Como aprender

Conhecendo Maharishi Mahesh Yogi

Foi em uma bela cidade chamada Seelisberg, bem acima das margens do Lago Lucerna, que tive a oportunidade de conhecer Maharishi.
-Por Dr. Tony Nader MD, PhD, MARR

 

Foi em uma bela cidade chamada Seelisberg, bem acima das margens do Lago Lucerna, que tive a oportunidade de conhecer Maharishi. Na época eu era um jovem médico recém formado e estava qualificado para participar de uma conferência sobre saúde ayurvédica, com outros profissionais de saúde. Foi uma experiência transformadora.

Maharishi estava palestrando em um enorme salão cheio de cientistas, médicos e professores experientes de todo o mundo. Era uma oportunidade que eu não podia perder.

Pensei: “Aqui está uma pessoa que personifica a totalidade dizendo algo que qualquer pessoa pode alcançar a totalidade.” Era como um herói lhe dizendo, você pode ser um herói.

Foi em uma bela cidade chamada Seelisberg, bem acima das margens do Lago Lucerna, que tive a oportunidade de conhecer Maharishi.

Fui até ele e lhe ofereci uma flor, uma maneira tradicional de um aluno expressar gratidão a um professor. Quando o olhar de Maharishi caiu sobre mim, eu não estava preparado para o poder de sua atenção. De repente, foi como se tudo tivesse desaparecido e éramos apenas nós dois parados lá.

Ali estava a personificação da totalidade absoluta – e era poderosa. Ele estava totalmente calmo, seus olhos brilhantes irradiando uma sensação de totalidade flutuante e abrangente. Eu me senti totalmente resolvido e em paz.

Muitas vezes, quando você conhece algumas pessoas, parece que elas não estão tão conectadas a você, como suas mentes dividissem a atenção com você e outros pensamentos, Maharishi estava totalmente presente comigo naquele momento.

E, embora tenhamos conversado apenas brevemente, foi uma experiência de transformação de vida naquele curto espaço de tempo. A inteligência de Maharishi era incrível na maneira como ele era capaz de enxergar além do óbvio e encontrar elementos que eu nunca havia pensado em todas as perguntas feitas a ele, tudo isso com muita graça, simplicidade e falta de pretensão.

Foi emocionante e inspirador sentir como se todo o universo tivesse parado e eu era a única coisa em que ele estava prestando atenção. Ninguém que eu já conheci, nem presidentes, ganhadores do Nobel ou estrelas de Hollywood, tiveram uma aura de calma e felicidade parecidas ao carisma da personalidade de Maharishi.

Era como estar na presença de um sol radiante.