Estresse - Meditação Transcendental
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Estresse

Na Transcendência ativamos o poder do corpo de curar a si mesmo.

Cada experiência que vivenciamos deixa uma marca que fica armazenada em algum lugar no sistema nervoso. Quando a marca é profunda, somos capazes de sentir isso claramente; por exemplo, quando temos uma briga com alguém sentimos um “nó no coração”.(veja meditação e depressão).

Podemos comparar nosso sistema nervoso a um quadro-negro. Quando acordamos de manhã o quadro está vazio, mas todas as experiências que vivemos durante o dia são como um pequeno desenho que vai sendo registrado. Em um dado momento, o quadro (sistema nervoso) fica cheio. O quadro tem que ser limpo novamente.


O papel do sono.

Sabemos que a fisiologia tem um processo automático e natural para fazer essa limpeza: descansar o corpo durante o sono. O descanso profundo significa que as tensões devem ser relaxadas e as impressões  removidas. O problema, porém, é que são tantos registros em nosso sistema nervoso que, mesmo o descanso do sono profundo não é suficiente para remover todas elas.

Ou seja, o descanso durante o sono não elimina as marcas mais profundas, por exemplo, aquele nó no coração depois de uma briga com alguém. Na manhã seguinte, podemos sentir que a tensão melhorou um pouco, mas ela não desapareceu completamente. O repouso durante o sono não foi suficiente.


O sono não elimina as tensões mais profundas.

Essas tensões, que não são completamente neutralizados pelo descanso durante o sono, irão se acumular ao longo do tempo. Elas acabam perturbando o funcionamento natural do corpo, o que resulta em vários problemas mentais e físicos. Esses distúrbios podem manifestar-se, muitas vezes através de nossa genética, do nosso “elo mais fraco”, algumas pessoas poderão ter problemas cardíacos, enquanto outras entrarão em depressão. A condição genética não é a causa, mas pode definir onde a causa verdadeira, a incapacidade do corpo em limpar os elementos que perturbam seu funcionamento natural, irá se manifestar. Os estresses são hoje considerados como uma das principais causas, direta ou indiretamente, de muitos problemas da saúde física e mental.

Durante a experiência da transcendência a mente entra em um estado de silêncio interior completo (ver: ser você mesmo). Como mente e corpo sempre andam juntos, isso trará algum reflexo no corpo. Uma vez que a mente é facilmente levada para esta paz interior, o corpo experimenta um estado muito profundo de repouso, muito mais profundo do que o descanso durante o sono. E, o mais importante, este estado pode ser medido objetivamente.

“A Meditação Transcendental alcança e remove tensões que anos de sono ou terapia não conseguem.”

Este gráfico mostra um estudo da Harvard Medical School, em que o repouso é medido com base no consumo de oxigênio.(veja as pesquisas científicas). Vemos que, durante a prática da MT, o corpo entra em um estado de repouso muito mais rápido e muito mais profundo do que o descanso normalmente obtido durante o sono. Este estudo foi publicado em 1971, em duas das revistas científicas mais conhecidas no mundo, (Science Ref.Science 27 Vol. 167 no. 3926 pp. 1751-1754 1970 and Scientific American. Ref.Scientific American 226:84-90 1972) Ele foi repetido dezenas de vezes ao redor do mundo com resultados semelhantes. Uma publicação posterior analisando 31 estudos sobre a MT confirmou o estado excepcionalmente profundo de relaxamento atingido com a prática da Meditação Transcendental, quando foram medidos a taxa de respiração, frequência cardíaca e lactato plasmático. (Ref. American Psychologist 42: 879–881, 1987)

Como resultado, o corpo pode se recuperar de estresses muito mais profundos, até mesmo das tensões traumáticas mais profundas, que anos de sono ou de terapia não alcançam. E se removemos a causa, os resultados irão desaparecer também. Quando o corpo consegue eliminar as tensões que perturbam o seu funcionamento normal, então os problemas relacionados a essas perturbações também poderão melhorar espontaneamente. Isso afeta quase todas as áreas da vida, como pode ser visto neste site.

Alguns dos resultados mais impressionantes, no entanto, foram observados em pessoas que também apresentavam problemas muito profundos – veteranos de guerra e refugiados – que sofriam de Transtorno de Estresse Pós-traumático severo (TEPT). O estresse traumático profundamente enraizado em casos de TEPT é geralmente considerado incurável, na melhor das opções, os sintomas podem ser suprimidos com terapia ou com medicação pesada.

No entanto, vários estudos científicos publicados sugerem uma diminuição bastante significativa, ou mesmo o desaparecimento completo dos sintomas de TEPT, em alguns casos, com a prática da MT.  Em um período de 4 a 12 semanas tais traumas profundos podem ser aliviados.  Ref.Journal of Counseling and Development 64: 212–215, 1985Ref.Military Medicine 176 (6): 626-630, 2011Ref.Journal of Traumatic Stress. 2013:1-14 – para mais informações ver TEPT,. Aqueles que sofrem de menor grau de estresse e trauma também podem encontrar alívio com o programa da MT.

Um círculo vicioso: Estresse cria mais estresse. 

