Como melhorar a criatividade, saber resolver problemas, ter foco e performance no dia a dia

Como exercitar a criatividade para ter uma vida mais focada, produtiva, leve e criativa? É bem simples, veja aqui!

As partes de nosso cérebro influenciam como pensamos, como agimos, como nos vemos… Cada região tem sua função específica e se manifesta diariamente enquanto vivemos: numa discussão no trabalho, numa situação em que você precisa prestar atenção e tomar decisões importantes, em uma rotina cujo foco é fundamental, porém escasso…

Nesse cenário, despertar a criatividade, a resiliência, a atenção e a performance entram como fatores importantes a serem aprimorados dentro de nós.

A amígdala, por exemplo, é a parte do cérebro responsável pela reação de luta e fuga que produz ansiedade. Já o córtex pré-frontal fica responsável pelas funções executivas, a parte reflexiva e mais “racional” — está em foco, geralmente, quando estamos calmos e podemos discernir aquilo que queremos do que não queremos.

Ansiedade vs. mente criativa e inovadora

O sentimento de ansiedade, muitas vezes, pode ser excitante.

Mas e quando passa disso?

Quando a ansiedade te paralisa ou não te deixa focar em algo, ela passa a ser um problema: sobretudo porque pode faltar equilíbrio emocional.

Como, então, estimular a produtividade, desenvolver a inovação no dia a dia e resiliência se a parte de seu cérebro responsável por garantir seu estado de fuga e luta está ali, constantemente, elevando seus níveis de ansiedade — que podem se traduzir em medo, paralisação, pânico?

A resposta prática é a busca pela ativação do córtex pré-frontal, responsável, inclusive, por abrir o campo da mente para o processo criativo.

Uma mente criativa, por sua vez, abre caminho para múltiplas possibilidades de resolução de problemas. Aquilo em que você nunca pensou pode ser a saída para acalmar uma situação no trabalho, na sua relação pessoal ou consigo mesmo.

É preciso, então, encontrar novas formas de estimular o potencial criativo para trazer novas ideias e soluções inovadoras. A ansiedade, por sua vez, faz com que não consigamos pensar em outra coisa senão o que nos traz esse sentimento, e o foco para buscar alternativas para contornar isso não deve estar no mundo aqui fora — ele deve ser para dentro.


Como Ray Dalio, fundador da maior empresa de hedge funds do mundo, atravessou várias crises mantendo níveis extraordinários de sucesso

A Bridgewater Associates, LP, como todas as outras empresas inseridas neste contexto de crise mundial, teve que assumir uma posição de criatividade para enfrentar os problemas cotidianos.

Na empresa de Ray Dalio, centenas de pessoas praticam a Meditação Transcendental duas vezes por dia, por vinte minutos. Ele explica, neste vídeo, que o objetivo é abrir espaço para a criatividade para mais produtividade, foco, performance:

Saiba como estimular a criatividade, ser uma pessoa criativa, com ideias criativas, aprender a ser cada vez mais focado e produtivo — sem esforço:

QUERO MELHORAR MEU FOCO E PARTICIPAR, GRATUITAMENTE, DA PALESTRA ONLINE