medicos respondem sobre a MT e o cigarro - Meditação Transcendental

medicos respondem sobre a MT e o cigarro

Médicos respondem a perguntas sobre a relação entre a MT e o abandono do cigarro

James Krag, Doutor em Medicina, é membro da American Psychiatric Association, presidente da Psychiatric Society of Virginia e ex-presidente da Virginia Association of Community Psychiatrists. Também é diretor-médico do Liberty Point, programa de tratamento em domicílio que atende adolescentes com problemas psiquiátricos.

Robert Schneider, Doutor em Medicina, recebeu mais de US $ 20 milhões em bolsas do National Institute of Health (NIH) pela pesquisa pioneira sobre abordagens naturais para tratar doenças cardíacas. Dr. Schneider é autor de Total Heart Health e de mais de 100 artigos de pesquisa médica, com destaque em mais de 1.000 reportagens na mídia, incluindo a CNN Headline News, The New York Times e a revista Time


Q: Uma das principais causas de doenças do coração é o tabagismo. Como a técnica da Meditação Transcendental pode ajudar as pessoas a pararem de fumar?

Dr Schneider: O tabagismo representa, de fato, grande risco para o desenvolvimento de doenças cardíacas, do câncer de pulmão e de muitas outras condições que levam à morte, a doenças ou a incapacidades. Na verdade, ele é considerado a principal causa de morte atualmente, de acordo com o Surgeon General, nos Estados Unidos.

Embora seja realmente difícil para os médicos convencer seus pacientes a pararem de fumar, o Programa de Meditação Transcendental é bastante eficaz em ajudar as pessoas a deixar de fumar.

Em uma meta-análise publicada no Alcohol Treatment Quarterly e na revista Health Promotion sobre todas as pesquisas disponíveis sobre a interrupção do fumo, a técnica da Meditação Transcendental mostrou ser duas vezes mais eficaz para ajudar as pessoas a pararem de fumar em comparação aos outros tratamentos, incluindo terapia farmacológica, aconselhamento individual e kits de autoajuda. Esse resultado é muito significativo para 25-30% da população de fumantes.

Q: Mesmo que eu aprenda a técnica da Meditação Transcendental, ainda terei que me esforçar arduamente para deixar de fumar?

Dr Krag: Eu não acredito que seus instrutores de MT o ensinem a parar de fumar: eles irão ensinar a Meditação Transcendental. No entanto, ao praticar regularmente a técnica, eu acho que você não se interessará mais em fumar. Basta meditar regularmente e você observará o que acontecerá: você terá uma boa surpresa!

Q: Eu gosto de beber duas xícaras de café pela manhã. Será que vou ter que parar para aprender o Programa de Meditação Transcendental?

Dr Krag: Não será necessário, mas eu sugiro que você beba o café depois de meditar. Ao longo do tempo, talvez você não sinta “necessidade” ou queira beber menos café, não só na parte da manhã, como também durante o dia.


 

Artigos Relacionados