O estresse é um círculo vicioso, quanto mais estressados estivermos, mais estresse iremos absorver. Sob estresse, perdemos o nosso equilíbrio mais facilmente, discutimos ou brigamos, e ficaremos ainda mais estressados. O estresse também bloqueia a criatividade, o que torna mais difícil encontrar soluções para os problemas. Ao sermos confrontados por um problema que não podemos resolver, ganhamos mais um estresse para adicionar à pilha!

“A transcendência pode ajudar a transformar este círculo vicioso.”

Se o corpo começa a eliminar o estresse, ele passa a funcionar normalmente. Isso significa que iremos permanecer espontaneamente mais calmos e equilibrados. O repouso neutraliza o stress, por isso, se pudermos manter a calma continuamente, o estresse deixará menos marcas em nós. O corpo vai se tornar mais e mais eficiente em remover o estresse, não só durante a meditação, mas também durante as atividades do cotidiano. É como desenhar uma linha na água, enquanto desenhamos, ela é automaticamente removida.

 

Podemos medir isso objetivamente. Estudos, medidos por 4 variáveis diferentes, mostram que os praticantes da Meditação Transcendental, depois de uma média de 3 meses da prática regular da técnica, ficam muito mais calmos em sua rotina diária.
Podemos medir isso em quatro diferentes variáveis.

  • Frequência cardíaca,
  • Consumo de Oxigênio,
  • Resposta galvânica da pele,
  • O hormônio do estresse, Plasma Lactato.

(Foram realizados 31 estudos diferentes sobre a MT, este gráfico mostra a média observada.) Ref. American Psychologist 42: 879–881, 1987)

Quando praticantes da MT são expostos a um estímulo estressante, estudos mostram que eles retornam ao seu equilíbrio muito mais rapidamente. Pode-se medir objetivamente o quão grande é a resistência de uma pessoa ao estresse e estudos sugerem que a transcendência tem um efeito bastante positivo.
Ref.Psychosomatic Medicine 35: 341–349, 1973

A redução do estresse é, na verdade, um efeito colateral do que realmente acontece, que é o contato com a nossa verdadeira natureza interior e tudo o que não é natural começa a se dissolver.

Os médicos Dr. Grosswald e Dra. Rector são especialistas em seus campos de atuação, possuem anos de experiência na área da MT e estudam os efeitos do estresse e da síndrome de estresse.

P: Eu fico muito estressada com coisas que geralmente não incomodam as outras pessoas, como por exemplo, falar na frente de um grupo ou ter que cumprir um prazo. A MT pode me ajudar?(veja como a MT reduz o estresse)

Dr Grosswald: Não há um termômetro ou uma medida padrão para o estresse. O que alguém considera estressante é de fato estressante para essa pessoa, mesmo que seja ou não estressante para outra pessoa e a suscetibilidade ao estresse depende muito da fisiologia de cada um. Com a prática regular da técnica da Meditação Transcendental, a tolerância ao estresse aumenta, o que lhe permite ser menos suscetível a ele, quase como uma vacina antiestresse.

P: Existe algum estudo que demonstre esses efeitos?

Dr Grosswald: Sim. O estudo mostra que o programa de Meditação Transcendental é eficaz na redução do estresse, ansiedade e depressão,(veja como a MT reduz a depressão) e até mesmo nos sintomas de transtorno de estresse pós-traumático. Você pode pensar no estresse como algo contínuo – do menor nível de estresse ao extremo transtorno de estresse pós-traumático. A técnica da MT é eficaz em todo o espectro.

P: E sobre o estresse devido à privação do sono? Eu quase nunca tenho uma boa noite de sono. A técnica da Meditação Transcendental ajuda nisso?

Dr Grosswald: O estresse por não dormir se acumula ao longo do tempo. E mesmo que a pessoa tenha um sono normal de vez em quando, o sono não elimina o estresse acumulado pelas pressões do dia-a-dia; ele só dissolve a fadiga do dia. Assim, a fadiga e o estresse continuam crescendo. Mesmo quando a pessoa sai de férias, o relaxamento não dura muito tempo, já que você volta ao seu estilo de vida habitual. É por isso que todos precisam de uma forma para dissolver a fadiga e o estresse acumulados no cotidiano, o que é agravado pela privação do sono. Praticar a técnica da Meditação Transcendental regularmente permite que você jogue fora o estresse acumulado. As pesquisas indicam que a prática regular de Meditação Transcendental melhora a saúde e o bem-estar psicológico. Os pesquisadores estimam que 70 a 90% das doenças estão relacionadas ao estresse, por isso, se você possui um mecanismo que reduza o estresse, a saúde geral e todos os aspectos de sua vida melhoram.

“Praticar a técnica da Meditação Transcendental regularmente permite que você jogue fora o estresse acumulado.”

P: O estresse não é bom? Ele não funciona como incentivo para fazer coisas que precisam ser feitas, como por exemplo, o cumprimento de prazos?

