Redução da hipertensão com a Meditação Transcendental - Meditação Transcendental

Redução da hipertensão com a Meditação Transcendental

A Meditação Transcendental tem um efeito sobre a hipertensão que, às vezes, nem mesmo a medicação consegue atingir… e com ótimos “benefícios colaterais”.

 

A American Heart Association recomenda a MT

A American Heart Association (AHA) publicou recentemente uma análise, realizada durante 40 anos de pesquisa, a respeito de todos os métodos utilizados na redução da pressão arterial. A conclusão foi que a técnica da MT é a única prática que apresenta resultados verdadeiros. Esse estudo deu um sinal verde aos médicos para utilizarem a MT como tratamento clínico com o objetivo de diminuir a pressão arterial. Todas as outras técnicas de meditação e de relaxamento, incluindo Atenção Plena e Yoga, foram desencorajadas, pois não havia nenhuma prova científica de seus efeitos positivos na pressão arterial.

Como pode uma técnica simples de meditação baixar a pressão arterial?

Quando estamos tensos, a pressão arterial aumenta. A transcendência, o estado de consciência alcançado naturalmente por meio da prática da MT, coincide com um estado muito profundo de relaxamento, baixando a pressão arterial e ativando um recurso poderoso de nosso corpo para se curar, para corrigir o que está errado internamente. Após algum tempo de prática dessa técnica, desenvolvemos a capacidade de permanecermos mais relaxados, mesmo nos momentos em que não estamos meditando; dessa forma, a pressão arterial diminui permanentemente.

Esse fato foi avaliado por meio da medição do lactato plasmático no sangue, hormônio do estresse relacionado à pressão arterial elevada. A análise dos valores médios de 31 estudos diferentes sobre a MT demonstrou que o lactato plasmático diminuiu bastante durante a prática da MT, muito mais do que durante outros tipos de relaxamento ou até mesmo durante o sono; depois de 3 a 4 meses de prática, a pressão manteve-se em níveis baixos.

Benefícios Colaterais

Embora a medicação baixe a pressão sanguínea, é cara e acarreta diversos efeitos colaterais; além disso, muitas vezes, ela apenas suprime os sintomas, sem resolver o problema. Ao interromper a medicação, a pressão sanguínea aumenta novamente, ao passo que a transcendência tem um efeito duradouro.

Ao trazer a essência para casa e dar ao corpo a chance de se curar, todos os aspectos da vida melhoram: saúde, bem-estar, sorte, relacionamentos, sucesso e até mesmo a sociedade como um todo.

O efeito duradouro da MT na Hipertensão: A pesquisa científica

A pesquisa sobre os efeitos da MT na pressão arterial elevada é excepcional por duas razões:

  1. Demonstra um efeito excepcional, já que a hipertensão é difícil de curar.
  2. O efeito é confirmado por meio de vários estudos de altíssima qualidade.

O National Institute of Health (NIH) é um instituto do governo americano conhecido pelo alto padrão de pesquisa. Apesar de serem bastante seletivos nos projetos de pesquisas que apoiam, investiram mais de 24 milhões de dólares em pesquisas sobre os efeitos da Meditação Transcendental nas principais causas de doenças cardiovasculares: hipertensão arterial, resistência à insulina e aterosclerose. O motivo: Meditação Transcendental funciona, é a única coisa que realmente funciona.

Uma pesquisa acompanhou 127 afroamericanos que apresentavam pressão arterial por volta de 179/104 mmHg; divididos aleatoriamente em 3 grupos: um grupo de MT, um grupo que praticou uma técnica de relaxamento (relaxamento muscular progressivo) e um grupo de controle que recebeu orientações sobre saúde e sobre a importância de manter um estilo de vida saudável, os pesquisadores não sabiam a que grupo cada um deles pertencia.

Ref. Hypertension 26: 820–827, 1995

 

Em três meses, a pressão arterial do grupo da MT diminuiu para 107 / 64 mm Hg, em comparação ao grupo de controle, que não apresentou nenhuma mudança significativa (p<.0003/p<.00005 O que é o valor de p?), enquanto o grupo de relaxamento mostrou uma ligeira diminuição, 3 vezes menor do que o grupo da MT.

