Pesquisas científicas sobre a Meditação Transcendental e a Depressão - Meditação Transcendental
Loading...

Pesquisas científicas sobre a Meditação Transcendental e a Depressão

Pesquisas científicas sobre redução da Depressão com a Meditação Transcendental



Diminuição da Depressão em funcionários
públicos a longo prazo

Funcionários públicos que praticam o Programa Meditação Transcendental há três anos continuam apresentando redução significativa na depressão, em comparação ao grupo de controle que participou de um programa educacional de gerenciamento de estresse.

Ref. “Anxiety, Stress and Coping: An International Journal ”, v. 10, 1997, p. 341-350.

 Diminuição da depressão entre funcionários
de um projeto de alta segurança do governo


Funcionários altamente estressados de uma agência governamental de alta segurança exibiram diminuição da depressão após aprender o Programa de Meditação Transcendental, em comparação ao grupo de controle que participou de um programa de educação para gestão de estresse.

Ref. “Anxiety, Stress and Coping: An International Journal ”, v. 10, 1997, p. 341-350

Redução da Depressão

Pacientes com problemas de estresse pós-traumático que aprenderam o Programa de Meditação Transcendental mostraram redução significativa na depressão após quatro meses, em contraste com outros que foram aleatoriamente designados para receber psicoterapia.

Ref. Journal of Counseling and Development v. 64: 1985, p.212–215.

Redução da depressão entre estudantes alemães

Um grupo de 99 estudantes alemães foi dividido em 3: um grupo de Meditação Transcendental (MT), um grupo de Treinamento Autogênico (AT) e um grupo controle. Eles foram testados antes e depois das instruções na técnica da MT. Após 7 a 8 semanas, o grupo MT mostrou uma redução significativa na depressão (p <0,01), em oposição ao grupo AT, que não apresentou alteração, e ao grupo controle, que apresentou um ligeiro aumento. Após 16 semanas, a redução acumulada na depressão foi ainda maior (p <0,01) em comparação com os dois outros grupos. As melhorias ocorreram também para ansiedade (p <.0005), instabilidade emocional (p <.05) e medo (p <.005).

Ref. Scientific Research on TM, Collected Papers vol 3, 273, pp. 2049-2053.

Redução da depressão e insônia entre os praticantes de MT na Itália

Um estudo realizado entre 107 praticantes regulares de MT há pelo menos 2 anos apresentou menor número de casos de depressão (p <0,001) e de insônia (p <0,05) em comparação ao grupo controle.

Ref. “Scientific Research on TM: Collected Papers”, v. 3, 1989, p. 1830-1845.

Redução da depressão em pacientes na Índia

A 75 pacientes indianos com problemas de saúde para os quais o tratamento médico regular não ofereceu ajuda (33 problemas diferentes) foi ensinada a técnica de Meditação Transcendental; 67 deles continuaram a praticar a técnica regularmente. Em longo prazo, 61 pacientes apresentaram bons resultados, uma melhora significativa ou desaparecimento total do problema, e 24 tiveram resultados muito bons, uma cura completa muito rápida, dramática ou inesperada. Dos 5 pacientes que sofriam de depressão, todos tiveram resultados muito bons, 4 no curto prazo e o 5º em um prazo um pouco maior.

RefScientific Research on TM: Collected Papers vol 3, 239, pp. 1826-1829

Artigos Relacionados