Diferença entre Meditação Transcendental e Mindfulness - Meditação Transcendental

Diferença entre Meditação Transcendental e Mindfulness

Mindfulness e a técnica de Meditação Transcendental (MT) vêm de diferentes tradições (budista e védica, respectivamente), mas o mais importante é que elas têm diferentes metas. Ainda que existam variações diferentes de Mindfulness, a meta dela é treinar a mente para estar atenta ao momento presente, deliberadamente prestando atenção aos pensamentos e sensações, mas sem fazer julgamentos.

“A técnica da MT (só tem uma versão) tem como objetivo dirigir a atenção para dentro, para além do pensamento e não envolve qualquer focalização ou concentração.”

Donna Rockwell é professora de Psicologia Clínica e aprendeu a técnica da MT recentemente, ela comenta sobre suas experiências no livro de Bob Roth, Strength in Stillness (sem edição em português, tradução livre do título: Força na quietude).

Ela começou descrevendo sua primeira experiência com Mindfulness:

“Quando comecei a praticar Mindfulness, recorri a um professor que estava muito envolvido na Meditação Shambhala. Ele ensinou-me a meditação de consciência alerta e eu devia ficar sentada com ele durante cinco minutos. Passados 30 segundos, pensei que a minha cabeça ia explodir. Nunca conseguiria fazer aquilo. Percebi até que ponto eu era do tipo A (n.t.: pessoas tipo A são ambiciosas, perfeccionistas e muito estressadas), fiquei tão perturbada por não ter quietude que me dediquei totalmente à prática da meditação.”

“Há essa ideia de que a mente é um cavalo selvagem que está sempre aos coices num curral muito pequeno. O objetivo da Mindfulness é aumentar o tamanho daquele curral e criar um campo aberto onde podemos treinar a mente para voltar para o momento presente. Depois de 20 anos a praticando Mindfulness, estou mais bem treinada para estar no aqui e agora por causa de todas as horas, dos fins de semana e dos dias que passei sentada num lugar olhando para um ponto no chão. Tenho maior capacidade para ativar o córtex pré-frontal do meu cérebro e tenho consciência de que estou estimulando a amígdala.”

Um dos comentários mais frequentes dos novos meditantes da técnica de Meditação Transcendental é sobre como ela é fácil. conheça as diferenças entre as técnicas de meditação

Donna Rockwell expressou a mesma coisa ao comparar a sua prática de Mindfulness com um “campo de treinamento”, enquanto a técnica de MT é “algo completamente diferente.”

“Se penso que Mindfulness é um ‘treino da mente’, a MT é como levar a mente para um fantástico Spa. Desde a primeira vez, foi como se o meu cérebro estivesse se instalando num agradável banho quente. O meu cérebro se acalma e volta para um estado de equilíbrio. E, passados 20 minutos, volto para a minha vida com uma enorme paz e bem-estar.”

Rockwell também notou a diferença entre um retiro de Mindfulness e a pratica da MT, “Quando vamos para um retiro de Mindfulness, sentamo-nos durante 40 minutos, depois caminhamos durante 10 minutos, mais ou menos, sentamo-nos durante mais 40 minutos, caminhamos durante 10 minutos, sentamo-nos durante 40 minutos, levantamo-nos de novo – enquanto isso, ficamos conscientes de pensamentos errantes e voltamos para o momento presente. Como eu disse: um campo de treinamento”

Em contraste, Rockwell continua: “A MT diz: ‘Você trabalhou todos esses anos para ser uma pessoa mais iluminada, agora, há uma prática de meditação em que se pode sentar por apenas 20 minutos e ficar naturalmente revigorada ao permitir que a mente se acalme’. Sim, pensamos no mantra, mas não temos de ficar tensos por causa dele. A mente vai para onde ela quer ir, para algo mais satisfatório. Depois de 20 minutos de um tratamento de Spa mental de MT, regresso para o meu dia a dia revitalizada e pronta para o que me espera.”

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