A técnica da Meditação Transcendental é a única alternativa de tratamento que funciona.


Ref: Current Hypertension Reports 9: 520–528, 2007.

 

Este estudo é uma meta-análise patrocinada pelo NIH. Foi realizado um cálculo do efeito médio de todos os estudos publicados até aquele momento, considerando a técnica da Meditação Transcendental e outros métodos alternativos de redução de estresse pesquisados. A meta-análise demonstrou que apenas a MT teve um efeito estatisticamente significativo na redução da pressão arterial (average -5 mmHg p<.0002). Leia a publicação completa aqui.

Este resultado não é tão grande como o obtido pelo estudo anterior, porque a maioria das pesquisas sobre MT foram realizadas em indivíduos com hipertensão moderada, enquanto que, no estudo anterior, a pressão arterial das pessoas testadas estava bastante elevada no início da pesquisa. A grande importância na maioria dos estudos sobre MT é que quanto mais o paciente necessita, maior será o resultado, visto que a Meditação Transcendental equilibra todo o sistema nervoso: quanto mais desequilibrado o sistema estiver, maior será o efeito de normalização.

Outras pesquisas realizadas pelo NIH descobriram que:

– Muitos praticantes de Meditação Transcendental são capazes de reduzir ou mesmo parar de utilizar medicação para baixar a pressão arterial, sem que ela volte a subir.

– A MT também funciona para reverter a hipertensão na juventude.

– A MT reduz a resistência à insulina.

– Entre os pacientes cardíacos observados durante 9 anos, o grupo de MT apresentou 43% menos casos de ataque cardíaco, acidente vascular cerebral ou morte. Se todos os pesquisados tivessem realmente praticado com regularidade a MT, a diferença seria de 61%. (veja problemas cardíacos)

– A aterosclerose é reduzida em praticantes de MT (consulte aterosclerose)
– A pratica da MT ajuda a controlar o colesterol  (consulte colesterol)

Mais de 30 estudos sobre o efeito da Meditação Transcendental na pressão arterial elevada foram realizados e confirmaram o resultado em várias faixas etárias, em diferentes partes do mundo.

Médicos apoiam a MT

 

Dr. Roberto Botelho (CRM 22120-MG / CREMESP 68255)
Cardiologista, pesquisador e Diretor Executivo do Instituto do Coração do Triângulo Mineiro.
Dr. Otavio Celeste Mangili (CRM: 19284-Pr Medico pela UEL (2001)
Residência em Cardiologia pelo InCor / HCFMUSP. Doutor em Cardiologia pela Faculdade de Medicina da USP.

 

Muitos estudos realizados no NIH influenciaram o médico mais famoso do mundo e o especialista mais influente em coração, Dr. Mehmet Oz, a apoiar plenamente a técnica da Meditação Transcendental por atuar beneficamente em 3 grandes fatores de risco de problemas cardíacos: hipertensão arterial, colesterol elevado e diabetes.

Para mais perguntas sobre o efeito da MT na pressão arterial elevada e uma visão mais profunda de como ela realmente funciona, acesse: médicos respondem às perguntas: MT e hipertensão

 


Além de melhorar a saúde, a Meditação Transcendental promove o prazer de viver uma vida mais plena e satisfatória, isso é o que mais proporciona alegria.
O melhor de tudo isso é que nos tornamos cada vez mais autorreferentes e autossuficientes em nossa busca por plenitude. Sem remédios, crenças limitadoras ou pré-conceitos.
Permitimos que a mente guiada por sua própria natureza, mergulhe em si mesma, em nosso Ser puro, fonte de toda a criatividade, inteligência, riqueza, felicidade e poder, e é tudo o que nós realmente buscamos na vida.

Uma técnica fácil, agradável e natural. Se você é capaz de pensar, será capaz de praticar.

 

“A mudança começa dentro”

 

Artigos Relacionados