TDAH - Meditação Transcendental

TDAH

TDAH – Transtorno por Déficit de Atenção e Hiperatividade

Cada vez mais diagnosticado, o TDAH gera preocupação aos pais, incompreensão em parte da sociedade, e um desgaste de quem convive com ele.

O TDAH pode ser causado por uma série de motivos. Muitas vezes um sintoma de estresse perturba o funcionamento normal do córtex pré-frontal do cérebro, o que pode levar ao diagnóstico de TDAH. No entanto, podem ocorrer problemas mais profundos: o TDAH pode ser associado ao fluxo de sangue insuficiente para o cérebro e à coerência muito baixa no EEG.

Independentemente das causas do problema, a Meditação Transcendental pode ajudar porque, essencialmente, devolve o cérebro para seu ambiente natural e efetivamente trata os três problemas ao mesmo tempo: o córtex pré-frontal, o fluxo sanguíneo e coerência no EEG.

No video abaixo vemos os depoimentos de alguns alunos que começaram praticar a Meditação Transcendental. Confira seus relatos:

Em um estudo, crianças com idade entre 11 e 14 anos com sintomas graves de TDAH foram divididas aleatoriamente em 2 grupos, um grupo aprendeu a MT imediatamente e o outro, um grupo de controle, esperou 3 meses para aprender a técnica. O grupo que aprendeu a MT apresentou redução significativa nos sintomas de TDAH após 3 meses de prática, enquanto nenhuma melhora foi notada no grupo de controle. Após aprender a MT, o grupo de controle apresentou melhoria similar depois de 3 meses de prática, o primeiro grupo continuou apresentando melhoras.

Este gráfico mostra claramente a evolução da relação de ondas cerebrais Theta / Beta em crianças ao longo de um período de 6 meses. Esta relação é muito alta em pacientes com TDAH, mas se apresenta próxima ao normal após 6 meses de prática da MT. Os alunos foram capazes de se concentrar melhor, de controlar seus impulsos e de melhorar suas habilidades de organização e de resolução de problemas. Seus resultados escolares melhoraram e apresentaram menos estresse, ansiedade e explosões de raiva.

As crianças com TDAH acham fácil aprender e gostam de praticar a MT.

A técnica só é eficaz se as crianças realmente praticarem. No caso da MT, este não é um problema, já que as crianças gostam de praticar a técnica da Meditação Transcendental. Em resposta à pergunta “Quanto você gosta de praticar a MT?”, a pontuação média foi de 5,3 em uma escala de 0 (nem um pouco) a 7 (muito).

A Meditação Transcendental pode ser um tratamento agradável e efetivo, porém, você não deve interromper seu tratamento normal. Muitos pacientes com TDAH logo percebem que precisarão de menos medicação espontaneamente, mas é muito importante que isso aconteça em pequenos passos e com supervisão médica.

Além do ajudar no tratamento do TDAH, a Meditação Transcendental promove o prazer de viver uma vida mais plena e satisfatória, é o que mais nos proporciona alegria.
O melhor de tudo isso é que nos tornamos cada vez mais autorreferentes e autossuficientes em nossa busca por plenitude. Sem remédios, crenças limitadoras ou pré-conceitos.
Permitimos que a mente guiada por sua própria natureza, mergulhe em si mesma, em nosso Ser puro, fonte de toda a criatividade, inteligência, riqueza, felicidade e poder, e é tudo o que nós realmente buscamos na vida.

“A mudança começa dentro”