Estamos sempre correndo e preocupados, a ponto de acreditar que a ansiedade e o estresse são uma condição normal da vida. E não são.

Grande parte das doenças crônicas físicas e mentais tem origem no acúmulo de estresse, causado pelo aumento desequilibrado de hormônios, como adrenalina e cortisol.

O principal benefício da MT é a promoção de um descanso muito profundo, que alivia o estresse e a ansiedade e nos proporciona paz interior e bem-estar.

O que a MT faz por você?

Seta cima

Aumenta

  • Energia e vitalidade
  • Disposição física e mental
  • Criatividade e cognição
  • Foco e memória
  • Pensamento ordenado
  • Autoconfiança e autoestima
  • Felicidade e paz interior
Seta baixo

Reduz

  • Estresse e ansiedade
  • Distúrbios do sono
  • Depressão e síndrome do pânico
  • Risco de burnout
  • Déficit de atenção
  • Doenças cardiovasculares
  • Compulsões e vícios

O Brasil é o país mais ansioso do mundo, segundo a OMS. Também somos o segundo com o maior nível de estresse: 70% da população ativa já apresentou algum sintoma do problema, de acordo com a Associação Internacional do Controle do Estresse (ISMA).

Com a prática da MT, conseguimos reduzir, de forma natural, os quadros de estresse e ansiedade e, consequentemente, diminuir riscos de transtornos mentais, como depressão, síndrome de burnout e do pânico, transtornos de déficit de atenção e estresse pós-traumático, dentre outros.

Devido ao alto nível de estresse acumulado, muitas vezes, o descanso que temos à noite é insuficiente para o restabelecimento natural do organismo. Essa condição provoca um desequilíbrio hormonal nocivo, que pode causar doenças cardiovasculares, diabetes, envelhecimento precoce, dentre outros problemas.

A prática regular da MT atua diretamente na dissolução do estresse impregnado no sistema nervoso. Isso gera um poderoso efeito regenerativo, que contribui para a prevenção de diversas doenças, para a diminuição do uso de medicamentos e para a redução dos custos com atenção à saúde.

O autoconhecimento é o caminho para encontrar mais satisfação e autorrealização em todas as áreas. A técnica da MT permite que você se conecte com sua verdadeira essência para viver de forma mais harmônica com os desafios do dia a dia, encontrando mais felicidade e significado em sua vida.

Esse estado autorreferente com a prática regular da MT nos torna mais conscientes de nós mesmos. Como resultados, melhoramos a qualidade dos relacionamentos e do nosso comportamento social, assim como desenvolvemos, espontaneamente, as chamadas soft skills e a inteligência emocional.

O excesso de informações e de estímulos que recebemos no dia a dia prejudica a atenção, a memória, o potencial criativo e a nossa capacidade de pensar e agir.
A MT aumenta a atividade do córtex pré-frontal, região do cérebro responsável pelas funções cognitivas, pelo processamento de informações, pelo raciocínio, etc.

Praticar regularmente a MT promove o pleno potencial da mente, gerando total integração e coerência cerebral, o que aumenta nossa criatividade, foco, inteligência e capacidade de concentração e de resolução de problemas. Assim, a gente se torna mais eficiente e com mais energia.

O que diz a ciência?

Burnout, insônia e depressão

Linha

Durante a pandemia da covid-19, uma pesquisa mostrou redução do burnout, da depressão e da insônia em médicos que praticavam, regularmente, a MT.

Gráfico

Estresse

Linha

Um outro estudo realizado durante a pandemia mostrou a redução de sintomas de estresse pós-traumático entre médicos da emergência do Hospital Presibiteriano de Nova Iorque.

Gráfico

Ansiedade

Linha

Uma metanálise da Universidade de Stanford revisou 146 estudos científicos sobre os efeitos de diferentes técnicas para redução da ansiedade.

Foi constatado que a MT é duas vezes mais eficaz do que qualquer outro tipo de meditação ou prática de relaxamento.

Gráfico

Insônia

Linha

Depois de 90 dias de prática regular de MT, pacientes que foram observados diariamente diminuíram o tempo para caírem no sono de cerca de 1h15 para apenas 15 minutos.

Gráfico

Pressão arterial

Linha

Uma meta-análise com 107 estudos, mostra que a prática da MT tem efeitos significativos na redução da pressão arterial sanguínea, em comparação com aplicação de outras técnicas não farmacológicas.

Gráfico

Diabetes

Linha

Uma pesquisa realizada em colaboração com o National Institute of Health (NIH) e o governo norte-americano comprovou a eficácia da MT na diminuição da resistência insulínica.

Gráfico

Colesterol alto

Linha

Um estudo da Kaiser Permanent Medical Center verificou que a taxa de colesterol total dos pacientes estudados diminuiu 30 mg/dl após 1 ano de prática da MT por 20 minutos, duas vezes ao dia.

Gráfico

Fortalecimento do sistema imunológico

Linha

A MT também é eficaz para o fortalecimento do sistema imunológico, de acordo com a ciência. Uma pesquisa mostrou o aumento de glóbulos brancos em pacientes, o que ajuda a proteger o organismo de câncer e de infecções.

Gráfico

Relacionamentos profissionais

Linha

Um estudo realizado em uma indústria automobilística concluiu que, após três meses de prática regular da MT, funcionários apresentaram melhores relações no trabalho em comparação a outras pessoas da mesma empresa.

Gráfico

Relacionamentos afetivos

Linha

Estudantes universitários que praticaram o Programa de Meditação Transcendental® classificaram mais positivamente as pessoas importantes de suas vidas (pais, cônjuge) em comparação aos estudantes do grupo de controle.

Gráfico

Autorrealização

Linha

Uma metanálise de todos os estudos científicos já realizados sobre os efeitos de diferentes técnicas de meditação na realização pessoal mostrou que a MT apresenta eficácia de 3 a 4 vezes maior que outras técnicas de meditação e de relaxamento.

Gráfico

Criatividade e outras habilidades

Linha

Depois de um período de 6 a 12 meses de prática regular de MT, um grupo de estudantes de Taiwan apresentou melhora significativa em cinco escalas diferentes de capacidade intelectual, incluindo uma escala de “toda a criatividade cerebral”.

Gráfico

Desenvolvimento da inteligência

Linha

Um estudo feito com estudantes universitários praticantes de MT mostrou que eles obtiveram um aumento significativo do QI, enquanto o grupo de controle não apresentou avanços.

A pesquisa comprovou que adultos com mais de 18 anos podem elevar a inteligência com a ajuda da técnica, ao contrário do que se acreditava anteriormente.

Gráfico

O que dizem praticantes da MT ?

Info

A Meditação Transcendental não pretende ser um substituto para o tratamento médico especializado. Busque sempre um profissional qualificado para receber seu diagnóstico e orientações sobre qualquer condição de saúde.