento, estabilidade emocional, etc. Uma diferença semelhante também foi observada entre atletas medianos e os melhores atletas do mundo.

Excelentes gestores têm pontuação muito maior em testes padronizados, que medem a eficiência do cérebro,

Ref. Scandinavian Journal of Exercise and Sport, 1, 32-41.

A diferença está, mais do que qualquer outra coisa, no cérebro.

A técnica da Meditação Transcendental é um método muito eficaz, e talvez o mais pesquisado, que melhora significativamente a funcionalidade cerebral. (Como e por quê? Veja: inteligência) Em outro estudo, um grupo de controle que não praticou a MT foi comparado a dois outros grupos: um de praticantes de MT de curto prazo e outro de praticantes de longo prazo. Mais de 30 estudos foram publicados sobre como a funcionalidade cerebral melhora com a prática da técnica da Meditação Transcendental. Vários estudos também demonstram aperfeiçoamento imediato em diversas áreas da vida de gestores corporativos.

A Meditação Transcendental é um método muito eficaz, e talvez o mais pesquisado, que melhora a funcionalidade cerebral

Ref. G. Swanson and R.Oates, Enlightened Management: Building high performance People.

Funcionários

Pesquisas demonstram que, quando funcionários praticam a técnica da Meditação Transcendental dentro do horário de trabalho, duas vezes por dia, durante vinte minutos, a produtividade total melhora, ainda que trabalhem menos tempo durante o dia. Os funcionários tornam-se mais criativos; o estresse, as licenças médicas e o desejo de mudar de emprego reduzem; e a comunicação, as relações e a satisfação no trabalho melhoram (veja: pesquisa em empresas)

A seguir, um exemplo interessante do que pode acontecer quando a Meditação Transcendental é implantada em uma empresa: uma fábrica de médio porte do setor químico, nos EUA. O gráfico mostra que, à medida que cresce o número de funcionários que aprendem a técnica da MT, há aumento da produtividade e diminuição do número de dias de licença por doença.

Mais empresas estão começando a implantar a Meditação Transcendental, já que toda empresa quer aumentar o seu capital.

Embora tenha sido um estudo apenas de observação, os resultados foram alcançados devido à técnica da Meditação Transcendental.

Mais empresas ao redor do mundo estão começando a implantar a técnica da MT, já que toda empresa quer aumentar o seu capital.

O que os gestores dizem sobre a MT

“De todos os métodos que eu já tentei, a Meditação Transcendental é o que mais me atrai, porque é muito simples e os resultados aparecem em pouco tempo de prática. Minha capacidade de concentração aumentou e consigo encontrar soluções para os meus problemas mais rapidamente. Tenho mais capacidade para lidar com assuntos desagradáveis, ao mesmo tempo em que sou capaz de lidar com conflitos e com questões difíceis de uma maneira melhor. A vida ficou mais simples e mais feliz.”

-Mart Vilu, Diretor de Pessoal, Volvo, Suécia.

“Comecei a Meditação Transcendental quando eu era gerente do departamento de educação, há dois anos. Agora estou sempre relaxado e consigo manter o equilíbrio mental, mesmo em situações tensas no trabalho, o que traz uma grande vantagem para mim e para o meu trabalho.”

-Hideo Takada, Gerente Geral do Departamento de Assuntos Gerais, Toyota, Japão.

Pesquisas científicas

Diminuição da ansiedade em funcionários de indústrias

Um estudo apresentou diminuição da ansiedade em funcionários que aprenderam a Meditação Transcendental

Um estudo conduzido pelo Japanese National Institute of Industrial Health na Sumitomo Heavy Industries apresentou diminuição da ansiedade em funcionários que aprenderam o Programa de Meditação Transcendental, em comparação ao grupo de controle.

Aumento de Calma Fisiológica em Executivos e Trabalhadores

após três meses de prática regular de Meditação Transcendental, os participantes apresentaram aumento de calma fisiológica

Um estudo realizado com executivos e trabalhadores da indústria automobilística descobriu que, após três meses de prática regular do Programa de Meditação Transcendental, os participantes apresentaram aumento de calma fisiológica, avaliada tanto durante o repouso, quanto durante a execução de tarefas, em comparação aos outros controles realizados no mesmo local de trabalho.

Menos tensão no trabalho

após três meses de prática regular de Meditação Transcendental, os participantes apresentaram menos tensão no trabalho

Um estudo realizado entre gestores e funcionários da indústria automobilística descobriu que, após três meses da prática regular do Programa de Meditação Transcendental, os praticantes demonstraram menos tensão no trabalho, em comparação ao grupo de controle do mesmo local de trabalho.

