Jornal da Associação Médica Americana

Meditação Transcendental Pode Melhorar Fatores de Risco Cardíaco em Pacientes com Doença Cardíaca Coronária.

Uma técnica de relaxamento conhecida como Meditação Transcendental pode diminuir a pressão arterial e reduzir a resistência à insulina entre pacientes com doença coronariana, de acordo com um relatório publicado na edição de 12 de junho do Archives of Internal Medicine, um dos periódicos do Journal of the American Medical Association.

A Meditação Transcendental, derivada da antiga tradição védica na Índia, é ensinada através de um protocolo padrão envolvendo palestras, instrução pessoal e reuniões de grupo, de acordo com as informações básicas do artigo. Anteriormente, foi demonstrado que a pressão arterial é reduzida, mas seus efeitos sobre outros fatores de risco associados à doença coronariana, incluindo aqueles ligados à síndrome metabólica, não foram completamente examinados.

A síndrome metabólica refere-se a um conjunto de sintomas que aumentam o risco cardíaco, incluindo pressão alta (hipertensão), obesidade abdominal, colesterol alto e resistência à insulina, que ocorre quando o corpo é incapaz de usar a insulina produzida pelo pâncreas para processar açúcar.

Maura Paul-Labrador, M.P.H., Centro Médico Cedars-Sinai, Los Angeles, e colegas conduziram um teste de 16 semanas de Meditação Transcendental em pacientes com doença coronariana. Cinquenta e dois participantes (idade média de 67,7 anos) foram instruídos em Meditação Transcendental e 51 pacientes de controle (idade média de 67,1 anos) receberam educação em saúde.

No início e no final do ensaio, os pacientes jejuaram durante a noite e depois colheram uma amostra de sangue, participaram numa revisão de seus históricos médicos e foram submetidos a testes de função dos vasos sanguíneos e variabilidade da frequência cardíaca. O teste de variabilidade da frequência cardíaca avalia o funcionamento do sistema nervoso autônomo, que controla o coração e outros músculos involuntários.

No total, dos 103 participantes inscritos, 84 (82%) completaram o estudo. No final do estudo, os pacientes do grupo de Meditação Transcendental apresentavam pressão arterial significativamente menor; melhora nos níveis de glicose e insulina no sangue em jejum, o que significa redução da resistência à insulina; e funcionamento mais estável do sistema nervoso autônomo.

“Estes efeitos fisiológicos aconteceram sem alterações no peso corporal, medicação ou variáveis ​​psicossociais e apesar de um aumento estatisticamente significativo na atividade física do grupo de educação em saúde”, escrevem os autores.