Congresso Internacional de Ayurveda - Meditação Transcendental
Loading...

Congresso Internacional de Ayurveda

Maharaja Dr. Tony Nader

Médico pela Universidade Americana de Beirute, PhD em Cérebro e Ciência Cognitiva (MIT), pós-doutorado como Clínico e Pesquisador em Neurologia (Harvard Medical School). Autor dos livros inovadores e premiados: “Fisiologia Humana: Expressão do Veda e Literatura Védica” e “Ramayana na Fisiologia Humana”. Pesquisou sobre segurança, efeitos na memória, prevenção, envelhecimento e enfermidades, das preparações de ervas e minerais de Maharishi Ayurveda. Apresentou programas de Ayurveda na reunião de ministros da OMS, 1990. Premiado pela Academia Nacional de Ayurveda, Índia, em 1994, ensina Ayurveda em todo o mundo. Fundador e editor-chefe do International Journal of Mathematics and Consciousness, é líder mundial do Movimento de Meditação Transcendental e Patrono dos Congressos Internacionais de Ayurveda.


Nossa Participação no Congresso Internacional de Ayurveda no Brasil

O Ministério da Saúde promoveu, dos dias 12 a 15 de março de 2018, o 3º CONGRESSO INTERNACIONAL DE AYURVEDA em conjunto com o 1º CONGRESSO INTERNACIONAL DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES E SAÚDE PÚBLICA. O evento, que ocorreu na cidade do Rio de Janeiro, teve grande presença e participação da Associação Internacional de Meditação além de ter contado com a participação de nomes de referência no cenário nacional e internacional do Ayurveda e das Práticas Integrativas e Complementares e foi realizado com o apoio da da International Maharishi AyurVeda Foundation, International Academy of Ayurved, e da RedePICS.

                        

Os congressos tiveram por objetivo ampliar o debate sobre a utilização e propagação dessas práticas nos Sistemas Nacionais de Saúde, aprofundar os conhecimentos e discutir os avanços das incorporações das práticas integrativas e complementares. Houveram fóruns de discussão internacionais para integração e troca de experiências entre os profissionais e gestores das diversas práticas integrativas, do Brasil e de outros países, com a participação de profissionais e docentes de saúde, gestores, representantes de organismos internacionais e outros ligados às práticas integrativas e complementares em saúde.

                      

O que é Ayurveda Maharishi?

Ayurveda é a Ciência da Longevidade. Em sânscrito, “Ayur” significa vida e “Veda” significa conhecimento ou ciência. Ayurveda é, portanto, traduzida como a conhecimento (ou ciência) da vida. Ayurveda é considerado o mais antigo sistema de cuidado natural com a saúde (citado como parte de uma tradição de 6.000 anos), que provém da grande civilização Védica da Índia. É fundado na profunda sabedoria holística e nas leis da natureza, que governam não penas nosso corpo, mas também nosso meio ambiente e o mundo no qual existimos e com o qual interagimos. Objetiva despertar a inteligência interna da mente e do corpo para que esta inteligência se manifeste na forma de perfeito equilíbrio, que é a base da saúde duradoura, da satisfação e da beleza natural. Quando violamos as leis da natureza, saímos do equilíbrio e ocorrem os problemas, tais como enfermidades e doenças. Pode-se dizer que Ayurveda é parte do mecanismo de autocorreção da natureza que nos leva de volta a um estado natural de equilíbrio e, assim sendo, de saúde.

                        

O propósito desta intemporal sabedoria prática é promover a prevenção, a revitalização, o rejuvenescimento e a cura de uma forma natural. A partir de março de 2017, por meio de Portaria Gabinete do Ministro n° 849, Ayurveda passou a fazer parte das práticas integrativas e complementares em saúde institucionalizadas no SUS por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS – PNPIC.