Negócios e Indústria

após três meses de prática regular de Meditação Transcendental, os participantes apresentaram mais coerência no trabalho

Um estudo realizado em executivos e funcionários da indústria automobilística descobriu que, após três meses de prática regular do Programa de Meditação Transcendental, os participantes apresentaram mais coerência no trabalho, avaliado por sete aspectos relacionados ao trabalho, em comparação ao grupo de controle do mesmo local de trabalho.

Melhor relacionamento com colegas de trabalho

Os funcionários que aprenderam a Meditação Transcendental apresentaram um melhor relacionamento com colegas de trabalho,

Os funcionários que aprenderam a técnica da Meditação Transcendental de Maharishi apresentaram um melhor relacionamento com colegas de trabalho, em comparação ao grupo de controle.

Melhor relacionamento com supervisores

Um estudo com funcionários que aprenderam a Meditação Transcendental apresentou melhoria nas relações com seus supervisores

Um estudo realizado com 42 funcionários que aprenderam a técnica da Meditação Transcendental de Maharishi apresentou melhoria nas relações dos praticantes com seus supervisores, em comparação ao grupo de controle.

Melhoria no trabalho e nas relações pessoais

após três meses de Meditação Transcendental, os praticantes apresentaram melhores relações de trabalho e pessoais

Um estudo realizado entre gestores e funcionários da indústria automobilística concluiu que, após três meses de prática regular da técnica da Meditação Transcendental, os praticantes apresentaram melhores relações de trabalho e pessoais, em comparação ao grupo de controle do mesmo local de trabalho.

Aumento da satisfação na vida profissional e pessoal

após três meses de Meditação Transcendental os praticantes demonstraram mais satisfação em suas vidas pessoais e profissionais

Um estudo realizado entre gestores e funcionários da indústria automobilística descobriu que, após três meses de prática regular do Programa de Meditação Transcendental, os praticantes demonstraram mais satisfação em suas vidas pessoais e profissionais, em comparação ao grupo de controle do mesmo local de trabalho.

O aumento da satisfação no trabalho entre gestores e funcionários

após três meses de Meditação Transcendental, os participantes apresentaram mais satisfação na vida profissional

Um estudo realizado entre gestores e funcionários da indústria automobilística descobriu que, após três meses de prática regular do Programa de Meditação Transcendental, os participantes apresentaram mais satisfação na vida profissional, em comparação a grupo de controle do mesmo local de trabalho.

Mais satisfação no trabalho

funcionários que aprenderam Meditação Transcendental de Maharishi apresentou maior satisfação dos praticantes no trabalho

Um estudo realizado com 40 funcionários que aprenderam o Programa de Meditação Transcendental de Maharishi apresentou maior satisfação dos praticantes no trabalho, em comparação ao grupo de controle.

Mais qualidades de liderança entre funcionários

Funcionários que aprenderam a Meditação Transcendental apresentaram, após quatro meses, aumento na escala de liderança

Funcionários de uma empresa do setor de alimentos que aprenderam a técnica da Meditação Transcendental apresentaram, após quatro meses, aumento significativo na escala de liderança, em comparação ao grupo de funcionários que não participaram no programa.

Aumento da contribuição para a organização

gestores que aprenderam a Meditação Transcendental apresentaram aumento na “contribuição para a organização”,

Um estudo realizado durante três meses entre os gestores de uma empresa de equipamentos médicos que aprenderam a Meditação Transcendental apresentou aumento na “contribuição para a organização”, índice com informações e observações sobre: produtividade, melhor comportamento de liderança, melhores relações de trabalho, aumento da vitalidade, melhoria da saúde mental e da competência no trabalho, e diminuição da raiva.

Redução do desejo de mudar de emprego

Um estudo com funcionários que aprenderam a Meditação Transcendental descobriu que havia menos desejo de mudança de emprego

Um estudo realizado com 42 funcionários que aprenderam a técnica da Meditação Transcendental descobriu que havia menos desejo de mudança de emprego, em comparação ao grupo controle.

Aumento da eficiência de funcionários

Um estudo na indústria automobilística descobriu que após três meses de Meditação Transcendental, houve aumento da eficiência

Um estudo realizado com supervisores e funcionários da indústria automobilística descobriu que, após três meses de prática regular do Programa de Meditação Transcendental, houve aumento da eficiência, em comparação aos grupos de controle do mesmo local de trabalho.

