Reduzindo o vicio em drogas - Meditação Transcendental
Loading...

Reduzindo o vicio em drogas

Meditação Transcendental: a necessidade de usar drogas desaparece naturalmente

Viciados em drogas são, em sua maioria, pessoas comuns que querem se sentir bem e que se tornaram dependentes das drogas para viver esse sentimento. Embora saibam que são prejudiciais para si e para o seu ambiente, o vício está profundamente gravado em sua mente, por isso métodos de tratamento superficiais geralmente fazem pouca diferença.

Em razão de a transcendência trazer a mente de volta à sua fonte, ao nível mais profundo de nossa consciência, é muito eficaz para a remoção do vício pela raiz, pela mesma razão de ser eficiente para tantos outros problemas, contra os quais os métodos atuais são impotentes (TEPT por exemplo).

Quando trazemos a mente de volta para casa, onde ela naturalmente se sente bem novamente, ativamos a sensação de busca alcançada; ao mesmo tempo, a transcendência ativa o poder de cura do corpo, o que permite a remoção do vício no nível físico. Como resultado, os usuários de drogas sentem menos necessidade de usá-las naturalmente: eles não tentam mais parar, pois o desejo de usar drogas desaparece por si só.

Pesquisa científica. A MT funciona melhor do que qualquer outro método já estudado

Foram realizados 10 estudos científicos sobre os efeitos da Meditação Transcendental na dependência de drogas (drogas leves e pesadas) em um total de 3.400 indivíduos. Ao comparar o resultado médio encontrado com os efeitos de todos os outros métodos de tratamento da dependência de drogas pesquisados (91 estudos), obtém-se uma imagem bastante precisa sobre qual método funciona melhor

  Esse estudo comparativo revelou que os métodos de prevenção não ajudam muito os viciados em drogas, nem as informações sobre as consequências do vício resolvem alguma coisa. O programa “influência das más companhias”, idealizado para lidar com as influências sociais, teve o melhor resultado, contudo o resultado médio da Meditação Transcendental sobre o abuso de drogas foi quase duas vezes maior do que o programa “influência das más companhias” e 6 vezes maior do que o resultado de todos os outros métodos pesquisados (p=.00009 o que é o valor de p?). (Clique no gráfico para ampliá-lo) É ainda mais impressionante se considerarmos o efeito da Meditação Transcendental em “usuários graves” (resultado de alguns estudos individuais, não do estudo comparativo), visto que é de 3 a 9 vezes maior, ao ser comparado a outros métodos. Quanto mais dramático é o problema, maior será o resultado da Meditação Transcendental.

Ref. “Alcoholism Treatment Quarterly”, v. 11, 1994, p. 13-87.

Quanto mais se pratica a MT, menor é o uso de drogas.

Assim como os vícios em tabaco e drogas, vários estudos sobre a dependência química confirmaram a experiência de que quanto mais se pratica a técnica da MT, menos o usuário  sente necessidade de usar drogas. Isso é bem ilustrado por um estudo realizado com 1.862 praticantes de MT, conduzido por cientistas da Harvard Medical School, que avaliou as drogas leves e pesadas. (Clique no gráfico para ampliá-lo)

Antes de aprender a MT, quase 80% dos indivíduos utilizavam drogas leves. Após três meses, esse número caiu quase pela metade (45% de usuários) e depois de 10 meses, havia apenas 25% de usuários. Além disso, as quedas foram impressionantes para os usuários médios e pesados: uma diminuição de quase 90% (de 56% para 6%), o que confirma, mais uma vez, que o efeito da MT é mais forte para aqueles mais necessitados.

Observa-se o mesmo padrão para os usuários de drogas pesadas: após 3 meses de MT, houve redução de 80% dos usuários; depois de 10 meses, redução de mais 30% (não constam nesta tabela os não usuários).

Nota: Neste estudo, as pessoas avaliadas que aprenderam a MT não tinham a intenção de parar de usar drogas, visto que o foco era a observação do comportamento natural de 1.800 praticantes de MT. Portanto, se a pessoa realmente tem a intenção de se livrar de algum vício, o efeito costuma ser muito mais forte.

Ref. “Drug abuse: Proceedings of the International Conference”.  Philadelphia, 1972, p. 369-376.

Ao longo do tempo, a prática da técnica da Meditação Transcendental traz mais benefícios, contrastando com todos os outros métodos. Um estudo comparativo mostra que, após 3 meses de concluírem com êxito algum tipo de tratamento para drogas pesadas, quase dois terços das pessoas tiveram recaída (de 100% para 38% abstêmios); após 12 meses, quase 80% (22% abstêmios), demonstrando como é difícil para um viciado em drogas se livrar desse hábito e como é bem sucedida a técnica da Meditação Transcendental nesse processo.


 

Artigos Relacionados