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Transtorno por Estresse Pós Traumático

É impressionante os efeitos no tratamento do Transtorno de Estresse Pós traumático com a Meditação Transcendental

Um estudo mostrou que os sintomas de TEPT diminuíram 50% após oito semanas de prática da MT, um resultado nunca ocorrido antes.

O corpo tem um incrível poder de se curar, caso seja dado a ele a chance de ativar esse poder. São impressionantes os efeitos no tratamento de Transtorno de Estresse Pós-traumático (TEPT), quando utilizada a MT.

O Transtorno de Estresse Pós-Traumático é normalmente considerado incurável, porque a maioria das tensões envolvidas está profundamente enraizada na psiquê, e ultrapassa a maioria dos métodos terapêuticos. Estudos recentes sugerem que o impacto dessas tensões pode ser reduzido de forma significativa e, muitas vezes, rapidamente, por meio da prática da Meditação Transcendental.

Os benefícios sobre o TEPT também ocorrem devido à experiência da transcendência, como muitos efeitos mencionados neste site, ao passo que o relaxamento comum não tem o mesmo efeito.

Cada experiência que vivenciamos deixa uma marca armazenada em algum lugar no sistema nervoso. Quando profunda, somos capazes de sentir isso claramente; por exemplo, quando temos uma briga com alguém, sentimos um “nó no coração”.

Sabemos que a fisiologia tem um processo automático e natural para fazer essa limpeza: o descanso do corpo durante o sono. A necessidade de um descanso profundo significa que as tensões devem ser relaxadas e as impressões, removidas. Porém, são tantos registros em nosso sistema nervoso que mesmo o descanso do sono profundo não é suficiente para remover todos eles.

Comparação entre Atenção Plena e Meditação Transcendental

Uma análise verificou a eficácia da MT comparando o efeito da Atenção Plena. Os resultados são impressionantes.

Uma análise recente de 6 estudos de alta qualidade em controles aleatórios verificou a eficácia (tamanho do efeito) dos 3 estudos sobre a MT, comparando o efeito da Atenção Plena. Os resultados são impressionantes.

Este belo vídeo da David Lynch Foundation mostra como a prática da Meditação Transcendental ajuda aqueles que mais precisam.

Estudo científico

1 – Meditação Transcendental em comparação à psicoterapia (Brooks, 1985)

Em 3 meses praticantes da MT mostraram melhoria em todas as áreas pesquisadas: Depressão, TEPT, Ansiedade, Insônia

Um estudo da University of Colorado Medical Center, em Denver, EUA, comparou a eficácia da Meditação Transcendental com métodos de psicoterapia em veteranos de guerra do Vietnã que estavam em tratamento para estresse traumático. Diversas áreas com problemas foram estudadas, incluindo: TEPT, depressão, insônia, ansiedade, instabilidade emocional, trauma familiar e abuso de álcool.

O grupo praticante da MT mostrou melhoria bastante significativa, no período de 3 meses, em todas as áreas pesquisadas: Depressão, TEPT, Ansiedade, Instabilidade Emocional, Abuso de Álcool, Insônia e Trauma Familiar.

A melhora foi tão significativa que, após um trimestre, 70% dos pacientes praticantes da MT não mais necessitavam de nenhum tratamento e foram autorizados a ir para casa. Contudo, o grupo da psicoterapia não mostrou nenhuma melhora significativa em qualquer área.

2 – Estudo recente com os veteranos da Guerra do Iraque (Rosenthal,2011).

Um estudo recente mostrou resultados ainda melhores. Um grupo de veteranos de guerra com Transtorno de Estresse Pós-traumático muito grave participou de um experimento utilizando a prática da Meditação Transcendental. Após oito semanas de tratamento, eles apresentaram diminuição de 50% nos sintomas do TEPT, redução significativa na depressão e aumento no índice de qualidade de vida, resultados nunca observados antes.
Ref. “Military Medicine”, v. 176, n. 6, june 2011, p. 626-630.

Este foi um estudo-piloto em pequena escala, publicado na revista especializada “Military Medicine”, em junho de 2011, anunciado em vários meios de comunicação, incluindo a CNN. Em consequência, o Pentágono encomendou um estudo em grande escala, com verba de US$ 2,5 milhões, para pesquisar os efeitos sobre uma população muito maior (apresentaram melhores resultados após 30 dias de prática da MT, mais do que já haviam testemunhado). Consequentemente, a Norwich University, academia militar mais antiga nos EUA, implantou a MT como parte do treinamento.