Dr Grosswald: Às vezes um prazo pode aumentar a motivação para fazer as coisas, mas é um equívoco achar que o estresse melhora o desempenho das pessoas. Na verdade, as pessoas que têm melhor desempenho em situações de pressão são as mesmas que acham essas situações estressantes. Em outras palavras, a pressão é apenas um estímulo para essas pessoas; se fosse estressante para elas, o desempenho seria afetado. Se parar para pensar, quando você está mais propenso a cometer erros? Quando você está cansado, estressado, e quando você está fazendo as coisas muito rapidamente. A criatividade vem quando sua mente está clara, quando você está calmo e descansado. Não há nada de errado com o estresse ocasional, mas o estresse crônico é debilitante; e quando você está realmente estressado, é improvável que a criatividade e o desempenho consigam atingir o auge. A razão é que a natureza nos proporcionou um mecanismo de sobrevivência que desliga o córtex pré-frontal – o raciocínio e a parte analítica do cérebro, sob estresse agudo. “Desligar o cérebro” significa que toda a energia vai para os músculos; a chamada resposta “lute ou fuja”. Isso funciona se você está sendo perseguido por um urso, mas não para o seu dia-a-dia. Funcionar nesse padrão é bastante contraproducente. Em algumas circunstâncias, é necessário aguentar a pressão. Mas você não quer viver a sua vida diária assim. Em vez disso, você quer que o córtex pré-frontal e o cérebro como um todo operem. Assim, você poderá planejar, organizar, criar estratégias, e ser mais produtivo, eficaz e criativo. O que a técnica da MT faz é aumentar a comunicação entre o córtex pré-frontal e as outras partes do cérebro.

“A técnica da Meditação Transcendental expande o funcionamento do cérebro. O estresse faz exatamente o oposto.”

P: Eu tiro férias pelo menos uma vez por ano. O estresse vai embora por pouco tempo, mas quando volto ao trabalho, eu começo a sentir as pressões crescendo.

Dr Grosswald: As férias atenuam o estresse por um período curto de tempo, mas elas não removem o estresse acumulado; funciona apenas como uma correção temporária. Nós precisamos de algo que nos permita ser menos suscetível ao estresse no dia a dia, para que ele não interfira no prazer de viver. As pesquisas mostram que o programa de Meditação Transcendental não só permite que a mente e o corpo liberem o estresse acumulado, como também ajuda a pessoa a se tornar mais resistente ao estresse ao longo do tempo.(veja como a MT reduz a ansiedade)

P: Diz-se que o estresse é a causa 90% das doenças psicossomáticas . Que tipos de mudanças acontecem com o corpo por causa do estresse?

Dr Rector: Sabe-se, por exemplo, que os hormônios modulam o sistema imunológico. O sistema imunológico é a defesa não apenas das doenças infecciosas, mas também do câncer. O mau funcionamento do sistema imunológico pode também contribuir para doenças do coração, através de mecanismos de hiperatividade inflamatória de baixo nível crônica, o que pode contribuir para a formação de placas na artéria coronariana. Seria como a corrosão nas artérias devido a um calor excessivo, por assim dizer. Quando o sistema imunológico está constantemente sob pressão e ameaça, e o estresse prevalece, o sistema torna-se gradualmente desordenado e confuso, e se distancia cada vez mais dos sistemas que deve proteger. Como um bom policial que se tornou mau, ele perde a capacidade de ser um vigilante perfeito para proteger o organismo contra as ameaças reais, podendo até se tornar agressivo contra o próprio corpo – a princípio, em menor grau, podendo até aumentar de forma incontestável. Como resultado, uma doença autoimune pode aparecer.

P: Numa perspectiva mais positiva, os níveis hormonais podem ser equilibrados quando o estresse é reduzido através da técnica da Meditação Transcendental?

“a prática da técnica da Meditação Transcendental ajuda na restauração da harmonia, integração e equilíbrio”

Dr Rector: Sim, quando o corpo fica menos estressado devido à prática da Meditação Transcendental, os níveis hormonais também se alteram para ajudar na diminuição do estresse. Como um poderoso antídoto contra o estresse, a prática da técnica da Meditação Transcendental ajuda na restauração da harmonia, integração e equilíbrio. Estes mecanismos de cura funcionam em todos os níveis da fisiologia humana. Nem é necessário pensar sobre isso, todo o organismo se torna holisticamente reintegrado e equilibrado. Isto acontece na fonte silenciosa da fisiologia. Portanto, a técnica da MT pode resultar na cura e na reintegração de toda a fisiologia, independente de quaisquer outras técnicas disponíveis de gerenciamento de estresse. Esta é uma afirmação extraordinária, porém bem justificada com base em mais de quarenta anos de estudos científicos no mundo todo.

Sarina Grosswald, Doutora em Educação, especialista em aprendizagem cognitiva que recentemente dirigiu o primeiro estudo sobre os efeitos do programa de Meditação Transcendental em crianças com dificuldades de aprendizagem em linguagem. Dra. Grosswald e seu trabalho foram extensivamente apresentados na mídia internacional, como por exemplo, no PBS e na ABC News.


Steven Rector, Doutor em Medicina, pratica  medicina emergencial há 18 anos. É diplomado pelo Conselho Americano de Medicina de Emergência.