Mais saúde - Meditação Transcendental

Mais saúde

Uma nova definição de assistência médica

Nosso sistema de saúde seria mais bem descrito como “sistema de doentes”, em razão de os pacientes serem tratados tarde demais. Apesar dos métodos muito avançados nos cuidados da saúde, muitas vezes as pessoas apresentam um número incrível de problemas crônicos. A maioria dos 600 estudos científicos sobre a MT confirmam os efeitos da transcendência na saúde e constatam o poder de cura do nosso corpo. (Veja: Como a MT ativa nosso poder de cura), ou seja, a prática da Meditação Transcendental aciona o corpo a ativar este poder.

Várias doenças crônicas apresentam melhoras significativas e perceptíveis; o mais importante: transcender com regularidade previne a maioria dos problemas. Este é o significado de cuidar verdadeiramente da saúde: garantir que as pessoas possam mantê-la. 

Pesquisa científica

Várias pesquisas confirmam o efeito da MT na saúde e, em muitas situações, da educação, em diversos países. (Veja: Pesquisa). Estudos impressionantes confirmam o efeito preventivo da transcendência.

mais saude com a meditacao

Um estudo realizado nos EUA durante 5 anos comparou as estatísticas de saúde de mais de 2000 praticantes de MT com as médias de 600.000 americanos. Os praticantes de MT de até 40 anos apresentaram 50% menos internações do que a média; os praticantes com mais de 40 anos, 70% menos internações.

Redução da taxa de  internações por várias doenças

Houve menos internações em todas as categorias hospitalares, exceto nascimentos: 87% menos internações devido a doenças do coração e 60% menos devido a câncer.

Disponível em <https://journals.lww.com/psychosomaticmedicine/Citation/1987/09000/Medical_care_utilization_and_the_transcendental.6.aspx> Acesso em 03 de junho de 2018.

 

Por se tratar de um estudo impressionante, é possível argumentar que a Meditação Transcendental seja apenas um detalhe a mais num estilo de vida mais saudável. Como podemos ter tanta certeza que essa técnica é a responsável por uma saúde melhor? Outro estudo realizado em larga escala durante um longo período pode trazer mais informações.

menor custo hospitalar com a meditacao

Disponível em <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/11009854> Acesso em 03 de junho de 2018.

 

O estudo comparou as despesas de saúde de 1.418 canadenses praticantes da MT durante 14 anos, sendo 9 antes da aprendizagem da técnica da MT e 5 anos após a sua prática. Antes de aprender a MT, suas despesas com saúde eram maiores do que as despesas das pessoas do grupo de controle (cuidadosamente selecionadas). No entanto, ao começarem a prática da MT, as despesas daqueles foram reduzidas em cerca de 15% ao ano em comparação ao grupo de controle. Após 5 anos, as despesas reduziram em 50%. Para o grupo com mais de 65 anos, a diferença foi de 78%, semelhante, portanto, a um outro estudo, realizado nos EUA.

Uma revolução nos planos de saúde?

Se a medicina descobrisse uma pílula que reduzisse em 78% as despesas médicas dos idosos, todo o possível seria feito para torná-la acessível a todos; todas as seguradoras de planos de saúde poupariam muito dinheiro. Como se provou, essa “medicação” é uma experiência que não só melhora a saúde, mas também as nossas relações, a nossa capacidade cerebral e muitos outros aspectos de nossa vida. Embora essa experiência (transcendência) seja facilmente alcançada, exige formação e orientação adequadas para garantir que ocorra de maneira natural. Após 48 anos de pesquisa, esse programa ainda não é reembolsado pela maioria dos planos de saúde; em alguns poucos países há cobertura de custo dos cursos de MT.


 

Artigos Relacionados