É possível manter o bem-estar físico e mental no dia a dia sem recorrer a medicamentos que causam efeitos colaterais e dependência.

Se você não sofre com a ansiedade, provavelmente conhece pelo menos uma pessoa que enfrenta o problema. Desde 2017, o Brasil lidera o ranking mundial de pessoas com transtornos de ansiedade. A situação se agravou durante a pandemia da covid-19, com um crescimento de 25% nos casos. 

Paralelamente ao aumento do número de pessoas ansiosas, cresce também o consumo de medicamentos ansiolíticos que, na maioria dos casos, causam efeitos colaterais, além de dependência física e/ou  psicológica.  

Quando a preocupação excessiva se torna um transtorno de ansiedade, é realmente necessário recorrer a medicamentos farmacológicos? 

Essa é uma questão totalmente individual que só um médico psiquiatra pode responder, com base no histórico do paciente. A boa notícia é que, na maioria dos casos, é possível controlar a ansiedade com a ajuda de métodos naturais e com uma mudança de estilo de vida. 

Acupuntura, determinados chás, aromaterapia e técnicas de relaxamento e de respiração podem ser coadjuvantes no controle da ansiedade, sobretudo se conjugados com um estilo de vida que inclua alimentação equilibrada, noites de sono de qualidade e prática regular de atividades físicas. 

Entre as alternativas naturais para o controle da ansiedade, a meditação é uma das mais eficientes. Entenda a seguir. 

Remédios naturais para ansiedade 

Durante um certo tempo, o medicamento fitoterápico pode ser um aliado estratégico no tratamento de quadros ansiosos mais agudos. Contudo, ao contrário do que se pensa, os fitoterápicos não são completamente inofensivos — o uso indiscriminado desses medicamentos pode causar efeitos colaterais. Sendo assim, é recomendado que haja a prescrição e o acompanhamento de um médico especializado. 

O fitoterápico é um composto farmacêutico desenvolvido com base em princípios ativos extraídos de uma ou de mais plantas medicinais. Passiflora, kava-kava, valeriana, rhodiola rósea e gingko biloba são as plantas medicinais mais utilizadas na confecção dos chamados remédios naturais para os transtornos de ansiedade. 

Compreender a ansiedade e buscar formas naturais de lidar com esse transtorno de saúde mental é uma preocupação crescente para muitas pessoas. Embora medicamentos farmacêuticos possam ser uma opção válida em certos casos, há uma demanda crescente por remédios naturais para a ansiedade, que oferecem uma abordagem mais suave e com menos efeitos colaterais.

Os remédios naturais para ansiedade podem incluir várias abordagens, como fitoterápicos, suplementos nutricionais e práticas terapêuticas complementares. Eles são desenvolvidos com base em ingredientes encontrados na natureza e são conhecidos por suas propriedades relaxantes e calmantes.

Além de plantas medicinais, outros remédios naturais para ansiedade podem incluir suplementos nutricionais, como vitaminas do complexo B, magnésio e ômega 3. Esses nutrientes desempenham um papel importante na saúde mental e podem ajudar a regular o humor e reduzir a ansiedade.

Além disso, práticas terapêuticas complementares, como a acupuntura, aromaterapia e técnicas de relaxamento, como a meditação e a respiração consciente, também podem ser eficazes no alívio da ansiedade. Essas abordagens ajudam a promover um estado de calma e relaxamento, reduzindo os sintomas.

No entanto, é importante ressaltar que cada pessoa é única e pode responder de maneira diferente aos remédios naturais. Portanto, é fundamental buscar orientação médica antes de iniciar qualquer tratamento e garantir que os remédios naturais sejam usados de forma segura e adequada.

Para obter melhores resultados no manejo da ansiedade, é recomendado adotar uma abordagem holística, que inclua mudanças no estilo de vida, como uma alimentação equilibrada, sono adequado, prática regular de exercícios físicos e o desenvolvimento de estratégias de gerenciamento do estresse.

Lembrando sempre que a ansiedade é um transtorno complexo e, em casos mais graves, pode ser necessária a intervenção de um profissional de saúde mental qualificado para um tratamento mais abrangente.


Meditação para ansiedade

Inúmeros estudos científicos já comprovaram que a meditação é uma prática altamente eficaz para o tratamento de diversos transtornos de saúde mental, incluindo transtorno de ansiedade generalizada (TAG), síndrome do pânico, fobia social, agorafobia, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), síndrome de burnout e estresse pós-traumático (ETP). 

Entre as técnicas de meditação mais conceituadas, a Meditação Transcendental ganha destaque entre as pessoas mais ansiosas, porque é uma técnica muito fácil e agradável de se praticar: não exige esforço para controlar os pensamentos, tampouco contemplação ou concentração. 

Mais de 600 estudos científicos provaram que a Meditação Transcendental (MT) é uma técnica natural e eficaz para redução do estresse, do medo e da ansiedade. Além disso, estudos mostram que a MT também reduz ou elimina os problemas de saúde fisiológicos e psicológicos associados. 

Além de ser simples e natural, a MT é facilmente aprendida. É um dos métodos de autodesenvolvimento mais praticados em todo o mundo (mais de 10 milhões de pessoas) e um dos mais pesquisados pela ciência moderna. Não requer mudança de crença ou estilo de vida e não é uma prática religiosa. Além disso, pode ser aprendido por qualquer pessoa, a partir dos 5 anos. 

Pesquisas mostram que, durante a MT, a taxa metabólica cai e o corpo experimenta um estado de descanso mais profundo do que o do sono. Isso permite a liberação espontânea e natural das tensões e ansiedades mais profundas que não são liberadas durante o sono comum. 

Uma meta-análise, estatística de 146 resultados de estudos científicos, mostrou que o programa de Meditação Transcendental é significativamente mais eficaz na redução da ansiedade que práticas  de meditação que envolvem concentração, contemplação ou outras técnicas similares, conforme mostra o gráfico abaixo:

A meditação é uma prática comprovada para reduzir os sintomas de ansiedade. Estudos científicos demonstram sua eficácia no tratamento de transtornos como ansiedade generalizada, síndrome do pânico e fobia social.

A Meditação Transcendental (MT) é uma técnica de meditação altamente recomendada para ansiedade. Ela envolve o uso de um mantra pessoal para alcançar um estado de relaxamento profundo e calma. Estudos mostram que a MT pode diminuir os níveis de estresse, ansiedade e medo.

Além dos benefícios emocionais, a meditação também pode ter efeitos positivos na saúde física e mental. Estudos científicos mostram que a meditação pode reduzir a pressão arterial, melhorar o sono e fortalecer o sistema imunológico.

É importante ressaltar que a meditação não é uma cura instantânea para a ansiedade, e é recomendado praticá-la regularmente para obter resultados consistentes. É sempre aconselhável buscar orientação de um profissional de saúde mental para desenvolver uma abordagem abrangente no tratamento da ansiedade.

Aprenda Meditação Transcendental: a primeira aula é gratuita. Inscreva-se aqui.