medicos respondem sobre vicio em drogas - Meditação Transcendental

medicos respondem sobre vicio em drogas

Médico William Stixrud responde a perguntas sobre a relação entre a MT e os Vícios (álcool e drogas)

William Stixrud, Ph.D., é neuropsicólogo e diretor da William Stixrud & Associates, em Silver Spring, Maryland, um grupo especializado em aprendizagem, atenção e distúrbios sociais / emocionais. Dr. Stixrud também é professor-adjunto do Children’s National Medical Center em Washington DC.

Q: O abuso de drogas e álcool é causado pelo estresse?

Dr Stixrud: O estresse coloca os jovens mais vulneráveis ao abuso de drogas e álcool, além de os hormônios de estresse interagirem com o álcool e as drogas, potencializando-os e tornando-os mais prazerosos. Isto significa que se você está estressado, você estará mais propenso a usar álcool e drogas sem prescrição médica e a sentir mais prazer nessas substâncias abusivas devido à interação entre os produtos químicos ingeridos e os hormônios do estresse, ou seja, um golpe duplo horrível.

Q: Como posso proteger meus filhos do abuso de drogas e álcool?

Dr Stixrud: Provavelmente, embora não haja maneira de inocular todas as pessoas contra os problemas com drogas e álcool, ensinar as crianças e os adolescentes a praticarem a técnica da MT pode ajudar. Com a prática do Programa de Meditação Transcendental, eles podem aprender a não se estressar tanto e a encontrar a paz e a felicidade interior, uma experiência comum a todos os praticantes de meditação do mundo, incluindo os jovens. Quando a mente se aquieta, a paz torna-se muito prazerosa e agradável. Há pesquisas sobre o uso da MT para prevenir e tratar problemas de dependência química em adultos e pode ser relevante para os adolescentes também.

Q: Parece que o abuso do álcool e drogas é mais prejudicial para os adolescentes.

Dr Stixrud: Exatamente. Pesquisas mostram que o cérebro adolescente se desenvolve muito rapidamente, por isso muitos cientistas acreditam que “Nós temos que começar a estudar isso, porque sabemos que o álcool tem um efeito terrível sobre o cérebro em desenvolvimento no útero; então o que fazer a respeito do cérebro em desenvolvimento dos adolescentes”?

Eu vejo a Meditação Transcendental como uma ferramenta para evitar essas situações, em parte, mais uma vez, porque regula a resposta ao estresse. Em segundo lugar, porque permite que as pessoas experimentem a felicidade interior, paz, autorrealização e que liberem o estresse, sensações que muitos buscam por meio do uso de drogas e álcool.

Artigos Relacionados