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Ansiedade

A Meditação Transcendental conduz a mente para níveis profundos, ativando o poder de cura do corpo e reduzindo a ansiedade

Imagine a sensação de uma criança indo para casa, correndo para os braços de sua mãe. A criança sente-se segura, tranquila e acolhida, e toda sua ansiedade desaparece. Essa é a sensação da Meditação Transcendental para a maioria das pessoas.
A ansiedade é, muitas vezes, relacionada a tensões e estresses profundamente enraizados no nosso sistema nervoso, os quais não estão ao alcance das terapias convencionais, por meio de, por exemplo, relaxamento ou psicoterapia. A Meditação Transcendental conduz a mente para níveis mais profundos, ativando o poder de o corpo e a mente se curarem das mais profundas tensões.

A Meditação Transcendental é mais eficaz que tratamentos para ansiedade, relaxamento, psicoterapia ou administração do estresse

A ansiedade e o medo desaparecem espontaneamente como se fosse um efeito colateral do sentimento de estar voltando para casa: uma transformação positiva e holística que beneficia todas as áreas da vida.

Meditação Transcendental comparada a outras técnicas de meditação ou de relaxamento

A Meditação Transcendental tem, em média, um efeito duas vezes mais eficaz do que outras técnicas pesquisadas

Cientistas da Stanford University compararam os efeitos de diferentes técnicas de meditação na ansiedade, a maior análise comparativa sobre a meditação já feita até hoje. Foram incluídos nesse trabalho 146 diferentes estudos científicos, 35 deles sobre a Meditação Transcendental.

Essa análise demonstrou que a maioria das técnicas de meditação e de relaxamento tem um efeito um pouco melhor do que o efeito placebo (pessoas orientadas a se sentarem e a fecharem os olhos). Apenas a Meditação Transcendental tem um efeito significativamente melhor (p <0,001), em média duas vezes mais eficaz do que outras técnicas pesquisadas.

Outro detalhe importante: quanto maior o tempo de prática da técnica da Meditação Transcendental, maiores serão os benefícios alcançados: essa é a diferença entre o relaxamento e a verdadeira transcendência.

Tratamento da ansiedade: A Meditação Transcendental comparada à psicoterapia

Praticantes da MT apresentaram melhoras em Depressão Estresse Pós-Traumático, Ansiedade, Abuso de Álcool e Insônia

Um estudo da University of Colorado Medical Center, em Denver, EUA, comparou a eficácia da Meditação Transcendental com a psicoterapia a que foram submetidos pacientes internados com Distúrbio de Estresse Pós-Traumático. Diferentes distúrbios foram estudados, incluindo a ansiedade.
Após 3 meses, os praticantes da Meditação Transcendental apresentaram melhoras significativas em todas as áreas estudadas: Depressão, Distúrbio de Estresse Pós-Traumático, Ansiedade, Distúrbio Emocional, Abuso de Álcool, Insônia e Trauma Familiar.

No entanto, o grupo que fez psicoterapia não apresentou melhora significativa em nenhuma área. Se a técnica da Meditação Transcendental pode ser usada por pacientes com sintomas severos de estresse traumático (os pacientes eram veteranos de guerra), talvez seja seguro afirmar que o tratamento em qualquer pessoa é eficaz, desde que os sintomas não sejam tão graves ou profundamente enraizados.

Pesquisas científicas

Diminuição da Ansiedade em Pacientes com Estresse Traumático

Os pacientes que fazem Meditação Transcendental diminuíram ansiedade e estresse pós traumatico

Os pacientes que procuraram tratamento para estresse traumático e aprenderam o Programa de Meditação Transcendental mostraram uma diminuição significativa na ansiedade em comparação àqueles que receberam psicoterapia.

Diminuição da Ansiedade entre Operários

Em um estudo foi verificada a diminuição da Ansiedade em trabalhadores que aprenderam a Meditação Transcendental

Em um estudo realizado na Sumitomo Heavy Industries pelo Instituto Nacional de Saúde Industrial do Japão foi verificada a diminuição da Ansiedade em trabalhadores que aprenderam o Programa de Meditação Transcendental, em comparação com os trabalhadores do grupo de controle.

