Como aprender

Universidade Americana

Efeitos do Programa de Meditação Transcendental na Neurofisiologia, Desenvolvimento Cognitivo e Saúde em Estudantes Universitários

Visão geral do projeto
Este estudo controlado, de dois anos, com custo de US $ 1,2 milhão, realizado pela American University, pesquisou os efeitos da técnica da Meditação Transcendental em trezentos estudantes de graduação e pós-graduação da American University, George Washington University, Howard University e University of the District of Columbia.

A pesquisa avaliou os resultados educacionais e de saúde da prática de MT nesses estudantes, com foco adicional em estudantes com distúrbios de aprendizagem e pré-hipertensão.

As medidas foram feitas no início e no pós-teste seis meses depois. Metade dos alunos aprendeu após o pré-teste. A outra metade serviu como controle e recebeu instruções após o pós-teste.

Principais resultados
Diminuição da pressão arterial: os estudantes em risco de hipertensão experimentaram reduções significativas na pressão arterial durante um período de dez meses.

Angústia psicológica reduzida: os alunos experimentaram amplas reduções nos sintomas de angústia psicológica – incluindo raiva, tensão, depressão e ansiedade.

Maior desenvolvimento do aluno: Os participantes do estudo relataram melhorias significativas na capacidade de enfrentamento e maior resiliência ao estresse.

Maior alerta: No pós-teste, uma semana antes das provas finais das universidades, os participantes do grupo de MT relataram sintomas reduzidos de fadiga em comparação às dez semanas anteriores.

Pesquisadores sênior
American University: David Haaga, Ph.D., Department of Psychology.

Maharishi University of Management Research Institute: Robert Schneider, M.D.; Sanford Nidich, Ed.D.; Fred Travis, Ph.D.

Referencias
American Journal of Hypertension 22(12): 1326-31, 2009
International Journal of Psychophysiology 71(2): 170-176, 2009