Insônia - Médicos respondem - Meditação Transcendental
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Insônia – Médicos respondem

Médicos respondem a perguntas sobre os efeitos da MT na Insônia 

 

Dr. James Krag Dra. Grosswald 

 

Dr. Krag e Dra. Grosswald são especialistas em suas áreas de atuação, com anos de estudos sobre os efeitos da MT na insônia. Eles respondem a algumas perguntas.

Q: Eu costumo acordar no meio da noite. Às vezes, estou suando ou muito agitado. A prática da Meditação Transcendental vai me ajudar a dormir à noite?

Dr. Krag: Embora haja muitos motivos para a insônia, as causas mais frequentes são a ansiedade e o estresse. No entanto, é possível que alguns praticantes da MT tenham insônia ocasionalmente, mas como a técnica ajuda a diminuir o estresse, o problema passa a ser cada vez menos frequente.

Q: Se eu sentar em uma cadeira e fechar meus olhos, vou dormir imediatamente. Que benefícios a MT traria para mim?

Dr. Krag: Essa é uma indicação clara de que você está precisando descansar e está com o “sono atrasado”. A técnica da Meditação Transcendental oferece um nível profundo de descanso; com o tempo, vai ajudá-lo a “tirar esse atraso”, a fim de que você tenha mais lucidez e energia ao longo do dia.

Q: E o estresse devido à privação do sono? Quase nunca tenho uma boa noite de sono. Será que a técnica da Meditação Transcendental ajudaria nisso?

Dra. Grosswald: É interessante a sua pergunta, porque as pesquisas mostram que os americanos são os que mais sofrem com a privação do sono no mundo.

O estresse devido à insônia acumula-se ao longo do tempo. Pesquisadores estimam que 70 a 90% das doenças estão relacionadas ao estresse. Mesmo que você durma bem de vez em quando, o sono não dissolve o estresse acumulado com as pressões do dia a dia, pois apenas dissolve a fadiga de hoje; assim, a fadiga e o estresse continuam aumentando. Quando você tira férias, o relaxamento dura pouco tempo, já que você voltará ao seu estilo de vida habitual, por isso é necessário dissolver a fadiga e o estresse acumulados no cotidiano, agravados pela privação do sono. A prática regular da técnica da Meditação Transcendental permite que você jogue fora que o estresse acumulado; várias pesquisas indicam que essa prática melhora a saúde e o bem-estar psicológico, em razão de a MT reduzir o estresse e melhorar a saúde em geral e todos os aspectos de sua vida.

 

 


 


Sarina Grosswald, Doutora em Educação, especialista em aprendizagem cognitiva, recentemente dirigiu o primeiro estudo sobre os efeitos do programa de Meditação Transcendental em crianças com dificuldades de aprendizagem e linguagem. Dra. Grosswald e seu trabalho foram extensivamente apresentados na mídia internacional, por exemplo no PBS e na ABC News.

 

James Krag, Doutor em Medicina, membro da American Psychiatric Association, presidente da Sociedade de Psiquiatria da Virgínia, foi presidente da Virginia Association of Community Psychiatrists durante quatro anos.

Atualmente, é diretor do Liberty Point, um programa a domicílio para tratar adolescentes com problemas psiquiátricos.

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