Como aprender

Ciência Védica Maharishi

A técnica da Meditação Transcendental leva você da superfície dos pensamentos, e permite que você mergulhe cada vez mais fundo, até chegar ao campo unificado da lei natural, permitindo a quietude e o silêncio interior.

Por Tony Nader, M.D., Ph.D., M.A.R.R.

Em nosso mundo hoje existem muitas suposições e muitas teorias sobre a realidade, ilusão, existência, lei natural e administração da vida e do universo. Em minha carreira médica e científica, tive a grande sorte de aprender e trabalhar com um grande sábio, cientista e simpatizante da humanidade que vem de antiga tradição de mestres védicos, Maharishi Mahesh Yogi.

Maharishi compilou toda a literatura védica como uma ciência perfeita da vida e mostrou que o Veda não é apenas um conhecimento de importância intelectual como uma filosofia ou como uma ciência, mas tem um valor prático, que é o desenvolvimento da fisiologia e da mente. Nesta era científica ele tem apresentado este conhecimento de forma científica e queria que ele fosse analisado e estudado com as mais modernas abordagens científicas para a compreensão da saúde e bem-estar físicos, relação mente e corpo e aspectos sociais da vida – e as aplicações de tudo isso para criar uma sociedade saudável.

“Veda” significa conhecimento, conhecimento total. Há uma enorme literatura de Veda que nos foi trazido através dos milênios na tradição védica que   conhecemos como a Tradição dos Mestres Védicos. A Índia é o lugar afortunado onde o Veda em si era conhecido e ensinado. Mas o Veda não é apenas indiano, o Veda é universalmente Verdadeiro e apoia a vida de todos e de tudo. Em todos os níveis, consciência, molecular, celular, e fisiologicamente  omos a personificação de Veda. Veda é uma ciência da vida que é muito antiga e agora está se tornando muito moderna e relevante à medida que mais pesquisas exploram essa área da saúde que traz a plenitude da vida e desenvolvimento de todo o potencial do indivíduo e da sociedade.

Maharishi tomou o conhecimento védico e organizou-o em uma perfeita ciência da vida, com seus 40 aspectos. Este é um conhecimento que está disponível e  pode parecer familiar para nós como “yoga”, mas mais especificamente tem um valor prático para realmente desenvolver a fisiologia e a mente através do uso do próprio som.

Isso acontece no nível mais profundo, no nível transcendental, indo além dos campos de mudança da consciência para o Eu interior, o ser interior, e desenvolvendo todo o potencial a partir do nível do Eu. O sistema nervoso humano tem uma particularidade de que pode realmente entrar em contato com esse campo.

No Veda diz-se que este campo é o campo do ser puro, consciência puro, o campo da totalidade, da completude. A técnica para preparar o indivíduo para que seja mais receptivo e mais capaz de melhorar e aprimorar sua saúde vem do Veda. É isso que estamos oferecendo e o que nós temos ensinado em todo o mundo – uma ciência e tecnologia de consciência. Consciência que é percepção, capacidade de ser consciente e estar ciente. O que estamos falando é chamado de Ciência e Tecnologia Védica Maharishi conhecida no mundo como Meditação Transcendental e sua técnicas avançadas.

A técnica da Meditação Transcendental leva você da superfície dos pensamentos, e permite que você mergulhe cada vez mais fundo, até chegar ao campo unificado da lei natural, permitindo a quietude e o silêncio interior.

Há uma série de visões de mundo e tratados filosóficos sobre a vida e seres humanos. A ciência moderna desenvolveu métodos que podem nos ajudar a diferenciar o fatídico do que é fantasia e os resultados reais dos resultados fictícios. Sempre que pensamos em ciência e tecnologia, tendemos a pensar em termos de aspectos objetivos materiais. 

Alguém pode se perguntar, como podemos chamar algo de ciência da consciência? Uma tecnologia científica tem métodos e procedimentos sistemáticos e pode ser comprovada de que funciona de forma confiável e repetitiva. Sistemática significa que você tem algo que você pode aplicar de uma forma muito específica – há sequências muito específicas das coisas, não é apenas a tomada de humor, ou diferenças entre situações individuais e circunstâncias, mas há um processo sistemático que acontece na ciência. Existem mais de 600 estudos científicos sobre essa tecnologia. É confiável, o que significa que toda vez que você aplicar este processo sistemático, você pode obter um resultado – um resultado confiável, que você pode ver que funciona. Isso é também repetível, o que significa que não é que funciona apenas por algum tempo, ou sob algumas circunstâncias. 

Isso significa que independente de quem usar este mesmo sistema sistemático, pode repetí-lo e obter os mesmos resultados. É assim que podemos dizer que temos algo científico e eficaz.

O Veda e a Literatura Védica é o projeto que se tornou a nosso fisiologia – a inteligência que se tornou matéria no corpo humano. De inteligência para a matéria, não há uma diferença tão grande. Se pudermos segmentar o níveis de inteligência – e nós temos o conhecimento através do Ciência Védica Maharishi – podemos realmente criar um indivíduo muito saudável. Nós podemos desenvolver o total potencial do indivíduo que é um potencial cósmico. Cada um de nós tem o potencial para viver a vida em perfeição, felicidade e paz.

veja o texto original em inglês acessando https://www.drtonynader.com/desk/14/what-maharishi-vedic-science