Estresse - Médicos respondem - Meditação Transcendental
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Estresse – Médicos respondem

Médicos respondem a perguntas sobre a MT e o Estresse

 


Dra. Grosswald e Dr. Rector

Os médicos Dra. Grosswald e Dr. Rector são especialistas em seus campos de atuação, possuem anos de experiência na área da MT e estudam os efeitos do estresse e da síndrome de estresse. Aqui, eles respondem a algumas perguntas frequentes.

 

P: Eu fico muito estressada com situações que geralmente não incomodam outras pessoas, por exemplo falar na frente de um grupo ou ter que cumprir um prazo. A MT pode me ajudar?

Dra. Grosswald: Não há um termômetro ou uma medida padrão para o estresse. O que alguém considera estressante é, de fato, estressante para essa pessoa, mesmo que não o seja para outra pessoa, pois a suscetibilidade ao estresse depende muito da fisiologia de cada um. Com a prática regular da técnica da Meditação Transcendental, a tolerância ao estresse aumenta, o que lhe permite ser menos suscetível a ele, quase como uma vacina antiestresse.

P: Existe algum estudo que demonstre esses efeitos?

Dra. Grosswald: Sim. O estudo mostra que o programa de Meditação Transcendental é eficaz na redução do estresse, da ansiedade e da depressão, e até mesmo nos sintomas de transtorno de estresse pós-traumático. Você pode pensar no estresse como algo contínuo – do menor nível de estresse até o extremo transtorno de estresse pós-traumático. A técnica da MT é eficaz em todo o espectro.

P: E sobre o estresse devido à privação do sono? Eu quase nunca tenho uma boa noite de sono. A técnica da Meditação Transcendental pode melhorar a qualidade de meu sono?

Dra. Grosswald: O estresse por não dormir acumula-se ao longo do tempo. Ainda que a pessoa tenha um sono normal de vez em quando, não eliminará o estresse acumulado pelas pressões do dia-a-dia, visto que ele só dissolve a fadiga do dia; assim, a fadiga e o estresse continuam crescendo. Mesmo quando a pessoa sai de férias, o relaxamento não dura muito tempo, já que você volta em pouco tempo ao seu estilo de vida habitual. Por isso, todos precisam de uma forma para dissolver a fadiga e o estresse acumulados no cotidiano, principalmente aquele agravado pela privação do sono. Praticar a técnica da Meditação Transcendental regularmente permite que você jogue fora o estresse acumulado. As pesquisas indicam que a prática regular de Meditação Transcendental melhora a saúde e o bem-estar psicológico e que 70 a 90% das doenças estão relacionadas ao estresse; portanto, se você desenvolve um mecanismo que reduza o estresse, a saúde geral e todos os aspectos de sua vida melhoram.

P: O estresse não é bom? Ele não funciona como incentivo para fazer coisas que precisam ser feitas, por exemplo o cumprimento de prazos?

Dra. Grosswald: Às vezes, embora um prazo possa aumentar a motivação para fazer as coisas, é um equívoco acreditar que o estresse melhora o desempenho das pessoas. Na verdade, as pessoas com melhor desempenho em situações de pressão são as mesmas que acham essas situações estressantes. Em outras palavras, a pressão é apenas um estímulo para elas; se fosse estressante, seu desempenho seria afetado. Observe em que momentos você está mais propenso a cometer erros: Quando você está cansado, estressado e faz as suas atividades muito rapidamente. A criatividade vem quando sua mente está clara, quando você está calmo e descansado. Não há nada de errado com o estresse ocasional, mas o estresse crônico é debilitante; ao estar realmente estressado, é improvável que a criatividade e o desempenho consigam atingir o seu auge. A natureza proporcionou-nos um mecanismo de sobrevivência que desliga o córtex pré-frontal – o raciocínio e a parte analítica do cérebro –  sob estresse agudo. “Desligar o cérebro” significa que toda a energia vai para os músculos: a chamada resposta “lute ou fuja”. Esse mecanismo funciona se você está sendo perseguido por um urso, mas não para o seu dia-a-dia, pois permanecer nesse padrão é bastante contraproducente. Em algumas circunstâncias, ainda que seja necessário aguentar a pressão, você não quer viver a sua vida diária assim; em vez disso, é saudável que o córtex pré-frontal e o cérebro operem plenamente. Assim, você poderá planejar, organizar, criar estratégias e ser mais produtivo, eficaz e criativo. O que a técnica da MT faz é aumentar a comunicação entre o córtex pré-frontal e as outras partes do cérebro, visto que expande o seu funcionamento, ao passo que estresse faz exatamente o oposto.

