Saiba tudo sobre o esgotamento emocional no trabalho e veja como a Meditação Transcendental® pode ser uma importante aliada para a saúde do trabalhador, segundo estudos científicos.

Podemos definir a Síndrome de Burnout como um fenômeno ocupacional caracterizado pelo esgotamento, que resulta em estresse crônico no ambiente de trabalho e queda drástica da qualidade de vida. 

Reconhecido recentemente pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como doença ocupacional e inserido na Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID-11), o problema também pode ser chamado Síndrome do Esgotamento Profissional. 

Segundo dados do ISMA-BR (International Stress Management Association), a síndrome acomete 30% da população brasileira que trabalha em ambientes diversos, inclusive no home office

Profissionais de saúde, da segurança pública, da educação e de ambientes corporativos são os mais propensos a desenvolverem o transtorno. 

Principais causas do burnout 

De acordo com um estudo da Gallup (consultoria de pesquisa de opinião norte-americana), os principais fatores que levam ao burnout são: 

1. tratamento injusto no trabalho;

2. carga de trabalho incontrolável;

3. falta de clareza do papel do colaborador;

4. falta de comunicação e apoio da liderança;

5. pressão de tempo irracional. 

O mesmo estudo revelou que o funcionário esgotado tem 63% mais chance de ficar doente, 

23% mais chances de visitar a sala de emergência e 2,6 vezes mais chances de procurar ativamente um emprego diferente. 


Pilares e sintomas do burnout 

A Síndrome de Burnout é caracterizada por três principais pilares. São eles: 

  1. Exaustão emocional 

Essa dimensão do burnout pode ser identificada por meio de sintomas persistentes, como fadiga extrema, falta de energia e motivação, sentimentos de frustração e impotência, irritabilidade, distúrbios de sono, dores de cabeça, dores no corpo, alterações gástricas ou intestinais, dificuldade de foco e concentração, ansiedade e depressão.

  1. Despersonalização 

Esse segundo aspecto da Síndrome do Burnout é essencial para o diagnóstico da doença, visto que os demais podem ser encontrados também em quadros de depressão, ansiedade ou outros transtornos. A depersonalização pode ser compreendida com um sentimento de vazio interno e a ausência de sentimentos em relação aos colegas de trabalho, clientes, alunos ou pacientes. 

  1. Falta de realização profissional

Esse fator é caracterizado, principalmente, por sentimentos de negatividade constante, como incompetência, desesperança, insegurança e, de forma geral, infelicidade no trabalho. Outra característica comum é o “presenteísmo”, nome dado ao fenômeno de estar de corpo presente no ambiente de trabalho, porém sem o desempenho mental que a atividade requer. 

Como prevenir e tratar o burnout 

Se você, ou alguém próximo a você, sofre de algum sintoma relacionado ao excesso de trabalho, é hora de rever a rotina e se comprometer com práticas de autocuidado, que devem contemplar alimentação equilibrada, atividades físicas e outras atividades de promoção de bem-estar. 

Já os gestores possuem a responsabilidade de promover diálogos e alinhar expectativas com seus colaboradores, estruturar as equipes de acordo com as necessidades reais, ajustar prazos, incentivar o trabalho colaborativo e favorecer períodos de descompressão dentro da jornada de trabalho. 

Qualquer ação que possa tornar a carga laboral mais leve e melhorar o ambiente de trabalho é bem-vinda e pode resultar em melhores índices de produtividade para a organização.  

Se o burnout já é uma realidade, é muito importante procurar um psiquiatra e/ou um psicólogo — profissionais qualificados para tratar transtornos de saúde mental. 

Meditação Transcendental®: solução natural e eficaz para o burnout

A Meditação Transcendental® (MT) é uma técnica muito simples e com resultados bastante expressivos na redução do estresse crônico, principal causa da Síndrome de Burnout e de outros transtornos de saúde mental

Centenas de estudos científicos, realizados por instituições acadêmicas renomadas como Harvard, Stanford e Yale, comprovaram que a prática reduz o cortisol e outros hormônios geradores de estresse, ajuda a regular a produção da serotonina, substância responsável pelo bem-estar, ativa os processos de rejuvenescimento no corpo e melhora a criatividade e a capacidade cognitiva. 

Ao promover um descanso profundo na fisiologia, que chega a ser duas vezes mais regenerador que uma noite de sono, a MT também ajuda a manter a mente mais centrada, o organismo mais energizado e o equilíbrio emocional em dia. Os estudos também observaram que os praticantes de MT tendem a ser mais empáticos e a melhorar seus relacionamentos interpessoais, de forma geral. 

Leia agora: Como a MT ajuda a ter mais foco, criatividade e sucesso profissional. 

Pesquisas científicas recentes sobre Meditação Transcendental e burnout 

Estudos publicados revisados ​​por pares documentaram que a prática da MT melhora os sintomas de burnout produzindo os seguintes efeitos:

  • Redução do estresse ansiedade
  • REdução da depressão
  • Melhora nos distúrbios do sono
  • Redução do transtorno de estresse pós-traumático (TEPT)
  • Aumento da resiliência psicológica e emocional
  • Redução do abuso de substâncias
  • Redução da pressão alta

Meta-análises mostraram que a MT reduz a ansiedade e o TEPT em um grau significativamente maior do que outras formas de meditação ou relaxamento. Estudos também mostraram que a MT produz resultados clinicamente significativos, muitas vezes dentro de alguns dias a duas semanas. 

No estudo abaixo, vemos que a MT, em relação ao grupo controle, mostrou  redução significativa da depressão, estresse e burnout em médicos, durante o período da pandemia.

Loiselle M, et ai. Efeito da Meditação Transcendental no Burnout do Médico, Depressão, e Insônia: Um Estudo Controlado Randomizado.

Confira aqui outros estudos científicos recentes sobre os benefícios da MT em profissionais de saúde que trabalharam na linha de frente da pandemia da Covid-19. 

Como aprender a Meditação Transcendental® 

Inúmeras empresas e organizações do mundo já promoveram cursos de Meditação Transcendental® como forma de promoção de saúde física e mental no ambiente de trabalho, com resultados expressivos de aumento de produtividade, melhoria de clima organizacional e de promoção de felicidade e realização profissional. 

A técnica é simples, mas só pode ser ensinada de forma individual, por um instrutor treinado e certificado. Depois da instrução personalizada, as demais aulas são feitas em grupos e ajudam na consolidação do aprendizado. 

Quer saber mais? Conheça as diferenças entre as técnicas de meditação e entenda por que a MT é considerada a mais eficaz, natural e fácil de se praticar.

Para encontrar um instrutor certificado perto de você, clique aqui.