O Programa de Ayurveda Maharishi foi sistematizado e estruturado por Maharishi Mahesh Yogi, em conjunto com os maiores especialistas de Ayurveda da Índia, mantendo a pureza e a integridade do conhecimento encontrado nos textos Védicos clássicos. Este sistema visa avivar a inteligência interior do organismo e fortalece sua capacidade de cura natural, além de esclarecer a importância central da relação mente-corpo para a saúde e fornecer uma ampla gama de técnicas e práticas para estimular poderosas respostas de cura naturais tanto na mente quanto no corpo.



Nossos convidados

 

Raja Dr. José Luis Alvarez

Presidente da Fundação Maharishi da América Latina, possui doutorado Honoris Causa da Universidade Inca Garcilaso de la Vega, Peru. DSCI e Doctor of World Peace, pela Maharishi European Research University, Suíça. Também, possui doutorado Honoris Causa pela Maharishi University of Management, EUA. Foi membro da Comissão Interministerial de Planejamento e Coordenação (CIPLAN) do Brasil, nas subcomissões, impulsionando a regulamentação das Práticas Alternativas no Brasil (1988). Trabalhou junto a presidentes e Chefes de Estado, em vários países. Pelo constante trabalho, centenas de médicos do SUDS, farmacêuticos e agrônomos foram treinados no Ayurveda pela primeira vez no Brasil. Atualmente é presidente da Fundação David Lynch, da América Latina, e supervisiona atividades de Educação Baseada na Consciência em 36 países, incluindo Brasil e Índia.


Joan Roura

Formado em Física Teórica, na Universidade de Barcelona, Espanha, nas especialidades: Teoria Quântica de Campos e Relatividade Geral de Einstein.  Possui um DSCI e um doutorado em World Peace, pela MERU, Suíça. Coordenou a implantação do Ayurveda, em Goiás (1986), treinando centenas de médicos, farmacêuticos e agrônomos, pela primeira vez no Brasil. Coordenou a Comissão responsável pela fundação do Hospital de Medicina Alternativa de Goiânia, referência nacional nos últimos 30 anos. Foi membro da Comissão Interministerial de Planejamento e Coordenação (CIPLAN), nas subcomissões, no Brasil, colaborando na regulamentação das Práticas Alternativas no Brasil (1988). Trabalhou em 25 países assessorando Chefes de Estado na resolução de conflitos. Preside o Instituto David Lynch, Brasil, e coordena a Comissão Internacional de Fitoterapia Ayurveda e Ayurveda Maharishi.


Ministro Ricardo Barros


O Ministro da Saúde, Ricardo Barros, fala sobre a importância do Brasil como protagonista na difusão do Ayurveda. Ele também homologou 29 práticas integrativas e complementares à saúde que serão aplicadas no SUS.


Dr. Bevan Morris

Ex-presidente da Maharishi University of Management, cargo que exerceu por 36 anos, o Dr. Morris trabalhou no desenvolvimento de projetos de paz mundial e de Educação Baseada na Consciência em mais de 100 países. Graduado em psicologia e mestre em filosofia pela Universidade de Cambridge na Inglaterra e doutor e PhD em Ciência da Inteligência Criativa  pela Maharishi European Research University.


Sanford Nidich

Professor de Fisiologia e Saúde, Professor de Educação e Diretor do Centro de Saúde Sócio-Emocional do Instituto de Pesquisa em Gestão da Universidade Maharishi (MUMRI) em Fairfield, Iowa, EUA. Graduado em psicologia na Universidade de Cincinnati, Ohio, EUA, com mestrado em Psicologia e Educação e Doutorado em Desenvolvimento Adulto. O Dr. Nidich tem sido um dos principais pesquisadores em diversos projetos de pesquisa financiados pelos Institutos Nacionais de Saúde dos EUA e fundações privadas nas áreas de saúde mental, doenças cardiovasculares e câncer. Está atualmente conduzindo pesquisas, patrocinadas pelo Departamento de Defesa Americano, sobre os efeitos da Meditação Transcendental no Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), na Veterans Administration em San Diego, Califórnia.