O grupo que utilizou a psicoterapia não demonstrou melhoras significativas em qualquer área. Se a técnica da Meditação Transcendental pode ser usada em pacientes com sintomas graves de estresse traumático, como em veteranos de guerra, então, talvez seja seguro afirmar que a MT é eficaz para tratar qualquer pessoa cujos sintomas sejam graves ou profundamente enraizados.
A seguir, um vídeo com depoimentos de um dos soldados participantes do estudo e de sua mãe, que relata como a MT salvou a vida de seu filho.

3 – Redução de TEPT em refugiados africanos (REES, 2013)

Refugiados do Congo com graves sintomas de TEPT, após 30 dias de prática da MT estavam livres dos sintomas

Em abril de 2013, a revista “Journal of Traumatic Stress” publicou um estudo ainda mais extraordinário realizado com os refugiados do Congo, que apresentavam graves sintomas de TEPT devido a estupro e a outros tipos de violência de guerra. Após 30 dias de prática da MT, eles estavam completamente livres dos sintomas de TEPT, com estabilização após 4 meses e meio. O grupo de controle não apresentou melhora.

Ref. “Journal of Traumatic Stress”, v. 26, n. 2, 2013, p. 295-298.

Médicos respondem

Eu fico muito estressada com situações que geralmente não incomodam outras pessoas, por exemplo falar na frente de um grupo ou ter que cumprir um prazo. A MT pode me ajudar?

Dra. Grosswald: Não há um termômetro ou uma medida padrão para o estresse. O que alguém considera estressante é, de fato, estressante para essa pessoa, mesmo que não o seja para outra pessoa, pois a suscetibilidade ao estresse depende muito da fisiologia de cada um. Com a prática regular da técnica da Meditação Transcendental, a tolerância ao estresse aumenta, o que lhe permite ser menos suscetível a ele, quase como uma vacina antiestresse.

Existe algum estudo que demonstre esses efeitos?

Dra. Grosswald: Sim. O estudo mostra que o programa de Meditação Transcendental é eficaz na redução do estresse, da ansiedade e da depressão, e até mesmo nos sintomas de transtorno de estresse pós-traumático. Você pode pensar no estresse como algo contínuo – do menor nível de estresse até o extremo transtorno de estresse pós-traumático. A técnica da MT é eficaz em todo o espectro.

E sobre o estresse devido à privação do sono? Eu quase nunca tenho uma boa noite de sono. A técnica da Meditação Transcendental pode melhorar a qualidade de meu sono?

Dra. Grosswald: O estresse por não dormir acumula-se ao longo do tempo. Ainda que a pessoa tenha um sono normal de vez em quando, não eliminará o estresse acumulado pelas pressões do dia-a-dia, visto que ele só dissolve a fadiga do dia; assim, a fadiga e o estresse continuam crescendo. Mesmo quando a pessoa sai de férias, o relaxamento não dura muito tempo, já que você volta em pouco tempo ao seu estilo de vida habitual. Por isso, todos precisam de uma forma para dissolver a fadiga e o estresse acumulados no cotidiano, principalmente aquele agravado pela privação do sono. Praticar a técnica da Meditação Transcendental regularmente permite que você jogue fora o estresse acumulado. As pesquisas indicam que a prática regular de Meditação Transcendental melhora a saúde e o bem-estar psicológico e que 70 a 90% das doenças estão relacionadas ao estresse; portanto, se você desenvolve um mecanismo que reduza o estresse, a saúde geral e todos os aspectos de sua vida melhoram.

O estresse não é bom? Ele não funciona como incentivo para fazer coisas que precisam ser feitas, por exemplo o cumprimento de prazos?