P: Eu tiro férias pelo menos uma vez por ano. O estresse vai embora por pouco tempo, mas, quando volto ao trabalho, eu começo a sentir que as pressões voltam a se desenvolver.

Dra. Grosswald: As férias atenuam o estresse por um período curto de tempo, mas elas não removem o estresse acumulado, pois funciona apenas como uma correção temporária. Nós precisamos de algo que nos permita ser menos suscetível ao estresse no dia a dia, para que ele não interfira no prazer de viver. As pesquisas mostram que o programa de Meditação Transcendental não só possibilita à mente e ao corpo liberarem o estresse acumulado, como também ajuda a pessoa a se tornar mais resistente ao estresse ao longo do tempo.

P: Diz-se que o estresse é a causa 90% das doenças psicossomáticas. Que tipos de mudanças acontecem com o corpo devido ao estresse?

Dr. Rector: Sabe-se, por exemplo, que os hormônios modulam o sistema imunológico, defesa não apenas das doenças infecciosas, mas também do câncer. O mau funcionamento desse sistema pode também contribuir para doenças do coração, por meio de mecanismos de hiperatividade inflamatória de baixo nível crônica, o que pode contribuir para a formação de placas na artéria coronariana; um bom exemplo seria a corrosão nas artérias devido a um calor excessivo. Quando o sistema imunológico está constantemente sob pressão e ameaça, o estresse prevalece e o corpo se torna gradualmente desordenado e confuso, distanciando-se cada vez mais dos sistemas que deve proteger. Como um bom policial que se tornou mau, ele perde a capacidade de ser um vigilante perfeito para proteger o organismo contra as ameaças reais, podendo até se tornar agressivo contra o próprio corpo – a princípio, em menor grau, mas é possível aumentar de forma incontestável. Como resultado, uma doença autoimune pode aparecer.

P: Numa perspectiva mais positiva, os níveis hormonais podem ser equilibrados quando o estresse é reduzido por meio da técnica da Meditação Transcendental?

Dr. Rector: Sim, quando o corpo fica menos estressado devido à prática da Meditação Transcendental, os níveis hormonais também se alteram para ajudar a diminuir o estresse. Como um poderoso antídoto, a prática da técnica da Meditação Transcendental ajuda a restaurar a harmonia, a integração e o equilíbrio do corpo, pois são mecanismos de cura que funcionam em todos os níveis da fisiologia humana. Nem é necessário “pensar sobre isso”, visto que todo o organismo se torna holisticamente reintegrado e equilibrado, ações que ocorrem na fonte silenciosa da fisiologia. Portanto, a técnica da MT pode resultar na cura e na reintegração de toda a fisiologia, independente de quaisquer outras técnicas disponíveis de gerenciamento de estresse. Embora seja uma afirmação extraordinária, é bem fundamentada com base em mais de quarenta anos de estudos científicos no mundo todo.

 


 


Sarina Grosswald, Doutora em Educação, especialista em aprendizagem cognitiva, recentemente dirigiu o primeiro estudo sobre os efeitos do programa de Meditação Transcendental em crianças com dificuldades de aprendizagem e linguagem. Dra. Grosswald e seu trabalho foram extensivamente apresentados na mídia internacional, por exemplo no PBS e na ABC News.

 

Steven Rector, doutor em Medicina, pratica medicina emergencial há 18 anos. É diplomado pelo Conselho Americano de Medicina de Emergência.

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