Diminuição da Ansiedade

A Meditação Transcendental é mais eficaz na redução da ansiedade do que técnicas de concentração ou contemplação

Uma meta-análise estatística de 146 resultados de estudos independentes descobriu que o Programa de Meditação Transcendental é significativamente mais eficaz na redução da ansiedade do que técnicas de concentração ou contemplação.

Diminuição da Ansiedade entre Detentos

Prisioneiros de segurança máxima presos que aprenderam o Programa de Meditação Transcendental mostraram um nível reduzido de ansiedade (geral) em relação aos controles.

Diminuição da Ansiedade em Infratores Juvenis

Os jovens encaminhados ao tribunal de menores mostraram uma diminuição significativa no nível de ansiedade após o aprendizado do Programa de Meditação Transcendental

Os jovens encaminhados ao tribunal de menores mostraram uma diminuição significativa no nível de ansiedade após o aprendizado do Programa de Meditação Transcendental.

Diminuição da Ansiedade em Funcionários Públicos

Os funcionários de uma agência governamental que aprenderam Meditação Transcendental mostraram uma diminuição da ansiedade

Os funcionários de uma agência governamental de alta segurança que aprenderam o Programa de Meditação Transcendental mostraram uma diminuição da ansiedade, em comparação com os funcionários que participavam de um programa educacional de gerenciamento de estresse.

Diminuição, a longo prazo, da Ansiedade em Funcionários Públicos

Funcionários do governo que aprenderam a Meditação Transcendental, depois de três anos, continuaram reduzindo a ansiedade

Os funcionários do governo que aprenderam o Programa de Meditação Transcendental foram avaliados novamente depois de três anos, e mostraram uma diminuição duradoura na ansiedade, em comparação com os funcionários de grupos de controle que participaram de um programa educacional de gerenciamento de estresse.

Médicos respondem

Os médicos James Krag e Jim Brooks, ambos especialistas em suas áreas, com anos de experiência em estudos sobre o efeito da Meditação Transcendental em transtornos como medo e ansiedade, respondem a algumas perguntas mais frequentes.

Eu fico nervoso em certas situações, como ao fazer uma apresentação no trabalho. A técnica da Meditação Transcendental pode me ajudar a lidar com essas situações?

Dr. Krag: O medo de falar em público é comum e pode trazer sentimentos de pânico, fisiologicamente idênticos à resposta de “lute ou fuja”. A técnica da Meditação Transcendental produz a resposta oposta ao estresse fisiológico de “lute ou fuja”. O praticante da MT acostuma-se cada vez mais ao estado de calma; com base em estudos científicos, é natural que, ao praticar a técnica da MT, o medo desapareça aos poucos.

Estou constantemente sob pressão em casa e no trabalho, e meus amigos dizem que eu estou estressado. A técnica da Meditação Transcendental pode me ajudar?

Dr. Brooks: Vinte por cento dos americanos têm transtorno de ansiedade. O estresse surge quando uma pessoa tem problemas para lidar com as demandas da vida. Quando se é incapaz de lidar com elas, a ansiedade leva as pessoas a se “automedicarem” de várias maneiras: comida, TV, álcool, cigarros, drogas e café são exemplos comuns. No entanto, esses métodos são uma tentativa míope e torpe para reduzir as tensões da vida, porque não ajudam em nada. Na verdade, ao longo do tempo, eles pioram a capacidade de o indivíduo se adaptar a essas demandas. Portanto, estabelece-se um ciclo vicioso de estresse: quanto menos capazes formos de lidar com algo, mais iremos nos automedicar, o que piorará a nossa incapacidade, levando-nos novamente a automedicação.
A técnica da Meditação Transcendental elimina esse ciclo vicioso de estresse. Para praticar a técnica da MT, a pessoa senta confortavelmente em uma cadeira por 20 minutos, duas vezes por dia, fecha os olhos e sente a mente ficar cada vez mais tranquila, calma e relaxada. À medida que a mente se aquieta, ela chega à fonte do pensamento e alcançamos a consciência pura. Este é o estado de repouso em alerta: o corpo fica em repouso profundo e a mente, alerta. O descanso fisiológico profundo dissolve o estresse, consequentemente, com a mente mais calma, as pessoas relatam que se sentem menos estressadas e menos pressionadas em casa e no trabalho.

