Institutos Nacionais de Saúde dos EUA (NIH)

Pesquisa Científica financiada pelo NIH sobre Meditação Transcendental
Os Institutos Nacionais de Saúde concederam mais de 26 milhões de dólares, nos últimos 18 anos, para estudar os efeitos do programa de Meditação Transcendental em doenças cardiovasculares. A seguir, um resumo dos resultados da pesquisa publicada, bem como uma lista de universidades onde estudos recentes foram conduzidos.

Redução do risco de Ataque Cardíaco, AVC e Morte (Edição da American Heart Association, novembro de 2012).
Este estudo atribuiu aleatoriamente 201 homens e mulheres afro-americanos à Meditação Transcendental ou um programa de educação em saúde. Após 5,4 anos, o grupo de MT apresentou uma diminuição de 48% na incidência de ataque cardíaco, acidente vascular cerebral ou morte em comparação com o grupo controle que participou do programa de educação em saúde. Os desfechos secundários incluíram uma redução de 4,9 mmHg na pressão arterial sistólica e redução da raiva no grupo praticando MT em comparação com o controle.

Síndrome Metabólica Reduzida (Arquivo de Medicina Interna da American Medical Association, junho de 2006).
Este ensaio clínico randomizado de 16 semanas com 103 pacientes coronarianos concluiu que a Meditação Transcendental melhorou a pressão arterial e os componentes de resistência à insulina da síndrome metabólica, bem como tônus ​​do sistema nervoso autônomo comparado com um grupo controle recebendo educação em saúde. Estes resultados sugerem que a MT pode modular a resposta fisiológica ao estresse e melhorar os fatores de risco para doença arterial coronariana.

Longevidade prolongada (American Journal of Cardiology, maio de 2005).
Este estudo foi o primeiro de seu tipo, longo prazo, randomizado. Ele avaliou as taxas de mortalidade de 202 homens e mulheres, com idade média de 71 anos, que apresentavam pressão arterial levemente elevada.
Os participantes do estudo participaram do programa de Meditação Transcendental; técnicas comportamentais, como mindfulness ou relaxamento muscular progressivo; ou educação em saúde. O estudo rastreou sujeitos por até 18 anos. O estudo descobriu que a técnica da Meditação Transcendental reduziu as taxas de mortalidade em 23%.

Redução na Pressão Arterial e no Uso de Medicação Hipertensiva (American Journal of Hypertension, janeiro de 2005).
Este ensaio clínico de longo prazo avaliou 150 homens e mulheres, com idade média de 49 anos, com hipertensão estágio I (pressão arterial média 142/95 mmHg). A pressão arterial média, no grupo de Meditação Transcendental, apresentou redução de aproximadamente 6 mm de pressão diastólica e 3 mm de pressão sistólica. Em contraste, a pressão arterial média, no grupo de relaxamento muscular progressivo e aulas de educação em saúde convencionais, apresentou redução de 3 mm na pressão diastólica, sem alteração na pressão sistólica. O uso de medicação hipertensiva também foi reduzido significativamente no grupo de MT, em comparação com os controles.

Pressão arterial reduzida em adolescentes em risco (American Journal of Hypertension, abril de 2004).
Este estudo randomizado e controlado, de US $ 1,5 milhão, descobriu que adolescentes em risco de doença cardíaca apresentavam diminuição da pressão arterial como resultado da prática diária de MT.

Aterosclerose Reduzida (American Journal of Cardiology, abril de 2002)
Este estudo descobriu que indivíduos com múltiplos fatores de risco para doenças cardiovasculares reduziram substancialmente a aterosclerose por meio de um programa de tratamento multimodal derivado de um tratamento tradicional que incluía a prática diária da Meditação Transcendental. No estudo, 57 adultos foram distribuídos aleatoriamente em três grupos de tratamento. Após um ano, a espessura ceratoide médio-intimal diminuiu significativamente mais nos indivíduos que foram aleatoriamente designados para o grupo de MT.

