Insônia - Pesquisas Científicas - Meditação Transcendental
Loading...

Insônia – Pesquisas Científicas

Pesquisas científicas sobre a MT e a Insônia

 

Diminuição da Insônia em detentos


Detentos de uma prisão de segurança máxima que aprenderam o Programa de Meditação Transcendental apresentaram diminuição da insônia e melhor qualidade de sono em comparação ao grupo de controle.

Ref. “Criminal Justice and Behavior”, v. 5, 1978, p. 3-20.

Pacientes indianos sem insônia

Em um estudo, a técnica da Meditação Transcendental foi ensinada a 75 pacientes indianos que recebiam, sem sucesso, tratamento médico regular para 33 problemas diferentes de saúde. Do total, 67 continuaram a praticar regularmente a técnica. Em longo prazo, 61 pacientes obtiveram bons resultados (melhoria significativa ou desaparecimento completo do problema) e 24 chegaram a resultados muito bons (recuperação completa, rápida e inesperada).

Ref. “Scientific Research on TM: Collected Papers”, v. 3, n. 239, 1989, p. 1826-1829.

Melhor sono à noite para funcionários de indústrias


Um estudo realizado no Sumitomo Heavy Industries pelo Japanese National Institute of Industrial Health demonstrou que 427 funcionários que aprenderam o Programa de Meditação Transcendental conseguiram dormir melhor à noite em comparação a 308 funcionários do grupo de controle, pertencentes ao mesmo local de trabalho.

Ref. “Japanese Journal of Public Health”, v. 37, n. 10 Suppl., 1990, p. 729.

Melhor Qualidade de Sono em Executivos e Trabalhadores

Um estudo entre gerentes e funcionários de uma indústria automobilística indicou que, após três meses de prática regular da técnica da Meditação Transcendental de Maharishi, a qualidade de sono melhorou significativamente (p <0,0025) em comparação a grupos de controles do mesmo local de trabalho. O efeito foi o maior entre os praticantes regulares.

Ref. “Anxiety, Stress and Coping: An International Journal”, v. 6, 1993, p. 245-262.

Diminuição significativa de insônia entre os pacientes com EPT

Um estudo em pacientes com problemas de estresse pós-traumático indicou que aqueles que aprenderam o programa da Meditação Transcendental apresentaram, após quatro meses, redução significativa da insônia, em contraste com os designados aleatoriamente para fazer psicoterapia.

Ref. “Journal of Counseling and Development”, v. 64, 1985, p. 212-215.

Redução de depressão e insônia entre os praticantes de MT na Itália

Um estudo realizado entre 107 praticantes regulares de MT há pelo menos 2 anos apresentou redução nos casos de depressão (p <0,001) e de insônia (p <0,05) em comparação ao grupo controle.

Ref. “Scientific Research on TM: Collected Papers”, v. 3, n. 239, 1989, p. 1830-1845.

Artigos Relacionados