Dra. Grosswald: Às vezes, embora um prazo possa aumentar a motivação para fazer as coisas, é um equívoco acreditar que o estresse melhora o desempenho das pessoas. Na verdade, as pessoas com melhor desempenho em situações de pressão são as mesmas que acham essas situações estressantes. Em outras palavras, a pressão é apenas um estímulo para elas; se fosse estressante, seu desempenho seria afetado. Observe em que momentos você está mais propenso a cometer erros: Quando você está cansado, estressado e faz as suas atividades muito rapidamente. A criatividade vem quando sua mente está clara, quando você está calmo e descansado. Não há nada de errado com o estresse ocasional, mas o estresse crônico é debilitante; ao estar realmente estressado, é improvável que a criatividade e o desempenho consigam atingir o seu auge. A natureza proporcionou-nos um mecanismo de sobrevivência que desliga o córtex pré-frontal – o raciocínio e a parte analítica do cérebro – sob estresse agudo. “Desligar o cérebro” significa que toda a energia vai para os músculos: a chamada resposta “lute ou fuja”. Esse mecanismo funciona se você está sendo perseguido por um urso, mas não para o seu dia-a-dia, pois permanecer nesse padrão é bastante contraproducente. Em algumas circunstâncias, ainda que seja necessário aguentar a pressão, você não quer viver a sua vida diária assim; em vez disso, é saudável que o córtex pré-frontal e o cérebro operem plenamente. Assim, você poderá planejar, organizar, criar estratégias e ser mais produtivo, eficaz e criativo. O que a técnica da MT faz é aumentar a comunicação entre o córtex pré-frontal e as outras partes do cérebro, visto que expande o seu funcionamento, ao passo que estresse faz exatamente o oposto.

Eu tiro férias pelo menos uma vez por ano. O estresse vai embora por pouco tempo, mas, quando volto ao trabalho, eu começo a sentir que as pressões voltam a se desenvolver.

Dra. Grosswald: As férias atenuam o estresse por um período curto de tempo, mas elas não removem o estresse acumulado, pois funciona apenas como uma correção temporária. Nós precisamos de algo que nos permita ser menos suscetível ao estresse no dia a dia, para que ele não interfira no prazer de viver. As pesquisas mostram que o programa de Meditação Transcendental não só possibilita à mente e ao corpo liberarem o estresse acumulado, como também ajuda a pessoa a se tornar mais resistente ao estresse ao longo do tempo.

Diz-se que o estresse é a causa 90% das doenças psicossomáticas. Que tipos de mudanças acontecem com o corpo devido ao estresse?

Dr. Rector: Sabe-se, por exemplo, que os hormônios modulam o sistema imunológico, defesa não apenas das doenças infecciosas, mas também do câncer. O mau funcionamento desse sistema pode também contribuir para doenças do coração, por meio de mecanismos de hiperatividade inflamatória de baixo nível crônica, o que pode contribuir para a formação de placas na artéria coronariana; um bom exemplo seria a corrosão nas artérias devido a um calor excessivo. Quando o sistema imunológico está constantemente sob pressão e ameaça, o estresse prevalece e o corpo se torna gradualmente desordenado e confuso, distanciando-se cada vez mais dos sistemas que deve proteger. Como um bom policial que se tornou mau, ele perde a capacidade de ser um vigilante perfeito para proteger o organismo contra as ameaças reais, podendo até se tornar agressivo contra o próprio corpo – a princípio, em menor grau, mas é possível aumentar de forma incontestável. Como resultado, uma doença autoimune pode aparecer.

Numa perspectiva mais positiva, os níveis hormonais podem ser equilibrados quando o estresse é reduzido por meio da técnica da Meditação Transcendental?

Dr. Rector: Sim, quando o corpo fica menos estressado devido à prática da Meditação Transcendental, os níveis hormonais também se alteram para ajudar a diminuir o estresse. Como um poderoso antídoto, a prática da técnica da Meditação Transcendental ajuda a restaurar a harmonia, a integração e o equilíbrio do corpo, pois são mecanismos de cura que funcionam em todos os níveis da fisiologia humana. Nem é necessário “pensar sobre isso”, visto que todo o organismo se torna holisticamente reintegrado e equilibrado, ações que ocorrem na fonte silenciosa da fisiologia. Portanto, a técnica da MT pode resultar na cura e na reintegração de toda a fisiologia, independente de quaisquer outras técnicas disponíveis de gerenciamento de estresse. Embora seja uma afirmação extraordinária, é bem fundamentada com base em mais de quarenta anos de estudos científicos no mundo todo.

Sarina Grosswald: Doutora em Educação, especialista em aprendizagem cognitiva, recentemente dirigiu o primeiro estudo sobre os efeitos do programa de Meditação Transcendental em crianças com dificuldades de aprendizagem e linguagem. Dra. Grosswald e seu trabalho foram extensivamente apresentados na mídia internacional, por exemplo no PBS e na ABC News.

Steven Rector: doutor em Medicina, pratica medicina emergencial há 18 anos. É diplomado pelo Conselho Americano de Medicina de Emergência.