Espessamento Reduzido das Artérias Coronárias (AVC, março de 2000)
Um estudo descobriu que a prática diária da técnica MT reduziu o espessamento das artérias coronárias em adultos hipertensos, diminuindo assim o risco de ataques cardíacos e derrames. Após 6 a 9 meses, a espessura médio-intimal da carótida diminuiu no grupo da MT em comparação com os indivíduos do grupo controle. Essa redução foi semelhante à alcançada pelos fármacos hipolipemiantes e extensas mudanças no estilo de vida.

Constrição reduzida de vasos sanguíneos (Psychosomatic Medicine, julho de 1999 e janeiro de 1999)
Um estudo com adultos de meia-idade demonstrou que a técnica de MT reduziu a pressão arterial reduzindo a constrição dos vasos sanguíneos (vasoconstrição), diminuindo assim o risco de doença cardíaca. Um estudo publicado separadamente em adolescentes com pressão arterial elevada descobriu que os indivíduos que praticavam a técnica de MT exibiram maiores reduções na pressão arterial de repouso, resistência vascular e reatividade ao estresse, em comparação aos controles.

Redução da pressão arterial (International Journal of Neuroscience, janeiro de 1997)
Os resultados de um estudo controlado mostraram uma redução significativa na pressão arterial diastólica ambulatorial em indivíduos que praticavam regularmente a técnica da MT, em comparação com os controles.

Isquemia Miocárdica Reduzida (American Journal of Cardiology, maio de 1996)
Este estudo descobriu que o programa de MT reduziu significativamente a isquemia miocárdica em pacientes com doença arterial coronariana após oito meses de prática.

Pressão Arterial Reduzida: Comparações com Outros Procedimentos (Hipertensão – uma revista da American Heart Association – novembro de 1995 e agosto de 1996)
Estudos clínicos em idosos afro-americanos descobriram que o programa de MT foi 1) tão eficaz quanto drogas anti-hipertensivas na redução da pressão arterial; 2) tão eficaz quanto o relaxamento muscular progressivo na redução da hipertensão e 3) significativamente eficaz na redução da pressão arterial em homens e mulheres nas cinco principais
categorias de risco: obesidade, alto consumo de álcool, baixos níveis de exercício, estresse psicológico e alto consumo de sal.

Universidades Conduzindo pesquisa financiada pelo NIH sobre Meditação Transcendental

Hospital Cedars-Sinai, Los Angeles
Os efeitos da Meditação Transcendental na doença cardiovascular em pacientes com doença cardíaca coronária com síndrome metabólica. Publicado no Archives of Internal Medicine da American Medical Association, julho de 2006.

Charles R. Drew University of Medicine and Science, Los Angeles
(1) Um estudo sobre os mecanismos da aterosclerose – os efeitos da Meditação Transcendental no sistema nervoso simpático e o funcionamento do endotélio arterial em afro-americanos;

(2) os efeitos da Meditação Transcendental na aterosclerose carotídea publicado pela American Heart Association.

Universidade da Califórnia, Irvine
Os efeitos da Meditação Transcendental no funcionamento do cérebro, estresse e dor, como mostrado por ressonância magnética (MRI) Publicado em Neuroreport, agosto de 2006.

Faculdade de Medicina de Wisconsin, Milwaukee
(1) Os efeitos da Meditação Transcendental na prevenção da hipertensão em afro-americanos;

(2) os efeitos da Meditação Transcendental na morbidade e mortalidade em afro-americanos com doença cardíaca. Atualização: O NIH recentemente concedeu mais US$ 2 milhões para continuar o estudo por mais quatro anos (para um total de 8 anos).

Universidade de Iowa
Os efeitos da abordagem multimodal da MT e da medicina ayurvédica na doença coronariana. Dados apresentados na reunião anual da American College of Cardiology, em março de 2006.

Universidade da Pensilvânia
Os efeitos da Meditação Transcendental na Insuficiência Cardíaca Congestiva (submetido para publicação).

Universidade do Havaí
Os efeitos da Meditação Transcendental no retardamento do endurecimento das artérias em havaianos nativos idosos e de alto risco (submetido para publicação).