Melhor desempenho no trabalho

Um estudo com 42 funcionários que aprenderam Meditação Transcendental de Maharishi apresentou melhor desempenho no trabalho,

Um estudo realizado com 42 funcionários que aprenderam o Programa de Meditação Transcendental de Maharishi apresentou melhor desempenho no trabalho, em comparação ao grupo de controle.

Comportamento mais saudável ​​entre gestores

gestores aprenderam o Programa de Meditação Transcendental e, após três meses, apresentaram um comportamento mais saudável

Em uma empresa de equipamentos médicos, gestores aprenderam o Programa de Meditação Transcendental e, após três meses, apresentaram um comportamento mais saudável em comparação a um grupo controle da mesma empresa, tais como: exercícios físicos regulares, melhor qualidade na alimentação e no sono e redução no uso de álcool.

Diminuição da depressão em funcionários públicos em longo prazo

Funcionários públicos que praticam Meditação Transcendental há três anos continuam apresentando redução na depressão

Funcionários públicos que praticam o Programa Meditação Transcendental há três anos continuam apresentando redução significativa na depressão, em comparação ao grupo de controle que participou de um programa educacional de gerenciamento de estresse.

Diminuição de depressão entre funcionários de um projeto de alta segurança do governo

Funcionários altamente estressados exibiram diminuição da depressão após aprenderem o Programa de Meditação Transcendental

Funcionários altamente estressados de uma agência governamental de alta segurança exibiram diminuição da depressão após aprenderem o Programa de Meditação Transcendental, em comparação ao grupo de controle que participou de um programa de educação para gestão de estresse.

Redução da Impulsividade em Trabalhadores de Indústrias

funcionários que aprenderam o Programa de Meditação Transcendental conseguiram diminuir a impulsividade

Um estudo realizado no Sumitomo Heavy Industries pelo Japanese National Institute of Industrial Health demonstrou que os 427 funcionários que aprenderam o Programa de Meditação Transcendental conseguiram diminuir a impulsividade em comparação aos 308 funcionários do grupo de controle, pertencentes ao mesmo local de trabalho.

Redução da instabilidade emocional em trabalhadores industriais

funcionários que aprenderam o Programa de Meditação Transcendental conseguiram diminuir a instabilidade

Um estudo realizado no Sumitomo Heavy Industries pelo Japanese National Institute of Industrial Health demonstrou que os 427 funcionários que aprenderam o Programa de Meditação Transcendental apresentaram diminuição na instabilidade emocional em comparação aos 308 funcionários do grupo de controle, pertencentes ao mesmo local de trabalho.

Melhor sono à noite para funcionários de indústrias

funcionários que aprenderam o Programa de Meditação Transcendental conseguiram dormir melhor à noite

Um estudo realizado no Sumitomo Heavy Industries pelo Japanese National Institute of Industrial Health demonstrou que os 427 funcionários que aprenderam o Programa de Meditação Transcendental conseguiram dormir melhor à noite em comparação aos 308 funcionários do grupo de controle, pertencentes ao mesmo local de trabalho.

Melhor Qualidade de Sono em Executivos e Trabalhadores

gerentes e funcionários que aprenderam a técnica da Meditação Transcendental, melhoraram a qualidade de sono

Um estudo entre os gerentes e funcionários da indústria automobilística indicou que, após três meses de prática regular da técnica da Meditação Transcendental de Maharishi, a qualidade de sono melhorou significativamente (p <0,0025) em comparação aos grupos de controles do mesmo local de trabalho. O efeito foi o maior entre os praticantes regulares.

Diminuição do Estresse entre Gestores

estudo com gestores descobriu que aqueles que aprenderam a Meditação Transcendental demonstraram redução de estresse.

Um estudo realizado durante três meses com gestores em uma empresa de equipamentos médicos descobriu que aqueles que aprenderam a Meditação Transcendental, em comparação com outros controles correspondentes, demonstraram redução significativa no grau de percepção de estresse. Para isso, foi avaliada a percepção de certas situações cotidianas, por exemplo sobrecarga, descontrole ou imprevisibilidade.

Diminuição da ansiedade em funcionários públicos

Funcionários do governo americano que aprenderam o programa da Meditação Transcendental apresentaram diminuição da ansiedade

Funcionários de uma agência do governo de alta segurança que aprenderam o programa da Meditação Transcendental apresentaram diminuição da ansiedade, em comparação ao grupo de controle que participou de um programa educacional de gerenciamento de estresse.