Vaidya Devendra Triguna (Padma Bhushan) – (Índia)


Pertencente à uma das mais tradicionais famílias de Vaidyas (médicos do ayurveda) da Índia, o Dr. Devendra Triguna é também médico honorário do presidente da Índia e professor visitante da Universidade Gurukul Kangri, em Haridwar, uma das mais prestigiadas e antigas do país. Atuou em prática clínica nos últimos 32 anos, reunindo rica experiência no tratamento bem sucedido de transtornos crônicos. Presidente do All India Ayurveda Congress, que conta com mais de 600.000 Vaidyas registrados, é membro de vários conselhos centrais de órgãos governamentais indianos. Recebeu os prêmios Padma Shri e Padma Bhushan por sua contribuição ao Ayurveda.

Dr. Rainer Picha

Diretor da Fundação Internacional Maharishi Ayurveda e consultor sênior em cardiologia da Áustria. Em 1996, ele mudou o foco de um cargo de Diretor Assistente do Departamento de Cardiologia, do Hospital Estadual de Graz, na Áustria, para se tornar um pesquisador da Universidade Védica Maharishi, em Vlodrop, Holanda. Viajou por todo o mundo para palestrar sobre Maharishi Ayurveda e, juntamente com sua equipe multidisciplinar, desenvolveu novos projetos hospitalares, materiais de curso e currículos médicos para integrar o mais antigo sistema de atenção à saúde – Maharishi AyurVeda – com medicina moderna. Atualmente supervisiona as atividades de Maharishi Ayurveda em todo o mundo.

 

Dr. John Hagelin

Presidente da Fundação David Lynch, renomado físico quântico, educador e autor recebeu seu A.B. Summa Cum Laude do Dartmouth College em 1975 e seu Ph.D. da Universidade de Harvard em 1981. Conduziu uma pesquisa pioneira no CERN (Centro Europeu de Física de Partículas) e no Stanford Linear Accelerator Center. É responsável pelo desenvolvimento de uma teoria altamente bem-sucedida do Campo Unificado, baseada nas. Seus artigos sobre unificação eletrofraca, grande unificação, supersimetria e cosmologia incluem algumas das referências mais citadas nas ciências físicas. O Dr. Hagelin é um dos principais pesquisadores, no mundo, sobre os efeitos da meditação no desenvolvimento do cérebro.
Atua como presidente da União Global de Cientistas pela Paz, foi nomeado vencedor do Prêmio Kilby, que reconhece os cientistas que fizeram “grandes contribuições para a sociedade através de sua pesquisa aplicada nos campos da ciência e tecnologia”.

Dr. Robert Schneider

Médico, cientista, educador e uma das maiores autoridades mundiais em abordagens científicas e naturais para doenças cardíacas, pressão alta, estresse e outros fatores de risco cardiovascular. O Dr. Schneider é certificado em medicina preventiva, é um especialista certificado em hipertensão clínica e um membro do American College of Cardiology. Fez seu curso de pós-graduação em medicina interna e hipertensão na University of Michigan Medical School. Foi consultor de várias agências governamentais, incluindo os Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos (NIH), os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, a Comissão Presidencial de Medicina Complementar e a Coalizão de Prevenção do Congresso dos EUA.
Atualmente, o Dr. Schneider é o diretor do Instituto de Medicina Natural e Prevenção financiado pelo NIH e professor de fisiologia e saúde na Maharishi University of Management, em Fairfield, Iowa.

Dr. Alarik Arenander

Diretor do Instituto de Pesquisa do Cérebro da Maharishi University of Management, Fairfield, Iowa, EUA. Neurocientista, educador, palestrante internacional e pesquisador líder em neurociência do desenvolvimento do cérebro e do potencial humano. Conduziu pesquisas pioneiras na Universidade da Califórnia em Los Angeles, Universidade Estadual da Pensilvânia em Hershey, MERU – Suíça, Universidade de Wisconsin em Madison e na Universidade Maharishi de Fairfield, EUA. Desde 1999 é o diretor do Brain Research Institute de Iowa em Fairfield, Iowa. Sua pesquisa se concentra principalmente no desenvolvimento do cérebro, incluindo pesquisa básica e aplicada na relação entre cérebro e consciência e o papel do ambiente e da experiência no desenvolvimento do potencial e do bem-estar humano.