Eu sou muito ansioso. Mesmo se eu não conseguir ficar sentado e quieto, conseguirei meditar?

Dr. Brooks: A experiência de repouso em alerta é agradável e confortável, por isso é possível ficar sentado calmamente durante vinte minutos, duas vezes por dia. Quando praticado regularmente, este programa dissolve o estresse cumulativamente e, com o tempo, você sentirá cada vez menos estresse e nervosismo. Como resultado natural da diminuição do estresse, a mente se aquieta quando você medita e você não sente necessidade de se levantar e de se mexer. A experiência de quietude e paz encarrega-se da inquietação.
Com a prática contínua, a ansiedade fica menos importante na vida de uma pessoa; o indivíduo começa a tomar decisões melhores no dia a dia, já que é mais capaz de lidar com o estresse. Com o tempo, uma pessoa torna-se cada vez mais livre do estresse. O agradável sobre a técnica da MT é: mesmo que a pessoa seja altamente ansiosa, ainda será capaz de meditar facilmente e sem esforço. Ao contrário de outras técnicas de meditação, que muitas vezes envolvem concentração, a MT é uma técnica simples, natural e que não exige nenhum esforço.

Se eu me forçar a ficar sentado e quieto, não vou me sentir ainda mais ansioso?

Dr. Krag: Estudos comprovam que alguns tipos de “técnicas de relaxamento”, na verdade, tornam uma pessoa com transtorno de ansiedade ainda mais ansiosa. No entanto, milhares de pessoas que lidam com ansiedade durante muitos anos conseguem aprender a técnica da Meditação Transcendental e, por consequência, reduzir a ansiedade. Com a orientação adequada de um instrutor de MT, é possível sentir uma sensação de calma bastante incomum e agradável. Se você tem pensamentos, com certeza você pode aprender a técnica da Meditação Transcendental.

Eu sou muito ocupado; ainda que eu aprendesse a Meditação Transcendental, acho que não teria tempo para praticá-la.

Dr. Brooks: Todos nós precisamos ter tempo para recarregar nossas baterias. Diariamente, todos nós temos tempo para dormir, para comer, para tomar banho. A técnica da Meditação Transcendental previne que o estresse se acumule lentamente ao longo do tempo e evita que ele interfira na sua capacidade de desfrutar a vida. É uma forma de o corpo e a mente obterem um nível profundo de repouso e se tornarem cada vez mais imunes ao estresse. A vida passa a ser uma experiência de crescimento, pois desejamos novas experiências. Você será capaz de gerenciá-las facilmente devido ao repouso adequado, ao aumento de energia e à maior integração da mente e do corpo. Embora o tempo necessário à meditação seja pequeno, vale a pena.

Jim Brooks, Doutor em Medicina, psiquiatra. Formou-se na Wayne State University School of Medicine, em Detroit, e fez residência em psiquiatria na University of Colorado Medical Center. Atualmente, atua em vários centros de saúde mental e em seu consultório em Fairfield, Iowa. Além disso, Dr. Brooks tem interesse especial em tratamentos alternativos e complementares em saúde preventiva. Médico brilhante da Maharishi Ayurveda Health há 30 anos, pratica Acupuntura Clássica dos Cinco Elementos. É autor de “Ayurvedic Secrets to Longevity and Total Health Secrets” (Segredos da Ayurvédica para Longevidade e Segredos da Saúde Completa), lançado pela Editora Prentice Hall, em 1996, e de um estudo sobre os benefícios da Meditação Transcendental no tratamento de Transtorno de Estresse Pós-Traumático, publicado no “Journal of Counseling and Development”, em 1985).

James Krag é Doutor em Medicina, membro da Associação Americana de Psiquiatria, presidente da Sociedade de Psiquiatria da Virgínia e foi presidente da Associação de Psiquiatras da Virgínia durante quatro anos. Atualmente, é diretor-médico do Liberty Point, programa de tratamento domiciliar para adolescentes com problemas psiquiátricos.