Como aprender

Estabilidade Emocional

Sob estresse, a atividade do córtex pré-frontal do cérebro é reduzida, contudo prática da MT a aumenta significativamente.

Sob estresse, a atividade do córtex pré-frontal do cérebro é reduzida, contudo prática da Meditação Transcendental a aumenta significativamente.
Por meio de descobertas recentes, é possível explicar como o estresse interrompe o funcionamento normal do cérebro e aumenta o comportamento impulsivo.

O córtex pré-frontal, a parte do cérebro logo acima dos olhos, é responsável pelo nosso “pensamento mais elevado”, ou seja, planejamento a longo prazo, controle de impulso, julgamento do que é certo ou errado. Essa parte é também conhecida como o diretor-geral ou “CEO do Cérebro”, já que a maioria das decisões acontece nesse local. Além disso, o córtex pré-frontal do cérebro humano diferencia o homem do animal.

A Meditação Transcendental traz equilíbrio emocional

Quando o cérebro funciona normalmente, o fluxo de informação é o seguinte: a informação entra através do sistema sensorial, é enviada para o córtex pré-frontal, é processada e as decisões são tomadas e enviadas para o sistema motor, que aciona os músculos que devem responder.

ao atravessarmos uma rua, por exemplo, vemos um carro se aproximar rapidamente – precisamos reagir rápido, sem hesitação,

No caso de estresse, o fluxo de informação muda. A informação é desviada do córtex pré-frontal e flui diretamente do sistema sensorial para o sistema motor. Há uma boa razão para que o cérebro se comporte dessa forma: ao atravessarmos uma rua, por exemplo, vemos um carro se aproximar rapidamente – precisamos reagir rápido, sem hesitação, pois não há tempo para pensar; precisamos sair do caminho imediatamente, de modo impulsivo, a fim de ativar o mecanismo que nos protege quando nos sentimos ameaçados.

Há muito tempo, sabe-se que a instabilidade emocional está relacionada ao estresse, mas hoje os pesquisadores são capazes de fornecer uma explicação científica para isso. O estresse “desativa” a parte frontal do nosso cérebro – responsável pela nossa estabilidade emocional. Por conseguinte, o estresse crônico trava a amígdala, a parte do cérebro que regula o medo e a raiva, na posição “on”.

A transcendência “ativa” o córtex pré-frontal

A Meditação Transcendental tem o efeito oposto ao estresse. Na verdade, aumenta a atividade do córtex pré-frontal.
Na transcendência, o corpo entra em um estado profundo de repouso, permitindo que sejam removidas as tensões mais profundas e que o córtex pré-frontal se torne mais ativo. Isso pode ser avaliado em exames de imagem neurais que medem o fluxo de sangue para o cérebro. A atividade no tálamo (relacionado às funções corporais) é reduzida, propiciando um estado de relaxamento, à medida que há um aumento de atividade no córtex pré-frontal.

Estas mudanças no cérebro são exclusivas da experiência da Meditação Transcendental.

Estas mudanças no cérebro são exclusivas da experiência da transcendência durante a Meditação Transcendental. O relaxamento comum, experimentado na maioria das outras técnicas de meditação ou de relaxamento, não apresenta o mesmo grau de mudanças.
Durante a transcendência, o córtex pré-frontal é ativado, e a coordenação com outras partes do cérebro é restabelecida, a qual foi interrompida durante o estresse. Essas situações podem ser avaliadas medindo a coerência do EEG. Pesquisas recentes demonstram que a estabilidade emocional também está diretamente ligada à coerência do EEG, sobre a qual a transcendência tem um forte efeito positivo.

A experiência da transcendência aumenta a paz interior e a calma emocional

O efeito da transcendência no cérebro é o oposto do efeito causado pelo estresse. A transcendência aumenta a atividade na parte frontal do cérebro e libera a amígdala da posição “on” permanentemente (travada pelo estresse crônico). Quanto mais experimentamos esse estado, mais o cérebro vai se habituar a esta experiência, trazendo melhor estabilidade emocional.

Pesquisas científicas

Melhora da adaptação de veteranos de guerra

Veteranos de guerra com estresse pós-traumático que aprenderam a Meditação Transcendental ficaram mais sensíveis

Veteranos de guerra com estresse pós-traumático que aprenderam o Programa de Meditação Transcendental apresentaram diminuição significativa na insensibilidade emocional, em comparação com aqueles que fizeram psicoterapia e não demonstraram nenhuma mudança significativa.

Diminuição de problemas familiares

Pacientes de estresse traumático que aprenderam Meditação Transcendental apresentaram redução de problemas familiarer

Os pacientes em tratamento de estresse traumático que aprenderam o Programa de Meditação Transcendental apresentaram redução significativa de problemas familiares, em comparação com aqueles que fizeram psicoterapia.

Melhora da adaptação de veteranos de guerra

Veteranos que praticam Meditação Transcendental diminuiram a instabilidade emocional

Um estudo realizado no Sumitomo Heavy Industries, pelo Japanese National Institute of Industrial Health, demonstrou que os 427 funcionários que aprenderam o Programa de Meditação Transcendental apresentaram diminuição na instabilidade emocional em comparação com 308 funcionários do grupo de controle, pertencentes ao mesmo local de trabalho.