Redução da Ansiedade a longo prazo em funcionários do Governo

Funcionários que aprenderam a Meditação Transcendental após três anos apresentaram diminuição continua da ansiedade

Funcionários do governo que aprenderam o programa de Meditação Transcendental foram avaliados novamente após três anos de prática e apresentaram diminuição contínua da ansiedade, em comparação ao grupo de controle que participou de um programa educacional de gerenciamento de estresse.

Melhor saúde mental entre gestores

gerentes que aprenderam a Meditação Transcendental demonstraram crescimento avaliado por um questionário sobre a saúde mental

Os gerentes que aprenderam o Programa de Meditação Transcendental demonstraram crescimento significativo, avaliado por um questionário sobre a saúde mental durante três meses de estudo, em comparação ao grupo de controle.

Trabalhadores de fábricas param de fumar naturalmente

aumento no número de funcionários que já não fumavam entre colaboradores que haviam aprendido a Meditação Transcendental

Um estudo realizado nas Sumitomo Heavy Industries conduzido pelo Japanese National Institute of Industrial Health encontrou um aumento no número de funcionários que já não fumavam entre o grupo de 427 colaboradores que haviam aprendido o Programa Meditação Transcendental, em comparação aos 308 colaboradores do grupo controle do mesmo local de trabalho. Não foi o objetivo do estudo que praticantes parassem de fumar, mas foi observado esse efeito colateral natural.

Redução de cigarro e de consumo de álcool entre diretores e funcionários

após três meses de prática regular do Programa de Meditação Transcendental, os funcionários consumiram menos cigarro e álcool

Um estudo entre diretores e funcionários da indústria automotiva nos EUA descobriu que, após três meses de prática regular do Programa de Meditação Transcendental, os funcionários consumiram menos cigarro e álcool, em comparação ao grupo de controle do mesmo local de trabalho. Embora a redução do consumo de cigarro e de álcool não fosse objetivo do estudo, foi observado esse efeito colateral.

Melhoria da saúde em geral entre gestores e trabalhadores de fábrica

Gerentes e funcionários apresentaram melhora na saúde após três meses de prática da técnica da Meditação Transcendental

Gerentes e outros funcionários de uma empresa automobilística apresentaram melhora na saúde após três meses de prática regular da técnica da Meditação Transcendental de Maharishi, de acordo não só com os relatos sobre a saúde física e mental dos praticantes de MT, como também com as avaliações da gravidade e da frequência das queixas sobre saúde, em comparação ao grupo de controle do mesmo local de trabalho.

Melhoria na saúde de trabalhadores em empresas japonesas

pesquisa demonstrou que funcionários que aprenderam a Meditação Transcendental apresentaram menos queixas físicas

Esta pesquisa realizada pelo Japanese National Institute of Industrial Health demonstrou que os 427 funcionários do Sumitomo Heavy Industries que aprenderam a técnica da Meditação Transcendental de Maharishi apresentaram menos queixas físicas após cinco meses de prática, em comparação ao grupo de controle da mesma empresa.

Aumento de vitalidade entre gestores

Gestores que aprenderam a Meditação Transcendental de Maharishi apresentaram um aumento significativo de vitalidade física,

Gestores de uma empresa de equipamentos médicos que aprenderam a Meditação Transcendental de Maharishi apresentaram um aumento significativo de vitalidade física, avaliada por meio de uma escala padronizada, em contraste com o grupo de controle. Também foram observados maior nível de energia e menos cansaço.

Melhora da saúde entre gestores

gestores que aprenderam a Meditação Transcendental apresentaram diminuição significativa na avaliação de sintomas somáticos

Em um estudo realizado durante três meses, gestores que aprenderam a técnica da Meditação Transcendental apresentaram diminuição significativa na avaliação normal de sintomas somáticos relacionados ao estresse, como dores no peito e dores de cabeça, em comparação ao grupo de controle.

Mais sucesso no trabalho

veteranos que tinhas dificuldade em integrar-se à sociedade e aprenderam a Meditação Transcendental aumentaram a capacidade de manter o emprego

Um grupo de veteranos que tinha dificuldade em integrar-se à sociedade e que aprendeu o Programa da Meditação Transcendental apresentou aumento significativo na capacidade de manter o emprego, em comparação àqueles que receberam outras formas de tratamento em uma Unidade de Reabilitação Profissional.