Projeto de Educação Baseada na Consciência-EBC com os estudantes do Cefet/RJ - Meditação Transcendental
Loading...

Projeto de Educação Baseada na Consciência-EBC com os estudantes do Cefet/RJ

Aumento da inteligência como resultado do desenvolvimento do potencial mental, além de maior concentração e foco nos estudos. Esses são alguns dos benefícios que a prática da meditação transcendental pode trazer para os estudantes do Cefet/RJ. A instituição vem implantando o projeto Educação Baseada na Consciência para todos os alunos e servidores e, nesta terça-feira, dia 22, um grupo de cerca de 140 estudantes do primeiro ano do ensino médio/técnico do turno da manhã começa o treinamento nessa prática milenar de origem oriental. “A meditação transcendental é um método eficiente para melhorar os processos de aprendizagem, conforme demonstram as pesquisas científicas”, ressalta o vice-diretor, Mauricio Motta

O Auditório 1 do campus Maracanã esteve lotado no último dia 17 com a presença dos calouros do turno da manhã. Eles participaram da palestra “Tirando férias duas vezes por dia”, ministrada pela professora Valéria Portugal, doutora em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e também diretora do Centro de Pesquisa do Instituto David Lynch/Brasil. Autora da tese de doutorado intitulada “O potencial criador do cérebro: processos referentes ao objeto e autorreferentes através do insight”, Valéria destacou que a meditação transcendental também produz um aumento na capacidade criativa, o que proporciona soluções melhores para os problemas vividos no cotidiano.

“Além de maior concentração e foco, o aumento da criatividade leva a um melhor desempenho em Matemática e em Línguas”, afirmou a pesquisadora, que foi orientada no doutorado pelo físico Luiz Pinguelli Rosa, diretor de Relações Institucionais da Coppe/UFRJ, maior centro de ensino e pesquisa em Engenharia da América Latina. Em sua palestra, Valéria apresentou diversos estudos científicos que demonstram os benefícios proporcionados pela meditação transcendental para os seus praticantes. “A prática regular e cotidiana dessa técnica milenar nos dá mais saúde, mais disposição e nos torna mais plenos em nossos relacionamentos”, enfatizou a pesquisadora.

Segundo o vice-diretor do Cefet/RJ, Mauricio Motta, o projeto Educação Baseada na Consciência também visa “democratizar ainda mais a prática de meditação transcendental”, sendo gratuito para todos os alunos e servidores da instituição. A iniciativa conta com a parceria da Fundação David Lynch e da Associação Internacional de Meditação Transcendental, que, além do financiamento, também cedem os professores.

Fonte: www.cefet-rj.br

Artigos Relacionados