Médicos respondem sobre a MT e a Depressão em adultos - Meditação Transcendental

Médicos respondem sobre a MT e a Depressão em adultos

Depressão em Adultos

O Dr. James Krag é Membro da Associação Americana de Psiquiatria, presidente da Sociedade de Psiquiatria do estado da Virgínia, nos Estados Unidos, e foi presidente da Associação da Comunidade de Psiquiatras da Virgínia durante 4 anos. Atualmente, é Diretor Médico do Liberty Point, um programa de tratamento residencial para adolescentes com problemas psiquiátricos.

 

P: Praticamente, passo o dia todo sentado. Como a prática da Meditação Transcendental poderia me ajudar?

Dr. Krag: A técnica da Meditação Transcendental produz o que mais precisamos na vida: equilíbrio. Como tem um efeito “normalizador” saudável, a prática regular da MT leva a uma maior atividade para as pessoas que se tornaram completamente inativas; por outro lado, se a pessoa se tornou ativa demais, a prática conduz a um estilo de vida mais equilibrado. Pela minha experiência, as pessoas que praticam a técnica da MT regularmente têm um nível mais estável de humor e atividade.

P: Se eu praticar a técnica da Meditação Transcendental, ainda vou precisar tomar antidepressivos?

Dr. Krag: As pessoas que sofrem de depressão e usam medicamentos certamente se beneficiam com a prática da técnica da Meditação Transcendental. Esses benefícios são cumulativos e graduais, portanto não se apresse. Continue com sua medicação e a meditação; depois de um período sem depressão, você poderá consultar seu médico sobre a possibilidade de diminuir ou, inclusive, suspender o medicamento. É recomendável sempre consultar seu médico e não interromper a medicação por conta própria.

P: Sempre passo por graves crises de depressão. A técnica da Meditação Transcendental pode evitá-las?

Dr. Krag: A Meditação Transcendental tem um efeito de equilíbrio. Embora não possamos afirmar que a MT evitará todas as crises de depressão, as pesquisas comprovam que ela realmente estabiliza o humor e tem um efeito saudável, portanto vale a pena tentar. Conheço pessoas que tiveram uma redução em seus períodos de crise depressiva após aprender a técnica. As pesquisas revelam uma diminuição da depressão com a prática da MT: em um estudo publicado na revista “Aconselhamento e Desenvolvimento”, pacientes que sofreram com problemas de stress pós-traumático e aprenderam a MT tiveram uma redução significativa da depressão após quatro meses de prática, em comparação a outro grupo de pacientes que recebeu apenas tratamento psicoterápico e não teve redução significativa da depressão.

P: Se fecho os olhos, minha mente está cheia de pensamentos sobre o que tenho de fazer ou sobre problemas que preciso resolver. Como não consigo evitar esses pensamentos, de que maneira eu poderia praticar, com sucesso, a técnica da Meditação Transcendental?

Dr. Krag: Isso não constitui um problema: na prática da Meditação Transcendental, não vamos contra a tendência natural da mente, ou seja, pensar, pois ela atinge níveis cada vez mais refinados de pensamento até se aquietar, o que leva a fisiologia a um repouso muito profundo. É fácil e natural! As pesquisas demonstram que quando as pessoas têm essa experiência de repouso em alerta em uma base diária, elas naturalmente começam a se sentir mais calmas, a ter pensamentos mais claros e a focar melhor nas atividades.

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