Claro que tudo melhora. Porque você está ancorado. Você tem uma referência interna. E isso faz toda diferença”: foi assim que um dos praticantes da MT definiu o resultado da Meditação Transcendental® em sua vida. Veja outros depoimentos.
“A primeira coisa que a gente sente é um nível de relaxamento muito grande. Isso me traz serenidade para poder raciocinar melhor”.
“Os hábitos começam a mudar. Você acaba, automaticamente, se afastando daquilo que não te faz tão bem e se aproximando daquilo que te faz melhor”.
“Eu voltei a fazer academia, agora eu consigo correr e consegui colocar ordem na minha vida”.
Esses são relatos de algumas das 10 milhões de pessoas que praticam a Meditação Transcendental® e que viram suas vidas serem transformadas naturalmente, de dentro para fora. A adoção de hábitos mais saudáveis acontece, porque a MT elimina o estresse e a ansiedade e ajuda a promover uma melhor coerência cerebral, melhorando o foco, a criatividade e a tomada de decisões.
Confira os depoimentos na íntegra e, em seguida, entenda como e por que a MT funciona.
Encontre um instrutor perto de você e agende sua primeira aula gratuita.
O que é Meditação Transcendental®
A Meditação Transcendental® (MT), desenvolvida pelo físico indiano Maharishi Mahesh Yogi — com base em ensinamentos milenares da tradição védica — é uma técnica muito simples, que requer apenas que o praticante sente-se confortavelmente em qualquer lugar e permaneça de olhos fechados por cerca de 20 minutos.
A MT não demanda esforço cognitivo ou de concentração. Isso significa que não é necessário contemplar ou controlar pensamentos: basta acionar a técnica e deixar que o cérebro siga naturalmente o seu fluxo em direção a um lugar da mente mais quieto e calmo.
Com isso, é possível experimentar um estado de profundo relaxamento que, de acordo com inúmeros estudos científicos, é capaz de equilibrar a produção de hormônios e de neurotransmissores responsáveis pelo nosso bem-estar, energia, disposição e satisfação pessoal.
Como a Meditação Transcendental® atua no cérebro e no organismo
Ao praticar a MT, o nível de atividade do córtex pré-frontal dorsolateral e do córtex cingulado anterior do cérebro aumenta, à medida que a atividade na região do cerebelo e da ponte do tronco cerebral diminui. Isso implica, por exemplo, diminuição do ritmo respiratório e movimento dos músculos e dos olhos, comportamentos essenciais sob os quais não temos controle o tempo todo.
Em relação à diminuição da atividade da ponte do tronco cerebral, ela regula os batimentos cardíacos e a pressão arterial, além de estar ligada, também, a funções mais complexas, como o controle de impulsos e a tomada de decisões — o que significa menos ansiedade e mais plenitude.
De acordo com pesquisas de universidades como Harvard, Stanford e Yale, a MT proporciona diversos benefícios para saúde física e mental, tais como:
- maior resistência à fadiga e ao estresse;
- mais energia e disposição;
- ampliação da criatividade e do pensamento lógico;
- aumento na capacidade de memória e de concentração;
- proteção do organismo contra doenças cardiovasculares — a exemplo da hipertensão, dos infartos e dos acidentes vasculares cerebrais;
- auxílio no controle de vícios e compulsões, como alcoolismo e tabagismo.
Leia mais e descubra como a MT atua em casos de depressão e ansiedade.