David Orme Johnson

Reitor de pesquisa, professor de Psicologia, Presidente do Departamento de Psicologia, Diretor do Programa de Doutorado em Psicologia, e Diretor do Instituto da Paz Mundial na Universidade Internacional Maharishi. Recebeu seu B.A. pela Universidade de Columbia em 1963 e Ph.D. em psicologia experimental pela universidade de Maryland em 1969. Dr. Orme Johnson foi pioneiro na pesquisa sobre a Meditação Transcendental e programa MT-Sidhis em várias áreas, incluindo estabilidade autonômica, coerência de EEG, inteligência, independência de campo, utilização de cuidados médicos, prisão e reabilitação, qualidade de vida e resolução de conflitos. Possui muitos trabalhos publicados em revistas American Psychologist,  Psychosomatic Medicine, International Journal of Neuroscience, Personality and Individual Differences e Journal of Conflict Resolution.

 

Dr. Peter Swan

Graduado em psicologia e literatura na África do Sul, o Dr. Swan possui 15 anos de experiência prática em Agricultura Orgânica Védica e atualmente ministra cursos de agricultura e jardinagem védica em mais de 11 países.

Ronice Maria Pereira Franco de Sá

Pós-Doutorada em Avaliação de Programas de Saúde na Universidade de Montreal. PhD em Educação pela Universidade de Sherbrooke, MSc em Administração da Saúde pela Universidade de Montreal, sanitarista pela ENSP-FIOCRUZ, médica do trabalho pela UFPE, fitoterapeuta pela FESP (atual UPE), médica pela UFPE. Foi Diretora do Núcleo de Saúde Pública e Desenvolvimento Social (NUSP) da UFPE. Diretora Nacional de Saúde do Índio, membro da CISI-CNS (FUNAI 1993-1994). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Promoção da Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: promoção da saúde, avaliação, cidades saudáveis, abordagem qualitativa de pesquisa, desenvolvimento local. Professora do quadro permanente do Programa Integrado de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UFPE. Membra Titular da Academia Pernambucana de Medicina. Membra do Núcleo Executivo da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO).

Susan Andrews

Antropóloga e Psicóloga formada pela Universidade de Harvard e doutora em Psicologia Transpessoal pela Universidade de Greenwich. Fundadora e coordenadora da Ecovila Parque Ecológico Visão Futuro no interior de São Paulo, e coordenadora do indicador de FIB (Felicidade Interna Bruta) no Brasil. Estudou os xamãs Mayas do México e os curadores psíquicos das Filipinas antes de estudar na Índia com o mestre P. R. Sarkar e tornar-se Acharya, intrutora de Yoga e Meditação em 1972.
Autora de mais de 12 livros, os quais foram traduzidos para 10 idiomas, sobre temas como Educação, Psicologia, Saúde, Yoga, Nutrição e Ecologia. Ministrou palestras e seminários sobre estes temas em 42 países. Domina 11 idiomas incluindo o Bengali, Chinês e Sânscrito.

Maria Bernadete Paulo Ferreira

Presidente da Associação Internacional de Meditação Transcendental – SIM no Brasil.
Graduada em Economia e Psicologia, com especialização em psicanálise junguiana e Psicodrama. Formada pela Maharishi European Research University (MERU) como instrutora de Meditação Transcendental (1992) e da técnica avançada de Meditação Transcendental (MT-SIDHIS) desde 2009.

 

Dr. Germán Martina

Médico especialista em Ayurveda Maharishi e Homeopatia e Presidente da Associação Argentina de Meditação Transcendental. Diretor do Departamento de Saúde da Universidade Maharishi da América Latina e Caribe (UMLAC)

Carl Camelia

Fundador e Diretor Acadêmico da Universidade Maharishi da América Latina e Caribe (UMLAC).

Artigos Relacionados